Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43430 |
Resumo: | Este artigo busca analisar as transformações sofridas nos processos de projeto desde a implementação das ferramentas digitais. A partir da discussão sobre os limites identificados na construção de um modelo operacional que não atua diretamente sobre forma/objeto gerada, e onde o gesto e a materialidade perderam seu espaço, este artigo propõe uma experiência de projeto baseada na interação entre ferramentas de realidade analógica e virtual, permitindo a recuperação de interações tátil e material, com a manipulação direta da forma final do objeto em um ambiente de design digital. |
id |
UFMG_87f1642f1b92be26231c018e59e0b634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43430 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-19T20:41:57Z2022-07-19T20:41:57Z20182210.5151/sigradi2018-13272318-6968http://hdl.handle.net/1843/43430Este artigo busca analisar as transformações sofridas nos processos de projeto desde a implementação das ferramentas digitais. A partir da discussão sobre os limites identificados na construção de um modelo operacional que não atua diretamente sobre forma/objeto gerada, e onde o gesto e a materialidade perderam seu espaço, este artigo propõe uma experiência de projeto baseada na interação entre ferramentas de realidade analógica e virtual, permitindo a recuperação de interações tátil e material, com a manipulação direta da forma final do objeto em um ambiente de design digital.This article aims to analyze the transformations undergone in design since the implementation of the digital processes. Seeking to discuss the limits for the construction of an operational model that does not act directly on the generated form and where the gesture and the materiality lost their place. In this sense, this paper proposes a project experience based on the interaction between analogue and virtual reality tools, allowing the retrieval of tactile and material interactions, with the direct manipulation of the final shape of the object in a digital design environment.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURACongresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica DigitalArquitetura e tecnologiaRealidade virtualProjeto arquitetônicoProjeto digitalTátilMaterialidadeRealidade virtualGestoVirtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/-29682Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALVirtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design.pdfVirtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design.pdfapplication/pdf346766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/2/Virtual%20reality%20as%20a%20tool%20to%20regain%20tactual%20procedures%20in%20digital%20design.pdf88ea44c3438639a4d5877bf6262f4d08MD521843/434302022-07-20 20:21:56.353oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-20T23:21:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
title |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
spellingShingle |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira Projeto digital Tátil Materialidade Realidade virtual Gesto Arquitetura e tecnologia Realidade virtual Projeto arquitetônico |
title_short |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
title_full |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
title_fullStr |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
title_full_unstemmed |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
title_sort |
Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design |
author |
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira |
author_facet |
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto digital Tátil Materialidade Realidade virtual Gesto |
topic |
Projeto digital Tátil Materialidade Realidade virtual Gesto Arquitetura e tecnologia Realidade virtual Projeto arquitetônico |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arquitetura e tecnologia Realidade virtual Projeto arquitetônico |
description |
Este artigo busca analisar as transformações sofridas nos processos de projeto desde a implementação das ferramentas digitais. A partir da discussão sobre os limites identificados na construção de um modelo operacional que não atua diretamente sobre forma/objeto gerada, e onde o gesto e a materialidade perderam seu espaço, este artigo propõe uma experiência de projeto baseada na interação entre ferramentas de realidade analógica e virtual, permitindo a recuperação de interações tátil e material, com a manipulação direta da forma final do objeto em um ambiente de design digital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T20:41:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T20:41:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/43430 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.5151/sigradi2018-1327 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-6968 |
identifier_str_mv |
10.5151/sigradi2018-1327 2318-6968 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/2/Virtual%20reality%20as%20a%20tool%20to%20regain%20tactual%20procedures%20in%20digital%20design.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 88ea44c3438639a4d5877bf6262f4d08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589388903383040 |