Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sara de Oliveira Paoliello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63801
https://orcid.org/0009-0009-7622-7803
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a expressão dos sujeitos com deficiência no cinema e analisar como as características desses realizadores produzem singularidades em suas obras. Dado que o corpo com deficiência frequentemente é estigmatizado por sua condição, e considerado desviante do ponto de vista normativo, como discutido por Lígia Amaral (1988), este trabalho reconhece potência nesse “desvio", pois possibilita outras formas de expressão. Desse modo, a pesquisa busca aproximar de filmes realizados por pessoas com deficiência, onde esta é parte central da narrativa, adotando a perspectiva das “narrativas de si”, Margareth Rago (2013), que nascem do processo de reinterpretação das experiências subjetivas. Busca-se compreender como a participação de realizadores com deficiência pode afetar o "corpo fílmico". Para isso são analisados os filmes "ProfanAÇÃO", de Estela Lapponi, e "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Destaca-se, nesse contexto, a ideia do "gesto inacabado”, Cecília Almeida Salles (2009), que ressalta que uma obra artística pode ser permanentemente reinterpretada, recriada e ressignificada. Assim, busco uma aproximação com os processos de realização dos diretores e um diálogo entre suas vivências e minha própria vivência, através de uma escrita pessoal e afetiva.
id UFMG_2f86887346b7c7694086c93daac162b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63801
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Camila Maciel Campolina Alves Mantovanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765627U1&tokenCaptchar=03AFcWeA5Qd9I9BSuddlEQnZl9PaD434oX-a1talKPujOz-RvpRfd1QGPp0ej2rO22jnmuVsc5e2ZXnVqqwurf0N-3dwvSmh5QrQwikdE5NXM5svNPA5g1BwCh7ZK8VadcBQTRorpm4UVVWGysv-i_bhyBXCogER2PX6GqsjseHjFXWZ1tJ8vLjrrKM0VM1N-jopvkr44IwrTnKW6puVAE3E8J_gPrOozwJ1RrJ2SECRmHXiPZ3vevIcFKV0YIf8hMo3s4AX_1eXTVy9IUHl5FDB6Nc2uJ-HZJ1EstzVoIo4jTyO1V_iHzUInSkX9gXJlloOD4xjbvRppqRLxUGGoSTQ45NeExuyvpNpBmM0vW4AbbMMheFovTql7PbiZuM4HtD_pDIh8SsCGZ5TgLKelrXuC563MoOASSphGLeqMc3vh4kKa13wTv9OdV8uv0yzrn8CDJ6hdqB18U2kdWV0NNH8EOKgLG6mU0-RC4Itq-XSF2jlk7Cfbdqv-fFwMFAlgHkiaXrzJQUAdsTebG2mzD8x2kVaZDCfnCzV5O-sO-R0ghzMYREzZJEcv5w4NPEvAL6yJrBG3bjDpPdBRLE47-Bo25jQVvuRm9w1tweNqooua-_vYUfkbB3zwSônia Caldas PessoaMariana Souto de Melo Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2494050J2&tokenCaptchar=03AFcWeA52wxyS8UYLUpiV-heqQ2g_3vXzfffQCw05UtYmK107-8AiBWG8UbYagRjBRuCfaVD0oLjGt0zV3BQmKkQuMcwXGZmZeZgGLVNcQ8Ehp_K54WbH1TTa4Dt_Hfda6RS-CpNf4x42SMyp7DpxfITcfClrHLXHmCKopp_c0r43egg6414HbPu9f0wKXBC9MFvJRK_V_CZDmzkrR6mTX2rteomaZmigcMbZXyZjSkkjmUQbzDuJT52fTmsKrypYZu11NY4vGT57W6IMfx6wlyGfgaw5E9SCaS10qmXMQinhuTOvAXDSvJ40ARWcKuR4pGWV31DM-44A9WIK1M7CGPBuQXTgHAldze1tHncyg-aGSCZWN0o-iMgSQQV5nOV3AlF1yEw_F745UwPAwltfQV2Q-sKi6v7PPOAYjb2o6B1TmaztctsA1xhi_ZWiVDMiGmSS45oJy_32Izv85oduOOGr9admJDaX8PeZECfodAN2JpdgN1e3SeK3EzxDj_4hI-0akDSG2dau5HwBDltsnp1mTuhQEUkTu-5JOyVt1PwhB8blvKD4HdnpKWNuw1vQTQ04N87hPUpsZ9ZlkF6ez1rK9bFsZBr01RTqKseQ531b05gZHX3N1B8sOMm5fzwOVtZJqERoFso8Sara de Oliveira Paoliello2024-02-06T16:43:26Z2024-02-06T16:43:26Z2023-10-17http://hdl.handle.net/1843/63801https://orcid.org/0009-0009-7622-7803Esta dissertação tem como objetivo investigar a expressão dos sujeitos com deficiência no cinema e analisar como as características desses realizadores produzem singularidades em suas obras. Dado que o corpo com deficiência frequentemente é estigmatizado por sua condição, e considerado desviante do ponto de vista normativo, como discutido por Lígia Amaral (1988), este trabalho reconhece potência nesse “desvio", pois possibilita outras formas de expressão. Desse modo, a pesquisa busca aproximar de filmes realizados por pessoas com deficiência, onde esta é