OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ádma Bernardino Magalhães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47N2K
Resumo: O presente trabalho O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII, partiu da necessidade de investigar a formação de professores para o ensino/aprendizagem de Arte, no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII. Com o propósito de evidenciar os referenciais didáticos e metodológicos empregados no componente curricular Arte e Educação e seus reflexos na atuação de egressos do curso de Pedagogia. É apresentado um panorama do ensino de Arte no Brasil, as diretrizes curriculares para Arte na Educação Básica e as diretrizes do curso de Pedagogia, no que tange ao ensino de Arte. A abordagem qualitativa e o estudo de caso, como referenciais metodológicos, possibilitaram a identificação e análise dos saberes construídos e os problemas encontrados na formação em Arte, no curso de Pedagogia/UNEB. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: o questionário, a entrevista estruturada e a análise documental. Como resultado, se evidenciou que a formação em Arte, nesse contexto, é vista como insuficiente, dada a exiguidade de tempo do componente curricular Arte e Educação e em relação ao vasto campo de saberes da Arte enquanto área de conhecimento. Dos fatores que justificam a situação em que se encontra a Arte na formação dos Pedagogos, foram mencionados: a falta de acesso a bens culturais, aos espaços de fruição artística, bem como, a sonegação dos conhecimentos sobre Arte na Educação Básica, na experiência de formação dos egressos. Apesar dos problemas evidenciados, se reconhecem a importância e necessidade da Arte como componente fundamental ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em todos os níveis de ensino, sua relevância cultural, histórica e social.
id UFMG_2c0d4f44647a94b88cd78feb395e074e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A47N2K
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Cristina Carvalho PereiraJuliana Gouthier MacedoRicardo Carvalho de FigueiredoÁdma Bernardino Magalhães2019-08-13T11:49:30Z2019-08-13T11:49:30Z2015-08-07http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47N2KO presente trabalho O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII, partiu da necessidade de investigar a formação de professores para o ensino/aprendizagem de Arte, no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII. Com o propósito de evidenciar os referenciais didáticos e metodológicos empregados no componente curricular Arte e Educação e seus reflexos na atuação de egressos do curso de Pedagogia. É apresentado um panorama do ensino de Arte no Brasil, as diretrizes curriculares para Arte na Educação Básica e as diretrizes do curso de Pedagogia, no que tange ao ensino de Arte. A abordagem qualitativa e o estudo de caso, como referenciais metodológicos, possibilitaram a identificação e análise dos saberes construídos e os problemas encontrados na formação em Arte, no curso de Pedagogia/UNEB. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: o questionário, a entrevista estruturada e a análise documental. Como resultado, se evidenciou que a formação em Arte, nesse contexto, é vista como insuficiente, dada a exiguidade de tempo do componente curricular Arte e Educação e em relação ao vasto campo de saberes da Arte enquanto área de conhecimento. Dos fatores que justificam a situação em que se encontra a Arte na formação dos Pedagogos, foram mencionados: a falta de acesso a bens culturais, aos espaços de fruição artística, bem como, a sonegação dos conhecimentos sobre Arte na Educação Básica, na experiência de formação dos egressos. Apesar dos problemas evidenciados, se reconhecem a importância e necessidade da Arte como componente fundamental ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em todos os níveis de ensino, sua relevância cultural, histórica e social.This work TEACHING / LEARNING IN ART PEDAGOGUE TRAINING: Case Study of UNEB / CAMPUS XVII, stemmed from the need to investigate the teacher training for teaching / learning art, the Faculty of Education, State University of Bahia - XVII Campus. In order to highlight the educational and methodological frameworks used in the curricular component and Art Education and its impact on the performance of Faculty of Education graduates. It presents an overview of art education in Brazil, the curricular guidelines for Arts in Basic Education and the Faculty of Education guidelines, with regard to art education. The qualitative approach and the case study as methodological framework, made possible the identification and analysis of built knowledge and the problems encountered in training in Art, the Faculty of Education / UNEB. The research instruments used were the questionnaire, structured interviews and document analysis. As a result, it became clear that training in art in this context is seen as insufficient, given the curricular component of time scarcity Art and Education and in relation to the vast field of art as knowledge area knowledge. Of the factors that justify the situation where the art lies in training Educators were mentioned: lack of access to cultural goods, artistic fruition spaces, as well as the withholding of knowledge of Art in basic education, the experience of training of graduates. Despite the evident problems, they recognize the importance and necessity of art as a key component to the cognitive development of students at all levels of education, cultural relevance, historical and social.