spelling |
Junia Sales PereiraThais Nivia de Lima e FonsecaPablo Luiz de Oliveira LimaSoraia Freitas DutraLucia Helena Alvarez LeiteLeonardo Machado Palhares2019-08-12T00:20:11Z2019-08-12T00:20:11Z2012-08-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933MLZEsta pesquisa analisa imagens (ilustrações) sobre história e cultura dos povos indígenas em livros didáticos de História. Para análise, foram selecionadas duas coleções de livros de História destinados às séries iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) no Brasil: História,Imagem & Texto e História no Dia-a-Dia. Esta seleção recaiu sobre coleções que constam do Guia do Plano Nacional do Livro Didático dos anos de 2004 e 2010. A análise considera os prováveis impactos da Lei 11.645/08 sobre a abordagem da história e cultura dos povos indígenas. Na pesquisa, constam reflexões sobre livro didático, considerando as contribuições os estudos feitos por Fonseca (1993 e 2001), Bittencourt (1993 e 2008), Munakata (1997), Chartier (1990 e 1999), Siman (2001), Choppin (2004), Miranda e Luca (2004), Bezerra e Luca (2007), Cassiano (2007), Darnton (2008), Luca (2009), Mattos (2009), Batista e Galvão (2009), Filho (2009), fundamentais para a compreensão das pesquisas sobre os livros, com destaque para os livros didáticos no Brasil, especialmente sobre sua constituição material, os atores envolvidos na sua produção e as relações entre editoras, autores, leitores e Estado. Sobre a questão indígena nos livros didáticos de História, foram importantes os estudos realizados por Almeida (2010), Bergamaschi (2011), Freire (2009), Bittencourt (2001; 2011), Carneiroda Cunha (1992), Cruz (2009), Gobbi (2007), Gonçalves (2005), Grupioni (2004), Melo (2008) e Summer (2004). Quanto à pesquisa sobre as ilustrações históricas, consideramos fundamentais os estudos sobre visualidade e cultura visual que buscamos em Arbach (2007),Boitello Júnior (2000), Burke (2004), Bohnsack (2010), Joly (2008), Knauss (2005; 2008), Meneses (2003; 2012), Panofsky (2001) e Rodrigues (2011). Através da análise de ilustrações sobre a história e cultura dos povos indígenas, problematizamos as representações construídas sobre os índios, sua história no contexto do estudo da história do Brasil e sobre a diversidade de suas culturas. Esta pesquisa considera as ilustrações como vestígios de seu tempo e comodocumentos/fontes nos estudos da História e do Ensino de História ilustrações produzidas para utilização no contexto mediacional do livro didático de História, em que a fonte histórica é considerada nas dimensões de verdade e de imaginação.This research analyzes images (illustrations) about history and culture of indigenous people in history textbooks. Two textbook collections destined to the first years of elementary school in Brazil (from second to fifth grade) have been selected to this analysis: História, Imagem &Texto [History, Image & Text] and História no Dia-a-Dia [History in Daily Life]. Both collections appear in the Guia do Plano Nacional do Livro Didático [Guide of National Textbook Plan] of 2004 and 2010. The analysis considers the probable impacts of the law 11.645/08 on the approaches of indigenous peoples history and culture. In the research there are reflections on textbook considering the studies of Fonseca (1993), Bittencourt (1993 e 2008), Munakata (1997), Chartier (1990 e 1999), Fonseca (2001), Siman (2001), Choppin (2004), Miranda e Luca (2004), Bezerra e Luca (2007), Cassiano (2007), Darnton (2008), Luca (2009), Mattos (2009), Batista e Galvão (2009), Filho (2009), which are fundamental to the understanding of researches about book, especially about Brazilian textbooks and its material constitution, as well as the actors involved in their production and the relations betweenpublishing houses, authors, readers, and the state. Concerning the indigenous topic in history textbooks, were considered important the studies developed by Almeida (2010), Bergamaschi (2011), Freire (2009), Bittencourt (2001; 2011), Carneiro da Cunha (1992), Cruz (2009),Gobbi (2007), Gonçalves (2005), Grupioni (2004), Melo (2008) e Summer (2004). Regarding the research on historical illustrations, we have considered fundamental the studies about visualities and visual culture founded in Arbach (2007), Boitello Júnior (2000), Burke (2004), Bohnsack (2010), Joly (2008), Knauss (2005; 2008), Meneses (2003; 2012), Panofsky (2001) e Rodrigues (2011). Trough the analysis of illustrations on indigenous peoples history and culture we discuss the representations of indigenous, their history in the context of the studyof history in Brazil, and the diversity of their cultures. This research considers illustrations as vestiges of their time and as documents/ sources in the studies of History and History Teaching illustrations produced to be used in a media context of the history textbook, in which the historical source is regarded in the dimensions of truth and imagination.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoHistoria Estudo e ensino Índios da América do Sul Brasil HistóriaLivros didáticos IlustraçõesHistória do BrasilCultura VisualIlustração históricaLivro didáticoHistória indígenaEnsino de HistóriaEntre o verdadeiro histórico e a imaginação criadora: ilustrações sobre história e cultura dos povos indígenas em livros didáticos de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_leo.pdfapplication/pdf10618305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933MLZ/1/dissertacao_leo.pdf76edbe816553b1f6a8d9c26130939f65MD51TEXTdissertacao_leo.pdf.txtdissertacao_leo.pdf.txtExtracted texttext/plain459761https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933MLZ/2/dissertacao_leo.pdf.txte7d70377d625fad5d5a2631680aa5e27MD521843/BUOS-933MLZ2019-11-14 03:32:09.987oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-933MLZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:32:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|