Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/63801 https://orcid.org/0009-0009-7622-7803 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar a expressão dos sujeitos com deficiência no cinema e analisar como as características desses realizadores produzem singularidades em suas obras. Dado que o corpo com deficiência frequentemente é estigmatizado por sua condição, e considerado desviante do ponto de vista normativo, como discutido por Lígia Amaral (1988), este trabalho reconhece potência nesse “desvio", pois possibilita outras formas de expressão. Desse modo, a pesquisa busca aproximar de filmes realizados por pessoas com deficiência, onde esta é parte central da narrativa, adotando a perspectiva das “narrativas de si”, Margareth Rago (2013), que nascem do processo de reinterpretação das experiências subjetivas. Busca-se compreender como a participação de realizadores com deficiência pode afetar o "corpo fílmico". Para isso são analisados os filmes "ProfanAÇÃO", de Estela Lapponi, e "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Destaca-se, nesse contexto, a ideia do "gesto inacabado”, Cecília Almeida Salles (2009), que ressalta que uma obra artística pode ser permanentemente reinterpretada, recriada e ressignificada. Assim, busco uma aproximação com os processos de realização dos diretores e um diálogo entre suas vivências e minha própria vivência, através de uma escrita pessoal e afetiva. |
id |
UFMG_2f86887346b7c7694086c93daac162b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/63801 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Camila Maciel Campolina Alves Mantovanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765627U1&tokenCaptchar=03AFcWeA5Qd9I9BSuddlEQnZl9PaD434oX-a1talKPujOz-RvpRfd1QGPp0ej2rO22jnmuVsc5e2ZXnVqqwurf0N-3dwvSmh5QrQwikdE5NXM5svNPA5g1BwCh7ZK8VadcBQTRorpm4UVVWGysv-i_bhyBXCogER2PX6GqsjseHjFXWZ1tJ8vLjrrKM0VM1N-jopvkr44IwrTnKW6puVAE3E8J_gPrOozwJ1RrJ2SECRmHXiPZ3vevIcFKV0YIf8hMo3s4AX_1eXTVy9IUHl5FDB6Nc2uJ-HZJ1EstzVoIo4jTyO1V_iHzUInSkX9gXJlloOD4xjbvRppqRLxUGGoSTQ45NeExuyvpNpBmM0vW4AbbMMheFovTql7PbiZuM4HtD_pDIh8SsCGZ5TgLKelrXuC563MoOASSphGLeqMc3vh4kKa13wTv9OdV8uv0yzrn8CDJ6hdqB18U2kdWV0NNH8EOKgLG6mU0-RC4Itq-XSF2jlk7Cfbdqv-fFwMFAlgHkiaXrzJQUAdsTebG2mzD8x2kVaZDCfnCzV5O-sO-R0ghzMYREzZJEcv5w4NPEvAL6yJrBG3bjDpPdBRLE47-Bo25jQVvuRm9w1tweNqooua-_vYUfkbB3zwSônia Caldas PessoaMariana Souto de Melo Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2494050J2&tokenCaptchar=03AFcWeA52wxyS8UYLUpiV-heqQ2g_3vXzfffQCw05UtYmK107-8AiBWG8UbYagRjBRuCfaVD0oLjGt0zV3BQmKkQuMcwXGZmZeZgGLVNcQ8Ehp_K54WbH1TTa4Dt_Hfda6RS-CpNf4x42SMyp7DpxfITcfClrHLXHmCKopp_c0r43egg6414HbPu9f0wKXBC9MFvJRK_V_CZDmzkrR6mTX2rteomaZmigcMbZXyZjSkkjmUQbzDuJT52fTmsKrypYZu11NY4vGT57W6IMfx6wlyGfgaw5E9SCaS10qmXMQinhuTOvAXDSvJ40ARWcKuR4pGWV31DM-44A9WIK1M7CGPBuQXTgHAldze1tHncyg-aGSCZWN0o-iMgSQQV5nOV3AlF1yEw_F745UwPAwltfQV2Q-sKi6v7PPOAYjb2o6B1TmaztctsA1xhi_ZWiVDMiGmSS45oJy_32Izv85oduOOGr9admJDaX8PeZECfodAN2JpdgN1e3SeK3EzxDj_4hI-0akDSG2dau5HwBDltsnp1mTuhQEUkTu-5JOyVt1PwhB8blvKD4HdnpKWNuw1vQTQ04N87hPUpsZ9ZlkF6ez1rK9bFsZBr01RTqKseQ531b05gZHX3N1B8sOMm5fzwOVtZJqERoFso8Sara de Oliveira Paoliello2024-02-06T16:43:26Z2024-02-06T16:43:26Z2023-10-17http://hdl.handle.net/1843/63801https://orcid.org/0009-0009-7622-7803Esta dissertação tem como objetivo investigar a expressão dos sujeitos com deficiência no cinema e analisar como as características desses realizadores produzem singularidades em suas obras. Dado que o corpo com deficiência frequentemente é estigmatizado por sua condição, e considerado desviante do ponto de vista normativo, como discutido por Lígia Amaral (1988), este trabalho reconhece potência nesse “desvio", pois possibilita outras formas de expressão. Desse modo, a pesquisa busca aproximar de filmes realizados por pessoas com deficiência, onde esta é parte central da narrativa, adotando a perspectiva das “narrativas de si”, Margareth Rago (2013), que nascem do processo de