Interação físico-digital no projeto de Arquitetura: materialidade, virtualidade e concepção
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43355 |
Resumo: | A evolução dos processos computacionais integrou a produção arquitetônica em um continuum digital capaz de lidar com grande quantidade de informação e precisão no processo de projeto. Este encadeamento alterou a lógica ortogonal e repetitiva permitindo ao projeto incorporar relações de grande complexidade e variabilidade formal. Essa transformação trouxe, entretanto, um custo intrínseco: os processos de projeto se distanciaram da atuação direta e intuitiva sobre o artefato, abandonando as relações materiais e gestuais, para se organizar em procedimentos excessivamente objetificados (CABRAL FILHO, 2013). Na transição dos processos tradicionais, como croqui e maquetes, para as ferramentas digitais, as interfaces intuitivas e diretas, que permitiam a representação de informações abstratas, subjetivas, em diversos níveis de precisão, foram se tornando cada vez mais objetivas e precisas, rompendo a relação gestual e tátil inerente ao modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004) e aumentando significativamente a distância entre o arquiteto e o objeto ao estabelecer uma interação passiva e excessivamente mediada. Esse distanciamento impede a expressão tátil do gesto de concepção e as ferramentas deixam de atuar como extensões do corpo, tornando o pensamento menos sensorial e corporificado (PALLASMAA, 2013; SENNET, 2004), pois o projeto manipulado é capaz de organizar processos metodológicos que desenvolvem a exploração tátil, abarcando sua dimensão simbólica ao mesmo tempo em que se mantém integrado a uma experimentação formal. Por outro lado, a modernidade e a evolução tecnológica nos permitem imaginar e propor novos métodos para tornar a experiência humana mais próxima do objeto e ampliar a gama de possibilidades oferecidas pela programação em conjunto às nossas próprias mãos (FLUSSER, 2007). Neste sentido vemos o surgimento de diversas ferramentas projetuais imersivas, como as plataformas em realidade virtual, que buscam fechar este ciclo, fazendo o resgate das relações táteis e gestuais no processo de projeto digital, reaproximando o arquiteto de seu objeto e buscando a produção de interfaces mais intuitivas e simples. Apesar da grande evolução e esforços neste sentido, muita coisa ainda falta para uma verdadeira integração entre processos físicos e digitais nas ferramentas de concepção arquitetônicas, principalmente em relação à materialidade e relação tátil, que ainda se mostram muito deficientes nestas plataformas. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver mecanismos de integração entre estas plataformas, de forma que elas possam trabalhar de maneira paralela e complementar durante o processo de concepção arquitetônica. Assim, uma exploração mais integrada entre procedimentos tradicionais e novas tecnologias podem significar a recuperação da materialidade e gestualidade no processo de projeto. Para isso, buscaremos a construção de mecanismos que permitam a transposição mais simples e rápida entre as plataformas, seja pela digitalização de modelos e estudos produzidos materialmente, através de fotogrametria e Escaneamento 3D, ou, no sentido inverso, na materialização de modelos virtuais através de processos de envelopamento, fatiamento ou estruturação paramétrica. Estes estudos nos permitirão avaliar as possibilidades de integração entre as plataformas, suas possibilidades e limites no processo de projeto e buscar o desenvolvimento de mecanismos e procedimentos que facilitem os processos de alternância entre plataformas. |
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Por outro lado, a modernidade e a evolução tecnológica nos permitem imaginar e propor novos métodos para tornar a experiência humana mais próxima do objeto e ampliar a gama de possibilidades oferecidas pela programação em conjunto às nossas próprias mãos (FLUSSER, 2007). Neste sentido vemos o surgimento de diversas ferramentas projetuais imersivas, como as plataformas em realidade virtual, que buscam fechar este ciclo, fazendo o resgate das relações táteis e gestuais no processo de projeto digital, reaproximando o arquiteto de seu objeto e buscando a produção de interfaces mais intuitivas e simples. Apesar da grande evolução e esforços neste sentido, muita coisa ainda falta para uma verdadeira integração entre processos físicos e digitais nas ferramentas de concepção arquitetônicas, principalmente em relação à materialidade e relação tátil, que ainda se mostram muito deficientes nestas plataformas. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver mecanismos de integração entre estas plataformas, de forma que elas possam trabalhar de maneira paralela e complementar durante o processo de concepção arquitetônica. Assim, uma exploração mais integrada entre procedimentos tradicionais e novas tecnologias podem significar a recuperação da materialidade e gestualidade no processo de projeto. Para isso, buscaremos a construção de mecanismos que permitam a transposição mais simples e rápida entre as plataformas, seja pela digitalização de modelos e estudos produzidos materialmente, através de fotogrametria e Escaneamento 3D, ou, no sentido inverso, na materialização de modelos virtuais através de processos de envelopamento, fatiamento ou estruturação paramétrica. Estes estudos nos permitirão avaliar as possibilidades de integração entre as plataformas, suas possibilidades e limites no processo de projeto e buscar o desenvolvimento de mecanismos e procedimentos que facilitem os processos de alternância entre plataformas.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURACongresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do SulProjeto arquitetônicoRealidade virtualModelagem de processosProjeto de ArquiteturaRealidade virtualProcesso de projetoInteração físico-digital no projeto de Arquitetura: materialidade, virtualidade e concepçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.researchgate.net/publication/336650159_Interacao_Fisico-Digital_no_Projeto_de_Arquitetura_materialidade_virtualidade_e_concepcaoTales Bohrer Lobosco Gonzaga de OliveiraDanilo Celso da SilvaGustavo Jun Moritaniapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43355/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALInteração físico-digital no projeto de Arquitetura.pdfInteração físico-digital no projeto de Arquitetura.pdfapplication/pdf1713997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43355/2/Intera%c3%a7%c3%a3o%20f%c3%adsico-digital%20no%20projeto%20de%20Arquitetura.pdfddd58b1a4be4ef287827bdd3a693f850MD521843/433552022-07-15 19:55:49.768oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-15T22:55:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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