parte central da narrativa, adotando a perspectiva das “narrativas de si”, Margareth Rago (2013), que nascem do processo de reinterpretação das experiências subjetivas. Busca-se compreender como a participação de realizadores com deficiência pode afetar o "corpo fílmico". Para isso são analisados os filmes "ProfanAÇÃO", de Estela Lapponi, e "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Destaca-se, nesse contexto, a ideia do "gesto inacabado”, Cecília Almeida Salles (2009), que ressalta que uma obra artística pode ser permanentemente reinterpretada, recriada e ressignificada. Assim, busco uma aproximação com os processos de realização dos diretores e um diálogo entre suas vivências e minha própria vivência, através de uma escrita pessoal e afetiva.This dissertation aims to investigate the expression of subjects with disabilities in cinema and analyze how the characteristics of these directors produce singularities in their works. Given that the disabled body is often stigmatized by its condition, and considered deviant from the normative point of view, as discussed by Lígia Amaral (1988), this work recognizes the power in this "deviation", as it enables other forms of expression. The research seeks to approach films made by people with disabilities, where this is a central part of the narrative, adopting the perspective of “self-narratives”, Margareth Rago (2013), which are born from the process of reinterpretation of subjective experiences. The aim is to understand how the participation of filmmakers with disabilities can affect the "filmic body". For this, the films "DesecrAcTION", by Estela Lapponi, and "Victor’s body", by Victor Di Marco and Márcio Picoli, are analyzed, in this context, the idea of the "unfinished gesture", Cecília Almeida Salles (2009), who emphasizes that an artistic work can be permanently reinterpreted, recreated and resignified. Thus, I seek an approximation with the directors' filmmaking processes and a dialogue between their experiences and my own, through personal and affective writing.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntComunicação - TesesCinema - TesesCinemaDeficiênciaAfetosNarrativas de siCorpo desvianteGesto iInacabadoDeficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinemaDisability on screen : the making process of deviant body in cinemaDiscapacidad en pantalla : procesos de realización del cuerpo desviado en el cineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDeficiência em Tela_Sara de Oliveira Paoliello_.pdfDeficiência em Tela_Sara de Oliveira Paoliello_.pdfapplication/pdf6790343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/3/Deficie%cc%82ncia%20em%20Tela_Sara%20de%20Oliveira%20Paoliello_.pdf9ca19d748b91c626ede9978d94ca340cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/638012024-02-06 13:43:26.738oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-06T16:43:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Disability on screen : the making process of deviant body in cinema
Discapacidad en pantalla : procesos de realización del cuerpo desviado en el cine
title Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
spellingShingle Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
Sara de Oliveira Paoliello
Cinema
Deficiência
Afetos
Narrativas de si
Corpo desviante
Gesto iInacabado
Comunicação - Teses
Cinema - Teses
title_short Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
title_full Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
title_fullStr Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
title_full_unstemmed Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
title_sort Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
author Sara de Oliveira Paoliello