reinterpretação das experiências subjetivas. Busca-se compreender como a participação de realizadores com deficiência pode afetar o "corpo fílmico". Para isso são analisados os filmes "ProfanAÇÃO", de Estela Lapponi, e "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Destaca-se, nesse contexto, a ideia do "gesto inacabado”, Cecília Almeida Salles (2009), que ressalta que uma obra artística pode ser permanentemente reinterpretada, recriada e ressignificada. Assim, busco uma aproximação com os processos de realização dos diretores e um diálogo entre suas vivências e minha própria vivência, através de uma escrita pessoal e afetiva.This dissertation aims to investigate the expression of subjects with disabilities in cinema and analyze how the characteristics of these directors produce singularities in their works. Given that the disabled body is often stigmatized by its condition, and considered deviant from the normative point of view, as discussed by Lígia Amaral (1988), this work recognizes the power in this "deviation", as it enables other forms of expression. The research seeks to approach films made by people with disabilities, where this is a central part of the narrative, adopting the perspective of “self-narratives”, Margareth Rago (2013), which are born from the process of reinterpretation of subjective experiences. The aim is to understand how the participation of filmmakers with disabilities can affect the "filmic body". For this, the films "DesecrAcTION", by Estela Lapponi, and "Victor’s body", by Victor Di Marco and Márcio Picoli, are analyzed, in this context, the idea of the "unfinished gesture", Cecília Almeida Salles (2009), who emphasizes that an artistic work can be permanently reinterpreted, recreated and resignified. Thus, I seek an approximation with the directors' filmmaking processes and a dialogue between their experiences and my own, through personal and affective writing.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntComunicação - TesesCinema - TesesCinemaDeficiênciaAfetosNarrativas de siCorpo desvianteGesto iInacabadoDeficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinemaDisability on screen : the making process of deviant body in cinemaDiscapacidad en pantalla : procesos de realización del cuerpo desviado en el cineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDeficiência em Tela_Sara de Oliveira Paoliello_.pdfDeficiência em Tela_Sara de Oliveira Paoliello_.pdfapplication/pdf6790343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/3/Deficie%cc%82ncia%20em%20Tela_Sara%20de%20Oliveira%20Paoliello_.pdf9ca19d748b91c626ede9978d94ca340cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/638012024-02-06 13:43:26.738oai:repositorio.ufmg.br:1843/63801TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-06T16:43:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Disability on screen : the making process of deviant body in cinema Discapacidad en pantalla : procesos de realización del cuerpo desviado en el cine |
title |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
spellingShingle |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema Sara de Oliveira Paoliello Cinema Deficiência Afetos Narrativas de si Corpo desviante Gesto iInacabado Comunicação - Teses Cinema - Teses |
title_short |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
title_full |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
title_fullStr |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
title_full_unstemmed |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
title_sort |
Deficiência em tela : processos de realização do corpo desviante no cinema |
author |
Sara de Oliveira Paoliello |
author_facet |