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade do Estado da Bahia Curso de PedagogiaArte e educaçãoProfessores FormaçãoEducação Estudo e ensinoArte Estudo e ensinoFormação docenteCurso de Pedagogia/UNEBEnsino de ArteEgressosOeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_definitiva___dma.pdfapplication/pdf2601056https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A47N2K/1/disserta__o_definitiva___dma.pdf6a294e54f3d7fab8402709a35e7c3192MD51TEXTdisserta__o_definitiva___dma.pdf.txtdisserta__o_definitiva___dma.pdf.txtExtracted texttext/plain304814https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A47N2K/2/disserta__o_definitiva___dma.pdf.txtf771290daafa1770c45499266f73fac8MD521843/EBAC-A47N2K2019-11-14 22:49:51.76oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A47N2KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:49:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
title OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
spellingShingle OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
Ádma Bernardino Magalhães
Formação docente
Curso de Pedagogia/UNEB
Ensino de Arte
Egressos
Universidade do Estado da Bahia Curso de Pedagogia
Arte e educação
Professores Formação
Educação Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
title_short OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
title_full OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
title_fullStr OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
title_full_unstemmed OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
title_sort OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
author Ádma Bernardino Magalhães
author_facet Ádma Bernardino Magalhães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Cristina Carvalho Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juliana Gouthier Macedo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Carvalho de Figueiredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ádma Bernardino Magalhães
contributor_str_mv Ana Cristina Carvalho Pereira
Juliana Gouthier Macedo
Ricardo Carvalho de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Curso de Pedagogia/UNEB
Ensino de Arte
Egressos
topic Formação docente
Curso de Pedagogia/UNEB
Ensino de Arte
Egressos
Universidade do Estado da Bahia Curso de Pedagogia
Arte e educação
Professores Formação
Educação Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia Curso de Pedagogia
Arte e educação
Professores Formação
Educação Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
description O presente trabalho O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII, partiu da necessidade de investigar a formação de professores para o ensino/aprendizagem de Arte, no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII. Com o propósito de evidenciar os referenciais didáticos e metodológicos empregados no componente curricular Arte e Educação e seus reflexos na atuação de egressos do curso de Pedagogia. É apresentado um panorama do ensino de Arte no Brasil, as diretrizes curriculares para Arte na Educação Básica e as diretrizes do curso de Pedagogia, no que tange ao ensino de Arte. A abordagem qualitativa e o estudo de caso, como referenciais metodológicos, possibilitaram a identificação e análise dos saberes construídos e os problemas encontrados na formação em Arte, no curso de Pedagogia/UNEB. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: o questionário, a entrevista estruturada e a análise documental. Como resultado, se evidenciou que a formação em Arte, nesse contexto, é vista como insuficiente, dada a exiguidade de tempo do componente curricular Arte e Educação e em relação ao vasto campo de saberes da Arte enquanto área de conhecimento. Dos fatores que justificam a situação em que se encontra a Arte na formação dos Pedagogos, foram mencionados: a falta de acesso a bens culturais, aos espaços de fruição artística, bem como, a sonegação dos conhecimentos sobre Arte na Educação Básica, na experiência de formação dos egressos. Apesar dos problemas evidenciados, se reconhecem a importância e necessidade da Arte como componente fundamental ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em todos os níveis de ensino, sua relevância cultural, histórica e social.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:49:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:49:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47N2K
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47N2K
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A47N2K/1/disserta__o_definitiva___dma.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A47N2K/2/disserta__o_definitiva___dma.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a294e54f3d7fab8402709a35e7c3192
f771290daafa1770c45499266f73fac8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676773474172928