Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, João Henrique Ávila de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_8c1ad65c4dc520608e51199f730ed65a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91872
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médioEducaçãoEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensino (Segundo grau)AvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsse trabalho é um estudo do processo de mudanças na avaliação escolar no ensino de Física de nível médio, realizado em Florianópolis, nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. Toma como ponto de partida as propostas apresentadas nos documentos oficiais e se estende às concepções e práticas dos professores. Inicialmente, estabelece um sentido para a mudança, fundamentada em uma concepção de avaliação assentada sobre o vínculo indivíduo-sociedade, uma concepção progressista de educação e uma concepção de ensino de Física que contempla o desenvolvimento de competências que possibilitam uma compreensão mais crítica da realidade. Nesse sentido, caracteriza o problema da avaliação tendo em vista aspectos político e ideológicos, sociológicos, didáticos e da prática dos professores. Analisa os documentos oficiais nacionais e do estado de Santa Catarina e identifica neles propostas mudanças que se aproximam daquelas valorizadas nessa pesquisa. Caracteriza a avaliação no ensino de Física que ocorre nas escolas a partir das práticas e concepções docentes inferidas de observações e entrevistas, por meio das categorias conteúdo, forma e intencionalidade, no intuito de situá-las no processo de mudança da avaliação no ensino de Física. Analisa as concepções e práticas docentes recorrendo aos instrumentos de análise da Didática das Ciências de origem francesa em três vertentes: (1) por meio da Transposição Didática, considerando as características do saber a ensinar e ensinado; (2) por meio do Contrato Didático, considerando as regras e renegociações que mantém a relação didática e (3) por meio de contribuições da psicologia cognitiva, tratando questões relativas à aprendizagem. A análise mostra a importância de se considerar as especificidades didáticas no processo de mudança da avaliação no ensino de Física e apresenta a Didática das Ciências de origem francesa como possibilidade de atender essa demanda. Finalmente, é apontada a necessidade de problematizar a avaliação, articulando-a com a didática específica da disciplina, na formação inicial e continuada do professor.Florianópolis, SCAlves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaBarros, João Henrique Ávila de2012-10-24T03:24:42Z2012-10-24T03:24:42Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf254662http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:52:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:52:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
title Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
spellingShingle Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
Barros, João Henrique Ávila de
Educação
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Segundo grau)
Avaliação
title_short Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
title_full Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
title_fullStr Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
title_full_unstemmed Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
title_sort Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
author Barros, João Henrique Ávila de
author_facet Barros, João Henrique Ávila de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves Filho, Jose de Pinho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, João Henrique Ávila de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Segundo grau)
Avaliação
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino (Segundo grau)
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T03:24:42Z
2012-10-24T03:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 254662
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872
identifier_str_mv 254662
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652259526967296