A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30927 |
Resumo: | O presente estudo, contido na linha de pesquisa em performance musical, visa realizar transcrições e análises de algumas composições e arranjos de Toninho Horta, sistematizando as informações em observância às tratativas de constituição de uma área de música popular. Essa nova área começa a se firmar a partir da abertura, no Brasil, de novos cursos universitários voltados para a formação de profissionais, pesquisadores e performers, especializados em música popular, e com a crescente demanda por formas específicas de escrita de música popular, particularmente a brasileira, associadas ao violão e à guitarra. Nossas análises terão como foco as harmonias e melodias do artista, pesquisando possíveis padrões recorrentes na condução de vozes, encadeamentos harmônicos e condução rítmica, examinando como estes aspectos influenciam a composição e a performance, investigando como podem auxiliar o performer em sua concepção. |
id |
UFMG_a1f8e40ea6a2d66c803b483e77ef1238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/30927 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2910529710363813Clifford Hill KormanMaurílio Andrade RochaHeloisa Faria Bragahttp://lattes.cnpq.br/2409972030249524Leandro Alves Do Carmo2019-11-11T18:25:22Z2019-11-11T18:25:22Z2017-10-24http://hdl.handle.net/1843/30927O presente estudo, contido na linha de pesquisa em performance musical, visa realizar transcrições e análises de algumas composições e arranjos de Toninho Horta, sistematizando as informações em observância às tratativas de constituição de uma área de música popular. Essa nova área começa a se firmar a partir da abertura, no Brasil, de novos cursos universitários voltados para a formação de profissionais, pesquisadores e performers, especializados em música popular, e com a crescente demanda por formas específicas de escrita de música popular, particularmente a brasileira, associadas ao violão e à guitarra. Nossas análises terão como foco as harmonias e melodias do artista, pesquisando possíveis padrões recorrentes na condução de vozes, encadeamentos harmônicos e condução rítmica, examinando como estes aspectos influenciam a composição e a performance, investigando como podem auxiliar o performer em sua concepção.The present study aims to transcribe and analyze some Toninho Horta’s compositions and arrangements, systematizing the information in compliance with popular music school agreements, in the musical performance research line. This demand arises from the opening of new university courses in Brazil, which aimed to train professionals, researchers and performers, specialized in popular music. These courses demand specific forms of popular music writing associated with acoustic and electric guitar. Our analyses will focus on the harmonies and melodies of Horta. We will research possible patterns in voice leading, harmonic progressions and rhythmic components. It will also examine how these aspects influence in composition and performance, investigating how they can help the performer in its construction.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsicaHorta, Toninho, 1948-Harmonia (Música)Música instrumentalA guitarra de Toninho HortaMúsica popular brasileiraTranscriçãoAnalise e concepção harmônicaA linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTrabalho Final Leandro do Carmo Publicação 2019.pdfTrabalho Final Leandro do Carmo Publicação 2019.pdfAbertoapplication/pdf11742534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30927/1/Trabalho%20Final%20Leandro%20do%20Carmo%20Publica%c3%a7%c3%a3o%202019.pdfef72f7cf14082e1aa065d9c28d662269MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30927/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTTrabalho Final Leandro do Carmo Publicação 2019.pdf.txtTrabalho Final Leandro do Carmo Publicação 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain241060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30927/3/Trabalho%20Final%20Leandro%20do%20Carmo%20Publica%c3%a7%c3%a3o%202019.pdf.txt221a98fc729218467f6aeaebbd45ae19MD531843/309272020-01-15 18:22:55.482oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-15T21:22:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
title |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
spellingShingle |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental Leandro Alves Do Carmo A guitarra de Toninho Horta Música popular brasileira Transcrição Analise e concepção harmônica Música Horta, Toninho, 1948- Harmonia (Música) Música instrumental |
title_short |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
title_full |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
title_fullStr |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
title_full_unstemmed |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
title_sort |
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental |
author |
Leandro Alves Do Carmo |
author_facet |
Leandro Alves Do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauro Rodrigues |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2910529710363813 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Clifford Hill Korman |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maurílio Andrade Rocha |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Heloisa Faria Braga |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2409972030249524 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro Alves Do Carmo |
contributor_str_mv |
Mauro Rodrigues Clifford Hill Korman Maurílio Andrade Rocha Heloisa Faria Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A guitarra de Toninho Horta Música popular brasileira Transcrição Analise e concepção harmônica |
topic |
A guitarra de Toninho Horta Música popular brasileira Transcrição Analise e concepção harmônica Música Horta, Toninho, 1948- Harmonia (Música) Música instrumental |
dc.subject.other.none.fl_str_mv |
Música Horta, Toninho, 1948- Harmonia (Música) Música instrumental |
description |
O presente estudo, contido na linha de pesquisa em performance musical, visa realizar transcrições e análises de algumas composições e arranjos de Toninho Horta, sistematizando as informações em observância às tratativas de constituição de uma área de música popular. Essa nova área começa a se firmar a partir da abertura, no Brasil, de novos cursos universitários voltados para a formação de profissionais, pesquisadores e performers, especializados em música popular, e com a crescente demanda por formas específicas de escrita de música popular, particularmente a brasileira, associadas ao violão e à guitarra. Nossas análises terão como foco as harmonias e melodias do artista, pesquisando possíveis padrões recorrentes na condução de vozes, encadeamentos harmônicos e condução rítmica, examinando como estes aspectos influenciam a composição e a performance, investigando como podem auxiliar o performer em sua concepção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-11T18:25:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-11T18:25:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/30927 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/30927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30927/1/Trabalho%20Final%20Leandro%20do%20Carmo%20Publica%c3%a7%c3%a3o%202019.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30927/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30927/3/Trabalho%20Final%20Leandro%20do%20Carmo%20Publica%c3%a7%c3%a3o%202019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef72f7cf14082e1aa065d9c28d662269 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 221a98fc729218467f6aeaebbd45ae19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589168385753088 |