A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herminio Carlos de Almeida
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMLM4
Resumo: Estudo sobre aspectos composicionais e de performance decorrentes da transposição da linguagem popular para a erudita no arranjo musical. A referência analítica é um arranjo, de Hermínio Carlos de Almeida, para trio de oboé, trompa e piano, da canção Viver de amor, dos compositores brasileiros Toninho Horta e Ronaldo Bastos. O objetivo geral é ressaltar a legitimidade dessa técnica, não apenas para a exploração de combinações instrumentais inusitadas, mas tambémcomo útil instrumento para a expansão desse tipo de repertório. Os procedimentos metodológicos incluem: 1- Contextualização histórica dos compositores, da obra em questão e de suas gravações; 2- Considerações teóricas sobre a prática de arranjo musical; 3- Edição da leadsheet1 de Viver de Amor, a partir do manuscrito do compositor; 4- Análise formal, harmônica, melódica e rítmica da composição original;5- Estudo comparativo entre a versão original e a versão do arranjo camerístico, tendo em vista as práticas composicionais e de performance decorrentes das duas linguagens musicais, popular e erudita.
id UFMG_3062fb04fe10e6b6258b0004317cd2da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YMLM4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraRafael dos SantosMauricio Freire GarciaHerminio Carlos de Almeida2019-08-14T11:33:04Z2019-08-14T11:33:04Z2005-04-28http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMLM4Estudo sobre aspectos composicionais e de performance decorrentes da transposição da linguagem popular para a erudita no arranjo musical. A referência analítica é um arranjo, de Hermínio Carlos de Almeida, para trio de oboé, trompa e piano, da canção Viver de amor, dos compositores brasileiros Toninho Horta e Ronaldo Bastos. O objetivo geral é ressaltar a legitimidade dessa técnica, não apenas para a exploração de combinações instrumentais inusitadas, mas tambémcomo útil instrumento para a expansão desse tipo de repertório. Os procedimentos metodológicos incluem: 1- Contextualização histórica dos compositores, da obra em questão e de suas gravações; 2- Considerações teóricas sobre a prática de arranjo musical; 3- Edição da leadsheet1 de Viver de Amor, a partir do manuscrito do compositor; 4- Análise formal, harmônica, melódica e rítmica da composição original;5- Estudo comparativo entre a versão original e a versão do arranjo camerístico, tendo em vista as práticas composicionais e de performance decorrentes das duas linguagens musicais, popular e erudita.Study about compositional and performance aspects yielded by thetransposition from the popular to erudite musical styles in the trio arrangement for oboe, horn and piano by Hermínio Carlos de Almeida of the song Viver de Amor (1980) by Brazilian composers Toninho Horta and Ronaldo Bastos. It discusses the legitimacy of this procedure, its importance to the development of the repertory integrating both erudite and popular musical traits and to the development of the repertory for non conventional instrumentations. It also discusses structural elements of the original version and the idiomatic writing employed in the arrangement. The methodological procedures encompass: 1- Historical context of the composers, the work and its recordings; 2- Theoretical considerations about the practice of musical arrangements; 3- The electronic edition of Viver de Amor´s leadsheet, based on the authors manuscript; 4- Formal, harmonic, melodic and rhythmic analysis of the original composition; 5- Comparative analysis between the original work and the trio arrangement, with regard to compositional and performance practices akin to the popular and erudite languages.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica popular BrasilTrios (Oboé, trompa e piano) Partitura e partesToninho HortaPerformance musicalArranjo musicalMúsica eruditaMúsica popularComposição musicalMúsica brasileiraA canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa.pdfapplication/pdf6850https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/1/capa.pdf4992929d5bf0ba5aecc3e860fc43ba09MD51folha_de_rosto.pdfapplication/pdf7532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/2/folha_de_rosto.pdf2818f5a9006182d9a09168d585cbe67fMD52dedicat_ria_e_agradecimentos.pdfapplication/pdf8000https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/3/dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf6c02359f4883efdc637d69d3bd026571MD53disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdfapplication/pdf1394107https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/4/disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdfff4066c6965cd45ba50e3c44893368dbMD54TEXTcapa.pdf.txtcapa.pdf.txtExtracted texttext/plain288https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/5/capa.pdf.txt7d1ec85d5563f6f4c4ddced07db70860MD55folha_de_rosto.pdf.txtfolha_de_rosto.pdf.txtExtracted texttext/plain637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/6/folha_de_rosto.pdf.txtbc0f3a95c58d9b9a49bbef5500843c59MD56dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txtdedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txtExtracted texttext/plain715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/7/dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txtdbeaa65eb9816bee8e96f7a184757c83MD57disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txtdisserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain59236https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/8/disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txt26363ab02161569e793dd433426ee9c2MD581843/AAGS-7YMLM42019-11-14 13:21:10.579oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YMLM4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:21:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
title A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
spellingShingle A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
Herminio Carlos de Almeida
Toninho Horta
Performance musical
Arranjo musical
Música erudita
Música popular
Composição musical
Música brasileira
Música popular Brasil
Trios (Oboé, trompa e piano) Partitura e partes
title_short A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
title_full A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
title_fullStr A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
title_full_unstemmed A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
title_sort A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
author Herminio Carlos de Almeida
author_facet Herminio Carlos de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rafael dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mauricio Freire Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Herminio Carlos de Almeida
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Rafael dos Santos
Mauricio Freire Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Toninho Horta
Performance musical
Arranjo musical
Música erudita
Música popular
Composição musical
Música brasileira
topic Toninho Horta
Performance musical
Arranjo musical
Música erudita
Música popular
Composição musical
Música brasileira
Música popular Brasil
Trios (Oboé, trompa e piano) Partitura e partes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música popular Brasil
Trios (Oboé, trompa e piano) Partitura e partes
description Estudo sobre aspectos composicionais e de performance decorrentes da transposição da linguagem popular para a erudita no arranjo musical. A referência analítica é um arranjo, de Hermínio Carlos de Almeida, para trio de oboé, trompa e piano, da canção Viver de amor, dos compositores brasileiros Toninho Horta e Ronaldo Bastos. O objetivo geral é ressaltar a legitimidade dessa técnica, não apenas para a exploração de combinações instrumentais inusitadas, mas tambémcomo útil instrumento para a expansão desse tipo de repertório. Os procedimentos metodológicos incluem: 1- Contextualização histórica dos compositores, da obra em questão e de suas gravações; 2- Considerações teóricas sobre a prática de arranjo musical; 3- Edição da leadsheet1 de Viver de Amor, a partir do manuscrito do compositor; 4- Análise formal, harmônica, melódica e rítmica da composição original;5- Estudo comparativo entre a versão original e a versão do arranjo camerístico, tendo em vista as práticas composicionais e de performance decorrentes das duas linguagens musicais, popular e erudita.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T11:33:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T11:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMLM4
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMLM4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/1/capa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/2/folha_de_rosto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/3/dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/4/disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/5/capa.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/6/folha_de_rosto.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/7/dedicat_ria_e_agradecimentos.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMLM4/8/disserta__o_mestrado_herminio_de_almeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4992929d5bf0ba5aecc3e860fc43ba09
2818f5a9006182d9a09168d585cbe67f
6c02359f4883efdc637d69d3bd026571
ff4066c6965cd45ba50e3c44893368db
7d1ec85d5563f6f4c4ddced07db70860
bc0f3a95c58d9b9a49bbef5500843c59
dbeaa65eb9816bee8e96f7a184757c83
26363ab02161569e793dd433426ee9c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589386577641472