Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29327/125492 http://hdl.handle.net/1843/55847 https://orcid.org/0000-0002-3941-8581 https://orcid.org/0000-0002-1009-7788 https://orcid.org/0000-0001-7071-4904 |
Resumo: | Pesquisadores da área de Educação em Ciências têm discutido como o interesse das crianças pelas aulas de ciências (ANDERSSON; GULLBERG, 2014) diminui ao longo da escolarização (AGRANOVICH; ASSARAF, 2013). Grande parte das explicações para este fenômeno passa pelo viés biológico relacionado às mudanças na adolescência (COUTINHO, 2009). Porém, amparados por autores(as) que visam explorar outras facetas do processo de escolarização, buscamos compreender o fenômeno considerando aspectos históricos, pedagógicos e sociais (SALES, 2005; CARLONE; SCOTT; LAWDER, 2014). |
id |
UFMG_2d87d2dd44b13cf3496edf2410c480f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/55847 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativasEducação em ciênciasPráticas investigativasCiências (Ensino fundamental)PesquisaEducação básicaPesquisadores da área de Educação em Ciências têm discutido como o interesse das crianças pelas aulas de ciências (ANDERSSON; GULLBERG, 2014) diminui ao longo da escolarização (AGRANOVICH; ASSARAF, 2013). Grande parte das explicações para este fenômeno passa pelo viés biológico relacionado às mudanças na adolescência (COUTINHO, 2009). Porém, amparados por autores(as) que visam explorar outras facetas do processo de escolarização, buscamos compreender o fenômeno considerando aspectos históricos, pedagógicos e sociais (SALES, 2005; CARLONE; SCOTT; LAWDER, 2014).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2023-07-05T22:02:04Z2023-07-05T22:02:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.29327/1254929786588243831http://hdl.handle.net/1843/55847https://orcid.org/0000-0002-3941-8581https://orcid.org/0000-0002-1009-7788https://orcid.org/0000-0001-7071-4904porEncontro de Ensino de Ciências por InvestigaçãoKely Cristina Nogueira SoutoLuiz Gustavo Franco SilveiraDanusa Munfordinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-10T22:45:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/55847Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-10T22:45:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
title |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
spellingShingle |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas Kely Cristina Nogueira Souto Educação em ciências Práticas investigativas Ciências (Ensino fundamental) Pesquisa Educação básica |
title_short |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
title_full |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
title_fullStr |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
title_full_unstemmed |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
title_sort |
Memórias das aulas no primeiros anos do ensino fundamental: constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas |
author |
Kely Cristina Nogueira Souto |
author_facet |
Kely Cristina Nogueira Souto Luiz Gustavo Franco Silveira Danusa Munford |
author_role |
author |
author2 |
Luiz Gustavo Franco Silveira Danusa Munford |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kely Cristina Nogueira Souto Luiz Gustavo Franco Silveira Danusa Munford |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Práticas investigativas Ciências (Ensino fundamental) Pesquisa Educação básica |
topic |
Educação em ciências Práticas investigativas Ciências (Ensino fundamental) Pesquisa Educação básica |
description |
Pesquisadores da área de Educação em Ciências têm discutido como o interesse das crianças pelas aulas de ciências (ANDERSSON; GULLBERG, 2014) diminui ao longo da escolarização (AGRANOVICH; ASSARAF, 2013). Grande parte das explicações para este fenômeno passa pelo viés biológico relacionado às mudanças na adolescência (COUTINHO, 2009). Porém, amparados por autores(as) que visam explorar outras facetas do processo de escolarização, buscamos compreender o fenômeno considerando aspectos históricos, pedagógicos e sociais (SALES, 2005; CARLONE; SCOTT; LAWDER, 2014). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-07-05T22:02:04Z 2023-07-05T22:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29327/125492 9786588243831 http://hdl.handle.net/1843/55847 https://orcid.org/0000-0002-3941-8581 https://orcid.org/0000-0002-1009-7788 https://orcid.org/0000-0001-7071-4904 |
url |
https://doi.org/10.29327/125492 http://hdl.handle.net/1843/55847 https://orcid.org/0000-0002-3941-8581 https://orcid.org/0000-0002-1009-7788 https://orcid.org/0000-0001-7071-4904 |
identifier_str_mv |
9786588243831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829603368402944 |