As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazielly Moura Canto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM
Resumo: Esta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas.
id UFMG_296c6126bd9c5c3a0bc64e8db99cd1e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMFM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.Atividades investigativasEducação alimentarNutriçãoEducação sanitáriaAprendizagem experimentalAlimentaçãoCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoHabitos alimentaresProfessores de ciências FormaçãoNutriçãoEsta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarina de Lima TavaresGrazielly Moura Canto2019-08-10T12:05:47Z2019-08-10T12:05:47Z2016-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T07:01:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMFMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T07:01:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
title As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
spellingShingle As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
Grazielly Moura Canto
Atividades investigativas
Educação alimentar
Nutrição
Educação sanitária
Aprendizagem experimental
Alimentação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Habitos alimentares
Professores de ciências Formação
Nutrição
title_short As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
title_full As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
title_fullStr As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
title_full_unstemmed As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
title_sort As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
author Grazielly Moura Canto
author_facet Grazielly Moura Canto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marina de Lima Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazielly Moura Canto
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades investigativas
Educação alimentar
Nutrição
Educação sanitária
Aprendizagem experimental
Alimentação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Habitos alimentares
Professores de ciências Formação
Nutrição
topic Atividades investigativas
Educação alimentar
Nutrição
Educação sanitária
Aprendizagem experimental
Alimentação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Habitos alimentares
Professores de ciências Formação
Nutrição
description Esta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-02
2019-08-10T12:05:47Z
2019-08-10T12:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248142450032640