Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menestrina, Tatiana Comiotto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_5b0df965ad55a6fdfd44a663a88c98b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91779
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMenestrina, Tatiana ComiottoBazzo, Walter Antonio2012-10-24T02:26:09Z2012-10-24T02:26:09Z20082008261553http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaAborda-se, nesta tese, uma análise crítica a respeito dos documentos legais (nacional e institucionais), assim como as concepções dos elaboradores dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia (Elétrica, Mecânica e de Produção e Sistemas) do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina-Joinville quanto à relação Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS na formação do engenheiro. A intenção é contribuir para o aprimoramento do ensino superior como espaço de profissionalização, comprometido com a construção de uma universidade, cujas produção e distribuição de conhecimentos sejam socialmente significativas. Este trabalho destina-se a todos aqueles que se interessam por um maior aprofundamento quanto às questões científicas e tecnológicas direcionadas para o atendimento às demandas sociais e para todos os alunos, técnicos administrativos, professores, diretores, pró-reitores de universidades responsáveis pela elaboração e, especialmente, pela execução de políticas e diretrizes institucionais voltadas aos cursos de graduação, especialmente os de engenharia. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por uma pesquisa documental (análise da legislação) e como um Estudo de Caso, (por se tratar de um único Centro, o Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC). Realizou-se um levantamento, através da aplicação de questionários enviados por meio eletrônico, aos professores dos cursos de Engenharia que pertenciam às comissões de elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos estudados. No que se refere à pesquisa de campo, utilizou-se a análise de conteúdo onde foram estabelecidas 4 (quatro) categorias: epistemológica, humanístico-social; pedagógica e técnica.241 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEngenheirosFormação profissionalLegislaçãoEngenhariaCurriculosProjeto pedagógicoConcepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinvilleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL261553.pdfapplication/pdf2514238https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/1/261553.pdf40a63d4d0f1e899a59d4e8bf225a07b9MD51TEXT261553.pdf.txt261553.pdf.txtExtracted Texttext/plain591171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/2/261553.pdf.txt512e56ff1e673c51c8b174469e0e84e2MD52THUMBNAIL261553.pdf.jpg261553.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/3/261553.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/917792013-05-01 12:08:53.139oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91779Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:08:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
title Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
spellingShingle Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
Menestrina, Tatiana Comiotto
Educação
Engenheiros
Formação profissional
Legislação
Engenharia
Curriculos
Projeto pedagógico
title_short Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
title_full Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
title_fullStr Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
title_full_unstemmed Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
title_sort Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
author Menestrina, Tatiana Comiotto
author_facet Menestrina, Tatiana Comiotto
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Menestrina, Tatiana Comiotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bazzo, Walter Antonio
contributor_str_mv Bazzo, Walter Antonio
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Engenheiros
Formação profissional
Legislação
Engenharia
Curriculos
Projeto pedagógico
topic Educação
Engenheiros
Formação profissional
Legislação
Engenharia
Curriculos
Projeto pedagógico
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T02:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T02:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 261553
identifier_str_mv 261553
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 f.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/1/261553.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/2/261553.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/3/261553.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40a63d4d0f1e899a59d4e8bf225a07b9
512e56ff1e673c51c8b174469e0e84e2
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805404130476032