O que fizeram (e o que fizemos) de nós?: estudo de caso das trajetórias escolares de alunos/as do Ciclo Básico de Alfabetizaçã (CBA) em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFA5 |
Resumo: | A pesquisa procurou compreender e problematizar as trajetórias escolares de ex-alunos/as da política curricular Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) da rede estadual de ensino de Minas Gerais (Brasil). Na forma de um estudo de caso ex post facto, foram investigados/as ex-estudantes da primeira turma em que o CBA foi implantado, na Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte (MG). O trabalho buscou conhecer e analisar as diferenças e as semelhanças dos percursos escolares desses/dessas ex-alunos/as compreendendo: 1) Os determinantes propriamente escolares; a escola, como uma instituição objetivada, cenário de socialização e o currículo do CBA como um princípio organizador da proposta pedagógica, sintoma e expressão de uma época; 2) Os determinantes de uma ação não escolar, baseados na herança cultural pertinente aos arranjos e às configurações familiares. A investigação fez uso de conceitos como: currículo, indivíduo, patrimônios individuais de disposições e trajetória. As questões e os problemas de pesquisa foram analisados a partir de uma abordagem que envolveu as contribuições, tanto da sociologia da educação disposicionalista, quanto das teorias críticas do currículo. Nesse desenho, foram adotados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, priorizando o uso de instrumentos de coleta de dados como entrevistas e questionários que favoreceram a construção de perfis sociológicos de configurações. Entre os anos de 2010 e de 2012 foram localizados/as e entrevistados/as oito ex-alunos/as (quatro homens e quatro mulheres) e três ex-gestores do CBA: o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, em 1985, a diretora da Escola Estadual Barão de Macaúbas e a professora regente da turma de alunos/as. |
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Antônio Carlos Rodrigues de AmorimMaria Alice de Lima Gomes NogueiraMaria Jose Braga VianaMaria Ines Galvão Flores Marcondes de SouzaFrederico Assis Cardoso2019-08-12T10:23:57Z2019-08-12T10:23:57Z2013-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFA5A pesquisa procurou compreender e problematizar as trajetórias escolares de ex-alunos/as da política curricular Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) da rede estadual de ensino de Minas Gerais (Brasil). Na forma de um estudo de caso ex post facto, foram investigados/as ex-estudantes da primeira turma em que o CBA foi implantado, na Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte (MG). O trabalho buscou conhecer e analisar as diferenças e as semelhanças dos percursos escolares desses/dessas ex-alunos/as compreendendo: 1) Os determinantes propriamente escolares; a escola, como uma instituição objetivada, cenário de socialização e o currículo do CBA como um princípio organizador da proposta pedagógica, sintoma e expressão de uma época; 2) Os determinantes de uma ação não escolar, baseados na herança cultural pertinente aos arranjos e às configurações familiares. A investigação fez uso de conceitos como: currículo, indivíduo, patrimônios individuais de disposições e trajetória. As questões e os problemas de pesquisa foram analisados a partir de uma abordagem que envolveu as contribuições, tanto da sociologia da educação disposicionalista, quanto das teorias críticas do currículo. Nesse desenho, foram adotados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, priorizando o uso de instrumentos de coleta de dados como entrevistas e questionários que favoreceram a construção de perfis sociológicos de configurações. Entre os anos de 2010 e de 2012 foram localizados/as e entrevistados/as oito ex-alunos/as (quatro homens e quatro mulheres) e três ex-gestores do CBA: o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, em 1985, a diretora da Escola Estadual Barão de Macaúbas e a professora regente da turma de alunos/as.This research, a case study type ex post facto, sought to understand and to problematize the implications that the schooling process had to the school trajectories of ex-students of the curriculum Ciclo Básico de Alfabetização (CBA), state schools of Minas Gerais (MG, Brazil) in the first class of students that was implemented, in Escola Estadual Barão de Macaúbas in Belo Horizonte/MG. The study sought to understand and analyze the differences and similarities of the school trajectories of these ex-students, comprising: 1) The determinants school itself, the school as an institution objectified, setting socialization and the curriculum of CBA as an pedagogical organizing principle, symptom and expression of a time; 2) The determinants of an action not-school, based cultural heritage pertaining to the arrangements and family configurations. The research made use of concepts such as: curriculum, individual, individual heritage of dispositions and school trajectories. The issues and research problems were analyzed from an approach that involved the contributions of both the dispositionalist sociology of education as of critical curriculum theories. In this research context, were adopted a qualitative methodological procedures prioritizing the use of data collection instruments such as questionnaires and interviews that favored the creation of the sociological profile configuration. Between 2010 and 2012 eight ex-students were located and interviewed (four men and for women) and also three ex-managers of the CBA: the Secretary of State for Education of Minas Gerais in 1985, the Director of the Escola Estadual Barão de Macaúbas and the teacher of students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoSociologia educacionalPlanejamento educacional Minas GeraisCurriculos Avaliação Minas Gerais Alfabetização Sociologia da educaçãoCiclo básico de alfabetizaçãoTrajetórias escolaresCurrículoPerfis de configuraçõesO que fizeram (e o que fizemos) de nós?: estudo de caso das trajetórias escolares de alunos/as do Ciclo Básico de Alfabetizaçã (CBA) em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfrederico_assis_cardoso___tese_2013.pdfapplication/pdf2414686https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZFA5/1/frederico_assis_cardoso___tese_2013.pdfe8d9891667e75fc9b0a5902d5838e0b6MD51TEXTfrederico_assis_cardoso___tese_2013.pdf.txtfrederico_assis_cardoso___tese_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain578026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZFA5/2/frederico_assis_cardoso___tese_2013.pdf.txt0321e66a33eca837bcdc00213cd1b176MD521843/BUOS-9AZFA52019-11-14 17:15:44.698oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZFA5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:15:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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