Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Alves Rodas Vera
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54578
Resumo: This article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature.
id UFMG_306c5215d1fcab2f1585d67aa901a78f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54578
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o AirbnbConsumer’s behavior in sharing economy in tourism: a study on CouchSurfing and AirBnbComportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnbEconomia compartilhadaCompartilhamentoConsumo colaborativoMotivações de consumoTurismoTurismoEconomia compartilhadaConsumo (Economia)This article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature.Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews , a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literaturaUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASUFMG2023-06-06T14:03:21Z2023-06-06T14:03:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-46719844867http://hdl.handle.net/1843/54578porRevista Turismo em Análise (RTA)Luciana Alves Rodas VeraMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-06T14:03:21Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54578Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-06T14:03:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
Consumer’s behavior in sharing economy in tourism: a study on CouchSurfing and AirBnb
Comportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnb
title Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
spellingShingle Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
Luciana Alves Rodas Vera
Economia compartilhada
Compartilhamento
Consumo colaborativo
Motivações de consumo
Turismo
Turismo
Economia compartilhada
Consumo (Economia)
title_short Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
title_full Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
title_fullStr Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
title_sort Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
author Luciana Alves Rodas Vera
author_facet Luciana Alves Rodas Vera
Marlusa de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Alves Rodas Vera
Marlusa de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada
Compartilhamento
Consumo colaborativo
Motivações de consumo
Turismo
Turismo
Economia compartilhada
Consumo (Economia)
topic Economia compartilhada
Compartilhamento
Consumo colaborativo
Motivações de consumo
Turismo
Turismo
Economia compartilhada
Consumo (Economia)
description This article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-06-06T14:03:21Z
2023-06-06T14:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467
19844867
http://hdl.handle.net/1843/54578
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467
19844867
url http://hdl.handle.net/1843/54578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise (RTA)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829605803196416