Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_5b0df965ad55a6fdfd44a663a88c98b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91779 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMenestrina, Tatiana ComiottoBazzo, Walter Antonio2012-10-24T02:26:09Z2012-10-24T02:26:09Z20082008261553http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaAborda-se, nesta tese, uma análise crítica a respeito dos documentos legais (nacional e institucionais), assim como as concepções dos elaboradores dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia (Elétrica, Mecânica e de Produção e Sistemas) do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina-Joinville quanto à relação Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS na formação do engenheiro. A intenção é contribuir para o aprimoramento do ensino superior como espaço de profissionalização, comprometido com a construção de uma universidade, cujas produção e distribuição de conhecimentos sejam socialmente significativas. Este trabalho destina-se a todos aqueles que se interessam por um maior aprofundamento quanto às questões científicas e tecnológicas direcionadas para o atendimento às demandas sociais e para todos os alunos, técnicos administrativos, professores, diretores, pró-reitores de universidades responsáveis pela elaboração e, especialmente, pela execução de políticas e diretrizes institucionais voltadas aos cursos de graduação, especialmente os de engenharia. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por uma pesquisa documental (análise da legislação) e como um Estudo de Caso, (por se tratar de um único Centro, o Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC). Realizou-se um levantamento, através da aplicação de questionários enviados por meio eletrônico, aos professores dos cursos de Engenharia que pertenciam às comissões de elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos estudados. No que se refere à pesquisa de campo, utilizou-se a análise de conteúdo onde foram estabelecidas 4 (quatro) categorias: epistemológica, humanístico-social; pedagógica e técnica.241 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEngenheirosFormação profissionalLegislaçãoEngenhariaCurriculosProjeto pedagógicoConcepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinvilleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL261553.pdfapplication/pdf2514238https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/1/261553.pdf40a63d4d0f1e899a59d4e8bf225a07b9MD51TEXT261553.pdf.txt261553.pdf.txtExtracted Texttext/plain591171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/2/261553.pdf.txt512e56ff1e673c51c8b174469e0e84e2MD52THUMBNAIL261553.pdf.jpg261553.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/3/261553.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/917792013-05-01 12:08:53.139oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91779Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:08:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
title |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
spellingShingle |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville Menestrina, Tatiana Comiotto Educação Engenheiros Formação profissional Legislação Engenharia Curriculos Projeto pedagógico |
title_short |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
title_full |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
title_fullStr |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
title_full_unstemmed |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
title_sort |
Concepção da ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville |
author |
Menestrina, Tatiana Comiotto |
author_facet |
Menestrina, Tatiana Comiotto |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menestrina, Tatiana Comiotto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bazzo, Walter Antonio |
contributor_str_mv |
Bazzo, Walter Antonio |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Engenheiros Formação profissional Legislação Engenharia Curriculos Projeto pedagógico |
topic |
Educação Engenheiros Formação profissional Legislação Engenharia Curriculos Projeto pedagógico |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T02:26:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T02:26:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
261553 |
identifier_str_mv |
261553 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
241 f.| grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/1/261553.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/2/261553.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91779/3/261553.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40a63d4d0f1e899a59d4e8bf225a07b9 512e56ff1e673c51c8b174469e0e84e2 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805404130476032 |