Do herói as mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873JGR |
Resumo: | Buscou-se, através de um diálogo entre as diferentes concepções de sujeito histórico que influenciaram, em maior ou menor grau, o ensino da história, estreitar a relação: produção do conhecimento histórico e ensino da história. Neste sentido, explorou-se ao máximo as diferentes opções epistemólogicas capazes de provocar um repensar do real histórico. Percorreu-se as diferentes concepções de sujeito histórico.Foram elas:concepções burguesas (liberalismo, positivismoo e idealismo), concepção materialista e dialética, concepção estruturalista e pós -estruturalista e as abordagens da Nova história (Annales e Mentalidades). Insistiu-se na necessidade de abordar, no ensino da história, a possibilidade de novos sujeitos estarem conquistando novos espaços de luta e de participação no processo histórico. É impossível questionar o conhecimento histórico e suas implicações no ensino da história sem questionar os níveis de participação dos diferentes segmentos da sociedade. Democratizar significa ampliar, viabilizando a participação e considerando as diferenciações sociais. Ensino e professor, uma unidade que foi motivo de preocupação deste trabalho, seja pela premência da questão, seja pela sedução com que os novos rumos vêm acenando. História das mentalidades, história do cotidiano;formas de superar os hiatos da História, da cultura e da vida humana e seus novos sujeitos. Por um ensino da história que considere estes novos aspectos da vida humana sem negar os "velhos" e que, na verdade, não são tão "velhos" assim. É aqui que reside a possibilidade de atuação enquanto sujeitos da história; no estudo das contradições e dos mecanismos de exploração que o mundo capitalista impõe ao mundo do trabalho. Neste sentido, contribi-se para o avanço social do ensino de história. |
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Lucilia Regina de Souza MachadoMiguel Gonzalez ArroyoCarla Maria Junho AnastasiaMaria Inez Lemos Soares2019-08-14T20:30:23Z2019-08-14T20:30:23Z1989-10-20http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873JGRBuscou-se, através de um diálogo entre as diferentes concepções de sujeito histórico que influenciaram, em maior ou menor grau, o ensino da história, estreitar a relação: produção do conhecimento histórico e ensino da história. Neste sentido, explorou-se ao máximo as diferentes opções epistemólogicas capazes de provocar um repensar do real histórico. Percorreu-se as diferentes concepções de sujeito histórico.Foram elas:concepções burguesas (liberalismo, positivismoo e idealismo), concepção materialista e dialética, concepção estruturalista e pós -estruturalista e as abordagens da Nova história (Annales e Mentalidades). Insistiu-se na necessidade de abordar, no ensino da história, a possibilidade de novos sujeitos estarem conquistando novos espaços de luta e de participação no processo histórico. É impossível questionar o conhecimento histórico e suas implicações no ensino da história sem questionar os níveis de participação dos diferentes segmentos da sociedade. Democratizar significa ampliar, viabilizando a participação e considerando as diferenciações sociais. Ensino e professor, uma unidade que foi motivo de preocupação deste trabalho, seja pela premência da questão, seja pela sedução com que os novos rumos vêm acenando. História das mentalidades, história do cotidiano;formas de superar os hiatos da História, da cultura e da vida humana e seus novos sujeitos. Por um ensino da história que considere estes novos aspectos da vida humana sem negar os "velhos" e que, na verdade, não são tão "velhos" assim. É aqui que reside a possibilidade de atuação enquanto sujeitos da história; no estudo das contradições e dos mecanismos de exploração que o mundo capitalista impõe ao mundo do trabalho. Neste sentido, contribi-se para o avanço social do ensino de história.Diferent cancepts of What is known as historical subject have influenced history teaching with the objetive os questioning history and its numerous versions. Actually, this essay focus differente concepts of what a historical subject is, as follows;burgeols concepts: liberalism, positivism and idealism, materialistic and dialectic concepts, structural and post-structural concepts and the New History's approach. Annales school and Mentalities.It has beome a necessity to bring to history teaching ways of showing how new historical subjects have gradually taken part in history in a much more efective and participative way.We cannot just go over our historical knowledge without questioning the participation level of different extrcts of our complex society. In fact, when we talk about social group's participation, we mean nothing but democracy. Indeed, this is what democracy is all about, a continuous search for social equality and the right to take part in decision-Making despite all social differences. Above all, this piece of work has as its main objective, to find a more rellable, truthful and up to date way of teaching history, taking into consideration new aspects of human life based on historical approaches such as: history of mentalities and New History. We hope we can this way, contribute to the development of society as well as to history. We hope we can this way, contribute to the development of society as well as to history theaching itself.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoHistoria Estudo e ensinoSujeito históricoEnsino de históriaDo herói as mentalidades: a questão do sujeito histórico para o ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000137.pdfapplication/pdf13406147https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-873JGR/1/1000000137.pdfb589800d373ee2d72218f47ff88014d6MD51TEXT1000000137.pdf.txt1000000137.pdf.txtExtracted texttext/plain185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-873JGR/2/1000000137.pdf.txt91d037e620643d73145a54e44da2fd6bMD521843/FAEC-873JGR2019-11-14 14:50:01.192oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-873JGRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:50:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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