"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Pereira de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39847
https://orcid.org/0000-0003-3795-9189
Resumo: Esta pesquisa constrói uma análise das relações sociais estabelecidas entre os produtores de histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil – especificamente aqueles que produziram via crowdfunding. É discutida a transformação que o crowdfunding produziu no mercado de quadrinhos brasileiro, indicando uma transformação nas regras do campo de produção de quadrinhos (conforme a teoria dos campos, de Pierre Bourdieu). Apontamos como o crowdfunding aumenta e explicita a importância dos contatos pessoais (ou capital social) como recurso importante e necessário no sucesso da carreira do quadrinista. Paralelamente, analisamos o discurso dos quadrinistas sobre suas perspectivas da trajetória profissional, para entender quais são as razões que os leva a defender uma perspectiva meritocrática do sucesso no meio dos quadrinhos. Utilizando o conceito da biopolítica de Michel Foucault, indicamos a internalização da responsabilidade do sucesso – e do fracasso – do quadrinista, o qual, mesmo tendo profundo conhecimento das condições estruturais do mercado de quadrinhos, atribui o sucesso no meio unicamente ao esforço pessoal. Com isto, apontamos como este discurso esconde as diferentes chances de alcançar o sucesso a partir dos diferentes graus de capital social que cada quadrinista possui.
id UFMG_2ccc354fcf0c53082b19c7262e7279c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39847
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Juri Castelfranchihttp://lattes.cnpq.br/8092059577367273Ana Lúcia ModestoRenarde Freire NobreAntônio Carlos Andrade RibeiroLaura Vazquez Hutnikhttp://lattes.cnpq.br/7236578496441451André Pereira de Carvalho2022-03-08T11:19:07Z2022-03-08T11:19:07Z2017-12-12http://hdl.handle.net/1843/39847https://orcid.org/0000-0003-3795-9189Esta pesquisa constrói uma análise das relações sociais estabelecidas entre os produtores de histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil – especificamente aqueles que produziram via crowdfunding. É discutida a transformação que o crowdfunding produziu no mercado de quadrinhos brasileiro, indicando uma transformação nas regras do campo de produção de quadrinhos (conforme a teoria dos campos, de Pierre Bourdieu). Apontamos como o crowdfunding aumenta e explicita a importância dos contatos pessoais (ou capital social) como recurso importante e necessário no sucesso da carreira do quadrinista. Paralelamente, analisamos o discurso dos quadrinistas sobre suas perspectivas da trajetória profissional, para entender quais são as razões que os leva a defender uma perspectiva meritocrática do sucesso no meio dos quadrinhos. Utilizando o conceito da biopolítica de Michel Foucault, indicamos a internalização da responsabilidade do sucesso – e do fracasso – do quadrinista, o qual, mesmo tendo profundo conhecimento das condições estruturais do mercado de quadrinhos, atribui o sucesso no meio unicamente ao esforço pessoal. Com isto, apontamos como este discurso esconde as diferentes chances de alcançar o sucesso a partir dos diferentes graus de capital social que cada quadrinista possui.This research build an analysis of social relations established between comic book artists in Brazil – specifically those who produced comics via crowdfunding. It is discussed the transformation crowdfunding produced in brazilian comic book market (according to Pierre Bourdieu’s field theory). We point out how crowdfunding increases and make explicit the relevance of personal contacts (or social capital) as an important and necessary resource to the comic book artist’s career. At the same time, we analyze comic book artists’ discourse about their perspective on their professional trajectory in order to understand what are the reasons that lead them to defend a meritocratic perspective of success in comic book media. By applying Michel Foucault’s biopolitic, we point out the internalization of responsibility for success – and failure – of the comic book artist, that even having profound knowledge of structural conditions of comic book market, attributes success solely to personal effort. With this, we point out how this discourse hides different chances to achieve success from different degrees of social capital each comic book artist possess.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCrowdfundingCapital socialBiopolíticaQuadrinhos"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese final completa.pdfTese final completa.pdfapplication/pdf1594090https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/8/Tese%20final%20completa.pdf99324e54af43ae46d5574982724c0e95MD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/9/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD59CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/2/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD521843/398472022-03-08 08:19:07.417oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-08T11:19:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
title "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
spellingShingle "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
André Pereira de Carvalho
Crowdfunding
Capital social
Biopolítica
Quadrinhos
title_short "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
title_full "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
title_fullStr "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
title_full_unstemmed "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
title_sort "Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
author André Pereira de Carvalho
author_facet André Pereira de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Juri Castelfranchi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8092059577367273
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Lúcia Modesto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renarde Freire Nobre
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antônio Carlos Andrade Ribeiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Laura Vazquez Hutnik
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7236578496441451
dc.contributor.author.fl_str_mv André Pereira de Carvalho
contributor_str_mv Juri Castelfranchi
Ana Lúcia Modesto
Renarde Freire Nobre
Antônio Carlos Andrade Ribeiro
Laura Vazquez Hutnik
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdfunding
Capital social
Biopolítica
Quadrinhos
topic Crowdfunding
Capital social
Biopolítica
Quadrinhos
description Esta pesquisa constrói uma análise das relações sociais estabelecidas entre os produtores de histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil – especificamente aqueles que produziram via crowdfunding. É discutida a transformação que o crowdfunding produziu no mercado de quadrinhos brasileiro, indicando uma transformação nas regras do campo de produção de quadrinhos (conforme a teoria dos campos, de Pierre Bourdieu). Apontamos como o crowdfunding aumenta e explicita a importância dos contatos pessoais (ou capital social) como recurso importante e necessário no sucesso da carreira do quadrinista. Paralelamente, analisamos o discurso dos quadrinistas sobre suas perspectivas da trajetória profissional, para entender quais são as razões que os leva a defender uma perspectiva meritocrática do sucesso no meio dos quadrinhos. Utilizando o conceito da biopolítica de Michel Foucault, indicamos a internalização da responsabilidade do sucesso – e do fracasso – do quadrinista, o qual, mesmo tendo profundo conhecimento das condições estruturais do mercado de quadrinhos, atribui o sucesso no meio unicamente ao esforço pessoal. Com isto, apontamos como este discurso esconde as diferentes chances de alcançar o sucesso a partir dos diferentes graus de capital social que cada quadrinista possui.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-08T11:19:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-08T11:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39847
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3795-9189
url http://hdl.handle.net/1843/39847
https://orcid.org/0000-0003-3795-9189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/8/Tese%20final%20completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/9/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99324e54af43ae46d5574982724c0e95
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
f9944a358a0c32770bd9bed185bb5395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589320778448896