Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kely Cristina Nogueira Souto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luiz Gustavo Franco Silveira, Danusa Munford
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.29327/125492
http://hdl.handle.net/1843/55847
https://orcid.org/0000-0002-3941-8581
https://orcid.org/0000-0002-1009-7788
https://orcid.org/0000-0001-7071-4904
Resumo: Pesquisadores da área de Educação em Ciências têm discutido como o interesse das crianças pelas aulas de ciências (ANDERSSON; GULLBERG, 2014) diminui ao longo da escolarização (AGRANOVICH; ASSARAF, 2013). Grande parte das explicações para este fenômeno passa pelo viés biológico relacionado às mudanças na adolescência (COUTINHO, 2009). Porém, amparados por autores(as) que visam explorar outras facetas do processo de escolarização, buscamos compreender o fenômeno considerando aspectos históricos, pedagógicos e sociais (SALES, 2005; CARLONE; SCOTT; LAWDER, 2014).
id UFMG_2d87d2dd44b13cf3496edf2410c480f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/55847
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativasEducação em ciênciasPráticas investigativasCiências (Ensino fundamental)PesquisaEducação básicaPesquisadores da área de Educação em Ciências têm discutido como o interesse das crianças pelas aulas de ciências (ANDERSSON; GULLBERG, 2014) diminui ao longo da escolarização (AGRANOVICH; ASSARAF, 2013). Grande parte das explicações para este fenômeno passa pelo viés biológico relacionado às mudanças na adolescência (COUTINHO, 2009). Porém, amparados por autores(as) que visam explorar outras facetas do processo de escolarização, buscamos compreender o fenômeno considerando aspectos históricos, pedagógicos e sociais (SALES, 2005; CARLONE; SCOTT; LAWDER, 2014).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2023-07-05T22:02:04Z2023-07-05T22:02:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.29327/1254929786588243831http://hdl.handle.net/1843/55847https://orcid.org/0000-0002-3941-8581https://orcid.org/0000-0002-1009-7788https://orcid.org/0000-0001-7071-4904porEncontro de Ensino de Ciências por InvestigaçãoKely Cristina Nogueira SoutoLuiz Gustavo Franco SilveiraDanusa Munfordinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-10T22:45:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/55847Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-10T22:45:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
title Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
spellingShingle Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
Kely Cristina Nogueira Souto
Educação em ciências
Práticas investigativas
Ciências (Ensino fundamental)
Pesquisa
Educação básica
title_short Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
title_full Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
title_fullStr Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
title_full_unstemmed Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
title_sort Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
author Kely Cristina Nogueira Souto
author_facet Kely Cristina Nogueira Souto
Luiz Gustavo Franco Silveira
Danusa Munford
author_role author
author2 Luiz Gustavo Franco Silveira
Danusa Munford
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kely Cristina Nogueira Souto
Luiz Gustavo Franco Silveira
Danusa Munford
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Práticas investigativas
Ciências (Ensino fundamental)
Pesquisa
Educação básica
topic Educação em ciências
Práticas investigativas
Ciências (Ensino fundamental)
Pesquisa
Educação básica
description Pesquisadores da área de Educação em Ciências têm discutido como o interesse das crianças pelas aulas de ciências (ANDERSSON; GULLBERG, 2014) diminui ao longo da escolarização (AGRANOVICH; ASSARAF, 2013). Grande parte das explicações para este fenômeno passa pelo viés biológico relacionado às mudanças na adolescência (COUTINHO, 2009). Porém, amparados por autores(as) que visam explorar outras facetas do processo de escolarização, buscamos compreender o fenômeno considerando aspectos históricos, pedagógicos e sociais (SALES, 2005; CARLONE; SCOTT; LAWDER, 2014).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-07-05T22:02:04Z
2023-07-05T22:02:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29327/125492
9786588243831
http://hdl.handle.net/1843/55847
https://orcid.org/0000-0002-3941-8581
https://orcid.org/0000-0002-1009-7788
https://orcid.org/0000-0001-7071-4904
url https://doi.org/10.29327/125492
http://hdl.handle.net/1843/55847
https://orcid.org/0000-0002-3941-8581
https://orcid.org/0000-0002-1009-7788
https://orcid.org/0000-0001-7071-4904
identifier_str_mv 9786588243831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro de Ensino de Ciências por Investigação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829603368402944