A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMLM4 |
Resumo: | Estudo sobre aspectos composicionais e de performance decorrentes da transposição da linguagem popular para a erudita no arranjo musical. A referência analítica é um arranjo, de Hermínio Carlos de Almeida, para trio de oboé, trompa e piano, da canção Viver de amor, dos compositores brasileiros Toninho Horta e Ronaldo Bastos. O objetivo geral é ressaltar a legitimidade dessa técnica, não apenas para a exploração de combinações instrumentais inusitadas, mas tambémcomo útil instrumento para a expansão desse tipo de repertório. Os procedimentos metodológicos incluem: 1- Contextualização histórica dos compositores, da obra em questão e de suas gravações; 2- Considerações teóricas sobre a prática de arranjo musical; 3- Edição da leadsheet1 de Viver de Amor, a partir do manuscrito do compositor; 4- Análise formal, harmônica, melódica e rítmica da composição original;5- Estudo comparativo entre a versão original e a versão do arranjo camerístico, tendo em vista as práticas composicionais e de performance decorrentes das duas linguagens musicais, popular e erudita. |
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Fausto Borem de OliveiraRafael dos SantosMauricio Freire GarciaHerminio Carlos de Almeida2019-08-14T11:33:04Z2019-08-14T11:33:04Z2005-04-28http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMLM4Estudo sobre aspectos composicionais e de performance decorrentes da transposição da linguagem popular para a erudita no arranjo musical. A referência analítica é um arranjo, de Hermínio Carlos de Almeida, para trio de oboé, trompa e piano, da canção Viver de amor, dos compositores brasileiros Toninho Horta e Ronaldo Bastos. O objetivo geral é ressaltar a legitimidade dessa técnica, não apenas para a exploração de combinações instrumentais inusitadas, mas tambémcomo útil instrumento para a expansão desse tipo de repertório. Os procedimentos metodológicos incluem: 1- Contextualização histórica dos compositores, da obra em questão e de suas gravações; 2- Considerações teóricas sobre a prática de arranjo musical; 3- Edição da leadsheet1 de Viver de Amor, a partir do manuscrito do compositor; 4- Análise formal, harmônica, melódica e rítmica da composição original;5- Estudo comparativo entre a versão original e a versão do arranjo camerístico, tendo em vista as práticas composicionais e de performance decorrentes das duas linguagens musicais, popular e erudita.Study about compositional and performance aspects yielded by thetransposition from the popular to erudite musical styles in the trio arrangement for oboe, horn and piano by Hermínio Carlos de Almeida of the song Viver de Amor (1980) by Brazilian composers Toninho Horta and Ronaldo Bastos. It discusses the legitimacy of this procedure, its importance to the development of the repertory integrating both erudite and popular musical traits and to the development of the repertory for non conventional instrumentations. It also discusses structural elements of the original version and the idiomatic writing employed in the arrangement. The methodological procedures encompass: 1- Historical context of the composers, the work and its recordings; 2- Theoretical considerations about the practice of musical arrangements; 3- The electronic edition of Viver de Amor´s leadsheet, based on the authors manuscript; 4- Formal, harmonic, melodic and rhythmic analysis of the original composition; 5- Comparative analysis between the original work and the trio arrangement, with regard to compositional and performance practices akin to the popular and erudite languages.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica popular BrasilTrios (Oboé, trompa e piano) Partitura e partesToninho HortaPerformance musicalArranjo musicalMúsica eruditaMúsica popularComposição musicalMúsica brasileiraA canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa.pdfapplication/pdf6850https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/1/capa.pdf4992929d5bf0ba5aecc3e860fc43ba09MD51folha_de_rosto.pdfapplication/pdf7532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/2/folha_de_rosto.pdf2818f5a9006182d9a09168d585cbe67fMD52dedicat_ria_e_agradecimentos.pdfapplication/pdf8000https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/3/dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf6c02359f4883efdc637d69d3bd026571MD53disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdfapplication/pdf1394107https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/4/disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdfff4066c6965cd45ba50e3c44893368dbMD54TEXTcapa.pdf.txtcapa.pdf.txtExtracted texttext/plain288https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/5/capa.pdf.txt7d1ec85d5563f6f4c4ddced07db70860MD55folha_de_rosto.pdf.txtfolha_de_rosto.pdf.txtExtracted texttext/plain637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/6/folha_de_rosto.pdf.txtbc0f3a95c58d9b9a49bbef5500843c59MD56dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txtdedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txtExtracted texttext/plain715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/7/dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txtdbeaa65eb9816bee8e96f7a184757c83MD57disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txtdisserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain59236https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/8/disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txt26363ab02161569e793dd433426ee9c2MD581843/AAGS-7YMLM42019-11-14 13:21:10.579oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YMLM4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:21:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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