"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39847 https://orcid.org/0000-0003-3795-9189 |
Resumo: | Esta pesquisa constrói uma análise das relações sociais estabelecidas entre os produtores de histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil – especificamente aqueles que produziram via crowdfunding. É discutida a transformação que o crowdfunding produziu no mercado de quadrinhos brasileiro, indicando uma transformação nas regras do campo de produção de quadrinhos (conforme a teoria dos campos, de Pierre Bourdieu). Apontamos como o crowdfunding aumenta e explicita a importância dos contatos pessoais (ou capital social) como recurso importante e necessário no sucesso da carreira do quadrinista. Paralelamente, analisamos o discurso dos quadrinistas sobre suas perspectivas da trajetória profissional, para entender quais são as razões que os leva a defender uma perspectiva meritocrática do sucesso no meio dos quadrinhos. Utilizando o conceito da biopolítica de Michel Foucault, indicamos a internalização da responsabilidade do sucesso – e do fracasso – do quadrinista, o qual, mesmo tendo profundo conhecimento das condições estruturais do mercado de quadrinhos, atribui o sucesso no meio unicamente ao esforço pessoal. Com isto, apontamos como este discurso esconde as diferentes chances de alcançar o sucesso a partir dos diferentes graus de capital social que cada quadrinista possui. |
id |
UFMG_2ccc354fcf0c53082b19c7262e7279c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39847 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Juri Castelfranchihttp://lattes.cnpq.br/8092059577367273Ana Lúcia ModestoRenarde Freire NobreAntônio Carlos Andrade RibeiroLaura Vazquez Hutnikhttp://lattes.cnpq.br/7236578496441451André Pereira de Carvalho2022-03-08T11:19:07Z2022-03-08T11:19:07Z2017-12-12http://hdl.handle.net/1843/39847https://orcid.org/0000-0003-3795-9189Esta pesquisa constrói uma análise das relações sociais estabelecidas entre os produtores de histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil – especificamente aqueles que produziram via crowdfunding. É discutida a transformação que o crowdfunding produziu no mercado de quadrinhos brasileiro, indicando uma transformação nas regras do campo de produção de quadrinhos (conforme a teoria dos campos, de Pierre Bourdieu). Apontamos como o crowdfunding aumenta e explicita a importância dos contatos pessoais (ou capital social) como recurso importante e necessário no sucesso da carreira do quadrinista. Paralelamente, analisamos o discurso dos quadrinistas sobre suas perspectivas da trajetória profissional, para entender quais são as razões que os leva a defender uma perspectiva meritocrática do sucesso no meio dos quadrinhos. Utilizando o conceito da biopolítica de Michel Foucault, indicamos a internalização da responsabilidade do sucesso – e do fracasso – do quadrinista, o qual, mesmo tendo profundo conhecimento das condições estruturais do mercado de quadrinhos, atribui o sucesso no meio unicamente ao esforço pessoal. Com isto, apontamos como este discurso esconde as diferentes chances de alcançar o sucesso a partir dos diferentes graus de capital social que cada quadrinista possui.This research build an analysis of social relations established between comic book artists in Brazil – specifically those who produced comics via crowdfunding. It is discussed the transformation crowdfunding produced in brazilian comic book market (according to Pierre Bourdieu’s field theory). We point out how crowdfunding increases and make explicit the relevance of personal contacts (or social capital) as an important and necessary resource to the comic book artist’s career. At the same time, we analyze comic book artists’ discourse about their perspective on their professional trajectory in order to understand what are the reasons that lead them to defend a meritocratic perspective of success in comic book media. By applying Michel Foucault’s biopolitic, we point out the internalization of responsibility for success – and failure – of the comic book artist, that even having profound knowledge of structural conditions of comic book market, attributes success solely to personal effort. With this, we point out how this discourse hides different chances to achieve success from different degrees of social capital each comic book artist possess.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCrowdfundingCapital socialBiopolíticaQuadrinhos"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese final completa.pdfTese final completa.pdfapplication/pdf1594090https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/8/Tese%20final%20completa.pdf99324e54af43ae46d5574982724c0e95MD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/9/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD59CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/2/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD521843/398472022-03-08 08:19:07.417oai:repositorio.ufmg.br:1843/39847TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-08T11:19:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
title |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
spellingShingle |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil André Pereira de Carvalho Crowdfunding Capital social Biopolítica Quadrinhos |
title_short |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
title_full |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
title_fullStr |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
title_full_unstemmed |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
title_sort |
"Uma mão lava a outra" : crowdfunding e novas formas de produzir quadrinhos no Brasil |
author |
André Pereira de Carvalho |
author_facet |
André Pereira de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Juri Castelfranchi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8092059577367273 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Lúcia Modesto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Renarde Freire Nobre |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Antônio Carlos Andrade Ribeiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Laura Vazquez Hutnik |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7236578496441451 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André Pereira de Carvalho |
contributor_str_mv |
Juri Castelfranchi Ana Lúcia Modesto Renarde Freire Nobre Antônio Carlos Andrade Ribeiro Laura Vazquez Hutnik |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crowdfunding Capital social Biopolítica Quadrinhos |
topic |
Crowdfunding Capital social Biopolítica Quadrinhos |
description |
Esta pesquisa constrói uma análise das relações sociais estabelecidas entre os produtores de histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil – especificamente aqueles que produziram via crowdfunding. É discutida a transformação que o crowdfunding produziu no mercado de quadrinhos brasileiro, indicando uma transformação nas regras do campo de produção de quadrinhos (conforme a teoria dos campos, de Pierre Bourdieu). Apontamos como o crowdfunding aumenta e explicita a importância dos contatos pessoais (ou capital social) como recurso importante e necessário no sucesso da carreira do quadrinista. Paralelamente, analisamos o discurso dos quadrinistas sobre suas perspectivas da trajetória profissional, para entender quais são as razões que os leva a defender uma perspectiva meritocrática do sucesso no meio dos quadrinhos. Utilizando o conceito da biopolítica de Michel Foucault, indicamos a internalização da responsabilidade do sucesso – e do fracasso – do quadrinista, o qual, mesmo tendo profundo conhecimento das condições estruturais do mercado de quadrinhos, atribui o sucesso no meio unicamente ao esforço pessoal. Com isto, apontamos como este discurso esconde as diferentes chances de alcançar o sucesso a partir dos diferentes graus de capital social que cada quadrinista possui. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-08T11:19:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-08T11:19:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39847 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3795-9189 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39847 https://orcid.org/0000-0003-3795-9189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/8/Tese%20final%20completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/9/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39847/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99324e54af43ae46d5574982724c0e95 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 f9944a358a0c32770bd9bed185bb5395 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589320778448896 |