Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_296c6126bd9c5c3a0bc64e8db99cd1e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMFM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Marina de Lima TavaresGrazielly Moura Canto2019-08-10T12:05:47Z2019-08-10T12:05:47Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFMEsta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação sanitáriaAprendizagem experimentalAlimentaçãoCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoHabitos alimentaresProfessores de ciências FormaçãoNutriçãoAtividades investigativasEducação alimentarNutriçãoAs contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdfapplication/pdf621729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMFM/1/monografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdf8f7a031351492380bf8a0ac8c903bf89MD51TEXTmonografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdf.txtmonografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain92750https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMFM/2/monografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdf.txtbc8fd07c42275d167d2547eae3946e94MD521843/BUBD-AGPMFM2019-11-14 04:01:08.983oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMFMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:01:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547866814152704