Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Célia Terezinha Bernardes da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSL7H
Resumo: O presente trabalho tem como objeto refletir sobre a capacitação pedagógica dos docentes/trabalhadores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde - ETSUS, da região sul do Município de São Paulo. Foi realizado levantamento histórico da criação das Escolas Técnicas do SUS - ETSUS no Brasil, no Estado de São Paulo e no município de São Paulo. No referencial teórico buscou-se analisar e contextualizar aformação dos profissionais da saúde, a formação dos docentes para o ensino e os fundamentos da docência na perspectiva da metodologia problematizadora. A partir dessas análises, e em confronto com a realidade vivenciada foi proposto a criação de um núcleo estruturante na Escola Municipal de Saúde e nas Escolas Técnicas do SUS desconcentradas, capaz de responder pela educação permanente dos seus docentes com ênfase na metodologia problematizadora.
id UFMG_9a5dfbc83b2c25786130bf372e80b594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSL7H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marlene Azevedo Magalhaes MonteiroRita de Cassia RibeiroCélia Terezinha Bernardes da Costa2019-08-13T11:02:10Z2019-08-13T11:02:10Z2013-05-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSL7HO presente trabalho tem como objeto refletir sobre a capacitação pedagógica dos docentes/trabalhadores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde - ETSUS, da região sul do Município de São Paulo. Foi realizado levantamento histórico da criação das Escolas Técnicas do SUS - ETSUS no Brasil, no Estado de São Paulo e no município de São Paulo. No referencial teórico buscou-se analisar e contextualizar aformação dos profissionais da saúde, a formação dos docentes para o ensino e os fundamentos da docência na perspectiva da metodologia problematizadora. A partir dessas análises, e em confronto com a realidade vivenciada foi proposto a criação de um núcleo estruturante na Escola Municipal de Saúde e nas Escolas Técnicas do SUS desconcentradas, capaz de responder pela educação permanente dos seus docentes com ênfase na metodologia problematizadora.The follow study aims the reflection about pedagogic capacity for teachers and workers at the Escola Técnica do Sistema Único de Saúde-ETSUS, on the south area in São Paulo City. Was realized historical survey about the creation of Escola Técnica do Sistema Único de Saúde- ETSUS in Brazil, in the State of São Paulo and City of SãoPaulo.In theoretical tried to analyze and contextualize the training of healthprofessionals, teacher training for teaching and the fundamentals of teaching from the perspective of problematize methodology. On behalf of this analyze and confronted with the reality experienced was propose the creation of structuring nucleus at the Escola Municipal de Saúde and Escolas Técnicas do SUS desconcentrated capable to answer for permanent education and the teachers with emphasis in the problematize methodology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação PermanenteMetodologia ProblematizadoraDocentesCapacitaçãoSaúdeCapacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcelia_terezinha_bernardes_da_costa.pdfapplication/pdf621040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSL7H/1/celia_terezinha_bernardes_da_costa.pdf865eccd198ed50adb9759efa2e67d5edMD51TEXTcelia_terezinha_bernardes_da_costa.pdf.txtcelia_terezinha_bernardes_da_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain45123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSL7H/2/celia_terezinha_bernardes_da_costa.pdf.txt75b08ce1709ac7c1f121a777fbb134c4MD521843/BUBD-9KSL7H2019-11-14 22:41:43.78oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSL7HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:41:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
title Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
spellingShingle Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
Célia Terezinha Bernardes da Costa
Educação Permanente
Metodologia Problematizadora
Docentes
Capacitação
Saúde
Educação em Enfermagem
title_short Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
title_full Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
title_fullStr Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
title_full_unstemmed Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
title_sort Capacitação dos docentes da ETSUS-SUL na metodologia problematizadora
author Célia Terezinha Bernardes da Costa
author_facet Célia Terezinha Bernardes da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marlene Azevedo Magalhaes Monteiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita de Cassia Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Célia Terezinha Bernardes da Costa
contributor_str_mv Marlene Azevedo Magalhaes Monteiro
Rita de Cassia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente
Metodologia Problematizadora
Docentes
Capacitação
Saúde
topic Educação Permanente
Metodologia Problematizadora
Docentes
Capacitação
Saúde
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description O presente trabalho tem como objeto refletir sobre a capacitação pedagógica dos docentes/trabalhadores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde - ETSUS, da região sul do Município de São Paulo. Foi realizado levantamento histórico da criação das Escolas Técnicas do SUS - ETSUS no Brasil, no Estado de São Paulo e no município de São Paulo. No referencial teórico buscou-se analisar e contextualizar aformação dos profissionais da saúde, a formação dos docentes para o ensino e os fundamentos da docência na perspectiva da metodologia problematizadora. A partir dessas análises, e em confronto com a realidade vivenciada foi proposto a criação de um núcleo estruturante na Escola Municipal de Saúde e nas Escolas Técnicas do SUS desconcentradas, capaz de responder pela educação permanente dos seus docentes com ênfase na metodologia problematizadora.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:02:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSL7H
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSL7H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSL7H/1/celia_terezinha_bernardes_da_costa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSL7H/2/celia_terezinha_bernardes_da_costa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 865eccd198ed50adb9759efa2e67d5ed
75b08ce1709ac7c1f121a777fbb134c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589223927775232