Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renilson Rosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/820
Resumo: Na construção das primeiras imagens sobre os mais diversos temas históricos é impossível ignorar o papel desempenhado pela tríade escola, livro didático e professor. Embora saibamos, por exemplo, que a mídia, por meio de filmes, novelas, séries e documentários, influencie nas interpretações das pessoas sobre os conteúdos históricos, a História ensinada nos tempos escolares continua a assumir destaque na formação da idéia de história presente na mente da maioria da população. Neste sentido, o presente artigo procura analisar as representações dos povos indígenas produzidas pela Coleção História & Vida, de autoria de Nelson e Claudino Pilleti, adotada pelos alunos do ensino fundamental durante os anos 1980 e 1990 no Brasil. Nosso objetivo é perceber a presença de certas tipologias, padrões e este-reótipos na constituição da narrativa da história e identidade dos índios no discurso didático. 
id UNICAMP-19_9719d3db8ff81debc30f31fef1ea1191
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/820
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Imagens didáticas do índio na Coleção História & VidaEnsino de história. Livro didático. Índio. Identidade. Estereótipos. Brasil.Ensino de históriaNa construção das primeiras imagens sobre os mais diversos temas históricos é impossível ignorar o papel desempenhado pela tríade escola, livro didático e professor. Embora saibamos, por exemplo, que a mídia, por meio de filmes, novelas, séries e documentários, influencie nas interpretações das pessoas sobre os conteúdos históricos, a História ensinada nos tempos escolares continua a assumir destaque na formação da idéia de história presente na mente da maioria da população. Neste sentido, o presente artigo procura analisar as representações dos povos indígenas produzidas pela Coleção História & Vida, de autoria de Nelson e Claudino Pilleti, adotada pelos alunos do ensino fundamental durante os anos 1980 e 1990 no Brasil. Nosso objetivo é perceber a presença de certas tipologias, padrões e este-reótipos na constituição da narrativa da história e identidade dos índios no discurso didático. Universidade Estadual de Campinas2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/82010.20396/etd.v9i2.820ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 102-115ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 102-115ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 102-1151676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/820/835Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Renilson Rosa2017-08-18T14:12:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/820Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:46.341960ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
title Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
spellingShingle Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
Ribeiro, Renilson Rosa
Ensino de história. Livro didático. Índio. Identidade. Estereótipos. Brasil.
Ensino de história
title_short Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
title_full Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
title_fullStr Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
title_full_unstemmed Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
title_sort Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
author Ribeiro, Renilson Rosa
author_facet Ribeiro, Renilson Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Renilson Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história. Livro didático. Índio. Identidade. Estereótipos. Brasil.
Ensino de história
topic Ensino de história. Livro didático. Índio. Identidade. Estereótipos. Brasil.
Ensino de história
description Na construção das primeiras imagens sobre os mais diversos temas históricos é impossível ignorar o papel desempenhado pela tríade escola, livro didático e professor. Embora saibamos, por exemplo, que a mídia, por meio de filmes, novelas, séries e documentários, influencie nas interpretações das pessoas sobre os conteúdos históricos, a História ensinada nos tempos escolares continua a assumir destaque na formação da idéia de história presente na mente da maioria da população. Neste sentido, o presente artigo procura analisar as representações dos povos indígenas produzidas pela Coleção História & Vida, de autoria de Nelson e Claudino Pilleti, adotada pelos alunos do ensino fundamental durante os anos 1980 e 1990 no Brasil. Nosso objetivo é perceber a presença de certas tipologias, padrões e este-reótipos na constituição da narrativa da história e identidade dos índios no discurso didático. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/820
10.20396/etd.v9i2.820
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/820
identifier_str_mv 10.20396/etd.v9i2.820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/820/835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 102-115
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 102-115
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente; 102-115
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651121033216