Sara de Oliveira Paoliello |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765627U1&tokenCaptchar=03AFcWeA5Qd9I9BSuddlEQnZl9PaD434oX-a1talKPujOz-RvpRfd1QGPp0ej2rO22jnmuVsc5e2ZXnVqqwurf0N-3dwvSmh5QrQwikdE5NXM5svNPA5g1BwCh7ZK8VadcBQTRorpm4UVVWGysv-i_bhyBXCogER2PX6GqsjseHjFXWZ1tJ8vLjrrKM0VM1N-jopvkr44IwrTnKW6puVAE3E8J_gPrOozwJ1RrJ2SECRmHXiPZ3vevIcFKV0YIf8hMo3s4AX_1eXTVy9IUHl5FDB6Nc2uJ-HZJ1EstzVoIo4jTyO1V_iHzUInSkX9gXJlloOD4xjbvRppqRLxUGGoSTQ45NeExuyvpNpBmM0vW4AbbMMheFovTql7PbiZuM4HtD_pDIh8SsCGZ5TgLKelrXuC563MoOASSphGLeqMc3vh4kKa13wTv9OdV8uv0yzrn8CDJ6hdqB18U2kdWV0NNH8EOKgLG6mU0-RC4Itq-XSF2jlk7Cfbdqv-fFwMFAlgHkiaXrzJQUAdsTebG2mzD8x2kVaZDCfnCzV5O-sO-R0ghzMYREzZJEcv5w4NPEvAL6yJrBG3bjDpPdBRLE47-Bo25jQVvuRm9w1tweNqooua-_vYUfkbB3zw |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sônia Caldas Pessoa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mariana Souto de Melo Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2494050J2&tokenCaptchar=03AFcWeA52wxyS8UYLUpiV-heqQ2g_3vXzfffQCw05UtYmK107-8AiBWG8UbYagRjBRuCfaVD0oLjGt0zV3BQmKkQuMcwXGZmZeZgGLVNcQ8Ehp_K54WbH1TTa4Dt_Hfda6RS-CpNf4x42SMyp7DpxfITcfClrHLXHmCKopp_c0r43egg6414HbPu9f0wKXBC9MFvJRK_V_CZDmzkrR6mTX2rteomaZmigcMbZXyZjSkkjmUQbzDuJT52fTmsKrypYZu11NY4vGT57W6IMfx6wlyGfgaw5E9SCaS10qmXMQinhuTOvAXDSvJ40ARWcKuR4pGWV31DM-44A9WIK1M7CGPBuQXTgHAldze1tHncyg-aGSCZWN0o-iMgSQQV5nOV3AlF1yEw_F745UwPAwltfQV2Q-sKi6v7PPOAYjb2o6B1TmaztctsA1xhi_ZWiVDMiGmSS45oJy_32Izv85oduOOGr9admJDaX8PeZECfodAN2JpdgN1e3SeK3EzxDj_4hI-0akDSG2dau5HwBDltsnp1mTuhQEUkTu-5JOyVt1PwhB8blvKD4HdnpKWNuw1vQTQ04N87hPUpsZ9ZlkF6ez1rK9bFsZBr01RTqKseQ531b05gZHX3N1B8sOMm5fzwOVtZJqERoFso8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sara de Oliveira Paoliello |
contributor_str_mv |
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Sônia Caldas Pessoa Mariana Souto de Melo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Deficiência Afetos Narrativas de si Corpo desviante Gesto iInacabado |
topic |
Cinema Deficiência Afetos Narrativas de si Corpo desviante Gesto iInacabado Comunicação - Teses Cinema - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Cinema - Teses |
description |
Esta dissertação tem como objetivo investigar a expressão dos sujeitos com deficiência no cinema e analisar como as características desses realizadores produzem singularidades em suas obras. Dado que o corpo com deficiência frequentemente é estigmatizado por sua condição, e considerado desviante do ponto de vista normativo, como discutido por Lígia Amaral (1988), este trabalho reconhece potência nesse “desvio", pois possibilita outras formas de expressão. Desse modo, a pesquisa busca aproximar de filmes realizados por pessoas com deficiência, onde esta é parte central da narrativa, adotando a perspectiva das “narrativas de si”, Margareth Rago (2013), que nascem do processo de reinterpretação das experiências subjetivas. Busca-se compreender como a participação de realizadores com deficiência pode afetar o "corpo fílmico". Para isso são analisados os filmes "ProfanAÇÃO", de Estela Lapponi, e "O que pode um corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Destaca-se, nesse contexto, a ideia do "gesto inacabado”, Cecília Almeida Salles (2009), que ressalta que uma obra artística pode ser permanentemente reinterpretada, recriada e ressignificada. Assim, busco uma aproximação com os processos de realização dos diretores e um diálogo entre suas vivências e minha própria vivência, através de uma escrita pessoal e afetiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T16:43:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-06T16:43:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/63801 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0009-0009-7622-7803 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/63801 https://orcid.org/0009-0009-7622-7803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/3/Deficie%cc%82ncia%20em%20Tela_Sara%20de%20Oliveira%20Paoliello_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63801/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ca19d748b91c626ede9978d94ca340c cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589272806096896 |