A natureza da relação entre escolaridade materna e mortalidade infantil e na infância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Conceicao de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9D8PJT
Resumo: Essa tese discutiu o formato do relacionamento entre escolaridade materna e mortalidade infantil (mortalidade neonatal precoce, neonatal, pós-neonatal) e mortalidade na infância, no Brasil, utilizando dados provenientes das rodadas do programa mundial Measure Demographic and Health Survey (DHS). Foram analisadas informações de nascidos vivos únicos na PNSMIPF 1986 (n=3.573), PNDS 1996 (n=5.045) e PNDS 2006 (n=6.054). A escolaridade materna representa um dos determinantes socioeconômicos da sobrevivência da criança mais estudados em todo o mundo, porém, estudos voltados para natureza dessa relação ainda são escassos. Com base nos modelos teóricos do gradiente socioeconômico e do threshold model foram estabelecidas duas hipóteses para o formato do relacionamento entre escolaridade materna e mortalidade infantil e na infância: retornos graduados aos anos de estudo da mãe na sobrevivência da criança e existência de pelo menos um threshold na curva que descreve a relação entre essas duas dimensões. Foram conduzidas três análises, tendo sido empregados na Análise 1 modelos de regressão de Poisson para oito modelos multivariados ajustados por características maternas, da criança, do histórico reprodutivo da mãe e da assistência pré-natal, da exposição à mídia, do domicílio e do mercado de casamentos. A variável dependente foi a resposta binária à ocorrência/não ocorrência do óbito infantil e na infância e os anos de estudo discretos completados pela mãe constituíram a variável independente de interesse. A Análise 2 empregou os mesmos modelos de regressão de Poisson, porém, foram utilizados níveis de anos de ensino para expressar a escolaridade da mãe. Na Análise 3 foram utilizados modelos de regressão de Poisson ajustados pela função spline linear para a obtenção de threshold(s) nos efeitos de anos discretos da mãe na mortalidade infantil e na infância. Os resultados encontrados na primeira análise indicaram efeitos nulos dos anos de estudo maternos na sobrevivência da criança em todas as componentes analisadas, tendo sido esse um quadro que se repetiu nas três amostras, refutando a hipótese derivada do gradiente socioeconômico. Já dentre os principais resultados obtidos na Análise 2, verificou-se predomínio de efeitos nulos da escolaridade materna até o grupo Graduação ou mais, que na maior parte das vezes, desempenhou um papel protetor à ocorrência do óbito infantil e na infância, sobretudo na PNDS 2006. Na Análise 3 os resultados indicaram tendência de mudança no tempo de um formato linear para um formato contendo pelo menos um threshold na relação entre escolaridade materna e mortalidade infantil e na infância. Foram encontrados pontos de quebra na curva elevados (dez e onze anos de estudo) e que contrastam com os poucos anos de educação formal que têm sido referenciados na literatura como necessários para que a educação materna comece a afetar a sobrevivência da criança. No geral, a distinção de formatos encontrados por segmentos da mortalidade infantil e mortalidade na infância podem ser explicados pela mudança no tempo da estrutura de causas desses óbitos e a capacidade da escolaridade materna em afetá-los, bem como a introdução de novas tecnologias médicas em saúde infantil e o padrão de desigualdades entre grupos sociais no acesso a esses recursos.
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Com base nos modelos teóricos do gradiente socioeconômico e do threshold model foram estabelecidas duas hipóteses para o formato do relacionamento entre escolaridade materna e mortalidade infantil e na infância: retornos graduados aos anos de estudo da mãe na sobrevivência da criança e existência de pelo menos um threshold na curva que descreve a relação entre essas duas dimensões. Foram conduzidas três análises, tendo sido empregados na Análise 1 modelos de regressão de Poisson para oito modelos multivariados ajustados por características maternas, da criança, do histórico reprodutivo da mãe e da assistência pré-natal, da exposição à mídia, do domicílio e do mercado de casamentos. A variável dependente foi a resposta binária à ocorrência/não ocorrência do óbito infantil e na infância e os anos de estudo discretos completados pela mãe constituíram a variável independente de interesse. 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Na Análise 3 os resultados indicaram tendência de mudança no tempo de um formato linear para um formato contendo pelo menos um threshold na relação entre escolaridade materna e mortalidade infantil e na infância. Foram encontrados pontos de quebra na curva elevados (dez e onze anos de estudo) e que contrastam com os poucos anos de educação formal que têm sido referenciados na literatura como necessários para que a educação materna comece a afetar a sobrevivência da criança. No geral, a distinção de formatos encontrados por segmentos da mortalidade infantil e mortalidade na infância podem ser explicados pela mudança no tempo da estrutura de causas desses óbitos e a capacidade da escolaridade materna em afetá-los, bem como a introdução de novas tecnologias médicas em saúde infantil e o padrão de desigualdades entre grupos sociais no acesso a esses recursos.This dissertation investigates the nature of the relationship between maternal education and infant mortality (early neonatal mortality, neonatal mortality, post-neonatal mortality) and child mortality in Brazil using data from the Demographic and Health Survey (DHS). Maternal education is an important socioeconomic determinant of mortality during the childhood, but few studies highlight the nature of this relationship. Based on the socioeconomic gradient and threshold model, this work defined two hypothesis related to the relationship between maternal education and infant and child mortality: graduated returns to maternal education on child survival, and existence of one or more thresholds along the single years of schooling maternals curve. The study was performed using three complementary analyses. First, I used Poisson regression models to study the average effect of additional maternals education year on the infant and child mortality prevalence, controlled by selected associated factors (maternal and child demographic characteristics, maternal reproductive history, prenatal care, maternal exposition to information, household characteristics and marriage market). The results of the Analysis 1 showed null effects of maternal education on child survival for all samples and refused the hypothesis related to socioeconomic gradient. Second, I use Poisson regression models, but maternal education categories were used in order to verify different effects of maternal schooling levels on child survival. In general, the results of Analysis 2 showed protector maternal educations effects up to high levels of schooling (college) and null effects before, mainly in 2006. Finally, I applied spline regression models to verify whether there were threshold and how many there were along the curve that describe the relationship between maternal education and child survival. Results of Analysis 3 showed trend of change to linear from threshold structure of the relationship between maternal education and infant and child survival. It was verified high thresholds (ten and eleven years of maternal schooling) in contrast of few years indicated for previous studies. In brief, the results indicated that differences in the nature of the relationship between maternal education and infant mortality components and child mortality can be the result of change in mortality structure of causes, and the introduction of new medicine technologies in the field of child heath and the pattern of social inequalities in the access of these resources.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMortalidade infantil BrasilMulheres Brasil Condições sociaisThreshold modelMortalidade infantilMortalidade na infânciaEscolaridade maternaGradiente socioeconômicoA natureza da relação entre escolaridade materna e mortalidade infantil e na infância no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciana_concei__o_de_lima.pdfapplication/pdf19231874https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9D8PJT/1/luciana_concei__o_de_lima.pdf3d79d6e3f3bc349c4833ef3dfd37989bMD51TEXTluciana_concei__o_de_lima.pdf.txtluciana_concei__o_de_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain194https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9D8PJT/2/luciana_concei__o_de_lima.pdf.txtff16381ec73fc2ed6fc2aea2f75a6576MD521843/AMSA-9D8PJT2019-11-14 10:25:05.347oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-9D8PJTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:25:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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