author_facet Sara de Oliveira Paoliello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765627U1&tokenCaptchar=03AFcWeA5Qd9I9BSuddlEQnZl9PaD434oX-a1talKPujOz-RvpRfd1QGPp0ej2rO22jnmuVsc5e2ZXnVqqwurf0N-3dwvSmh5QrQwikdE5NXM5svNPA5g1BwCh7ZK8VadcBQTRorpm4UVVWGysv-i_bhyBXCogER2PX6GqsjseHjFXWZ1tJ8vLjrrKM0VM1N-jopvkr44IwrTnKW6puVAE3E8J_gPrOozwJ1RrJ2SECRmHXiPZ3vevIcFKV0YIf8hMo3s4AX_1eXTVy9IUHl5FDB6Nc2uJ-HZJ1EstzVoIo4jTyO1V_iHzUInSkX9gXJlloOD4xjbvRppqRLxUGGoSTQ45NeExuyvpNpBmM0vW4AbbMMheFovTql7PbiZuM4HtD_pDIh8SsCGZ5TgLKelrXuC563MoOASSphGLeqMc3vh4kKa13wTv9OdV8uv0yzrn8CDJ6hdqB18U2kdWV0NNH8EOKgLG6mU0-RC4Itq-XSF2jlk7Cfbdqv-fFwMFAlgHkiaXrzJQUAdsTebG2mzD8x2kVaZDCfnCzV5O-sO-R0ghzMYREzZJEcv5w4NPEvAL6yJrBG3bjDpPdBRLE47-Bo25jQVvuRm9w1tweNqooua-_vYUfkbB3zw
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sônia Caldas Pessoa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mariana Souto de Melo Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2494050J2&tokenCaptchar=03AFcWeA52wxyS8UYLUpiV-heqQ2g_3vXzfffQCw05UtYmK107-8AiBWG8UbYagRjBRuCfaVD0oLjGt0zV3BQmKkQuMcwXGZmZeZgGLVNcQ8Ehp_K54WbH1TTa4Dt_Hfda6RS-CpNf4x42SMyp7DpxfITcfClrHLXHmCKopp_c0r43egg6414HbPu9f0wKXBC9MFvJRK_V_CZDmzkrR6mTX2rteomaZmigcMbZXyZjSkkjmUQbzDuJT52fTmsKrypYZu11NY4vGT57W6IMfx6wlyGfgaw5E9SCaS10qmXMQinhuTOvAXDSvJ40ARWcKuR4pGWV31DM-44A9WIK1M7CGPBuQXTgHAldze1tHncyg-aGSCZWN0o-iMgSQQV5nOV3AlF1yEw_F745UwPAwltfQV2Q-sKi6v7PPOAYjb2o6B1TmaztctsA1xhi_ZWiVDMiGmSS45oJy_32Izv85oduOOGr9admJDaX8PeZECfodAN2JpdgN1e3SeK3EzxDj_4hI-0akDSG2dau5HwBDltsnp1mTuhQEUkTu-5JOyVt1PwhB8blvKD4HdnpKWNuw1vQTQ04N87hPUpsZ9ZlkF6ez1rK9bFsZBr01RTqKseQ531b05gZHX3N1B8sOMm5fzwOVtZJqERoFso8
dc.contributor.author.fl_str_mv Sara de Oliveira Paoliello
contributor_str_mv Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Sônia Caldas Pessoa
Mariana Souto de Melo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Deficiência
Afetos
Narrativas de si
Corpo desviante
Gesto iInacabado
topic Cinema
Deficiência
Afetos
Narrativas de si
Corpo desviante
Gesto iInacabado
Comunicação - Teses
Cinema - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Cinema - Teses
description Esta dissertação tem como objetivo investigar a expressão dos sujeitos com deficiência no cinema e analisar como as características desses realizadores produzem singularidades em suas obras. Dado que o corpo com deficiência frequentemente é estigmatizado por sua condição, e considerado desviante do ponto de vista normativo, como discutido por Lígia Amaral (1988), este trabalho reconhece potência nesse “desvio", pois possibilita outras formas de expressão. Desse modo, a pesquisa busca aproximar de filmes realizados por pessoas com deficiência, onde esta é parte central da narrativa, adotando a perspectiva das “narrativas de si”, Margareth Rago (2013), que nascem do processo de reinterpretação das experiências subjetivas. Busca-se compreender como a participação de realizadores com deficiência pode afetar o "corpo fílmico". Para isso são analisados os filmes "ProfanAÇÃO", de Estela Lapponi, e "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Destaca-se, nesse contexto, a ideia do "gesto inacabado”, Cecília Almeida Salles (2009), que ressalta que uma obra artística pode ser permanentemente reinterpretada, recriada e ressignificada. Assim, busco uma aproximação com os processos de realização dos diretores e um diálogo entre suas vivências e minha própria vivência, através de uma escrita pessoal e afetiva.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T16:43:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-06T16:43:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/63801
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0009-7622-7803
url http://hdl.handle.net/1843/63801
https://orcid.org/0009-0009-7622-7803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/3/Deficie%cc%82ncia%20em%20Tela_Sara%20de%20Oliveira%20Paoliello_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ca19d748b91c626ede9978d94ca340c
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589272806096896