Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/54578 |
Resumo: | This article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature. |
id |
UFMG_306c5215d1fcab2f1585d67aa901a78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/54578 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o AirbnbConsumer’s behavior in sharing economy in tourism: a study on CouchSurfing and AirBnbComportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnbEconomia compartilhadaCompartilhamentoConsumo colaborativoMotivações de consumoTurismoTurismoEconomia compartilhadaConsumo (Economia)This article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature.Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews , a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literaturaUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASUFMG2023-06-06T14:03:21Z2023-06-06T14:03:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-46719844867http://hdl.handle.net/1843/54578porRevista Turismo em Análise (RTA)Luciana Alves Rodas VeraMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-06T14:03:21Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54578Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-06T14:03:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb Consumer’s behavior in sharing economy in tourism: a study on CouchSurfing and AirBnb Comportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnb |
title |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb Luciana Alves Rodas Vera Economia compartilhada Compartilhamento Consumo colaborativo Motivações de consumo Turismo Turismo Economia compartilhada Consumo (Economia) |
title_short |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_full |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_sort |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
author |
Luciana Alves Rodas Vera |
author_facet |
Luciana Alves Rodas Vera Marlusa de Sevilha Gosling |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Alves Rodas Vera Marlusa de Sevilha Gosling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada Compartilhamento Consumo colaborativo Motivações de consumo Turismo Turismo Economia compartilhada Consumo (Economia) |
topic |
Economia compartilhada Compartilhamento Consumo colaborativo Motivações de consumo Turismo Turismo Economia compartilhada Consumo (Economia) |
description |
This article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-06-06T14:03:21Z 2023-06-06T14:03:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467 19844867 http://hdl.handle.net/1843/54578 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467 19844867 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/54578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise (RTA) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829605803196416 |