As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas. |
id |
UFMG_296c6126bd9c5c3a0bc64e8db99cd1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMFM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.Atividades investigativasEducação alimentarNutriçãoEducação sanitáriaAprendizagem experimentalAlimentaçãoCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoHabitos alimentaresProfessores de ciências FormaçãoNutriçãoEsta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarina de Lima TavaresGrazielly Moura Canto2019-08-10T12:05:47Z2019-08-10T12:05:47Z2016-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T07:01:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMFMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T07:01:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
title |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
spellingShingle |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. Grazielly Moura Canto Atividades investigativas Educação alimentar Nutrição Educação sanitária Aprendizagem experimental Alimentação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Habitos alimentares Professores de ciências Formação Nutrição |
title_short |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
title_full |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
title_fullStr |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
title_sort |
As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. |
author |
Grazielly Moura Canto |
author_facet |
Grazielly Moura Canto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marina de Lima Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grazielly Moura Canto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades investigativas Educação alimentar Nutrição Educação sanitária Aprendizagem experimental Alimentação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Habitos alimentares Professores de ciências Formação Nutrição |
topic |
Atividades investigativas Educação alimentar Nutrição Educação sanitária Aprendizagem experimental Alimentação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Habitos alimentares Professores de ciências Formação Nutrição |
description |
Esta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-02 2019-08-10T12:05:47Z 2019-08-10T12:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248142450032640 |