Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43430
Resumo: Este artigo busca analisar as transformações sofridas nos processos de projeto desde a implementação das ferramentas digitais. A partir da discussão sobre os limites identificados na construção de um modelo operacional que não atua diretamente sobre forma/objeto gerada, e onde o gesto e a materialidade perderam seu espaço, este artigo propõe uma experiência de projeto baseada na interação entre ferramentas de realidade analógica e virtual, permitindo a recuperação de interações tátil e material, com a manipulação direta da forma final do objeto em um ambiente de design digital.
id UFMG_87f1642f1b92be26231c018e59e0b634
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/43430
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-07-19T20:41:57Z2022-07-19T20:41:57Z20182210.5151/sigradi2018-13272318-6968http://hdl.handle.net/1843/43430Este artigo busca analisar as transformações sofridas nos processos de projeto desde a implementação das ferramentas digitais. A partir da discussão sobre os limites identificados na construção de um modelo operacional que não atua diretamente sobre forma/objeto gerada, e onde o gesto e a materialidade perderam seu espaço, este artigo propõe uma experiência de projeto baseada na interação entre ferramentas de realidade analógica e virtual, permitindo a recuperação de interações tátil e material, com a manipulação direta da forma final do objeto em um ambiente de design digital.This article aims to analyze the transformations undergone in design since the implementation of the digital processes. Seeking to discuss the limits for the construction of an operational model that does not act directly on the generated form and where the gesture and the materiality lost their place. In this sense, this paper proposes a project experience based on the interaction between analogue and virtual reality tools, allowing the retrieval of tactile and material interactions, with the direct manipulation of the final shape of the object in a digital design environment.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURACongresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica DigitalArquitetura e tecnologiaRealidade virtualProjeto arquitetônicoProjeto digitalTátilMaterialidadeRealidade virtualGestoVirtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/-29682Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALVirtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design.pdfVirtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design.pdfapplication/pdf346766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/2/Virtual%20reality%20as%20a%20tool%20to%20regain%20tactual%20procedures%20in%20digital%20design.pdf88ea44c3438639a4d5877bf6262f4d08MD521843/434302022-07-20 20:21:56.353oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-20T23:21:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
title Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
spellingShingle Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Projeto digital
Tátil
Materialidade
Realidade virtual
Gesto
Arquitetura e tecnologia
Realidade virtual
Projeto arquitetônico
title_short Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
title_full Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
title_fullStr Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
title_full_unstemmed Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
title_sort Virtual reality as a tool to regain tactual procedures in digital design
author Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
author_facet Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto digital
Tátil
Materialidade
Realidade virtual
Gesto
topic Projeto digital
Tátil
Materialidade
Realidade virtual
Gesto
Arquitetura e tecnologia
Realidade virtual
Projeto arquitetônico
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura e tecnologia
Realidade virtual
Projeto arquitetônico
description Este artigo busca analisar as transformações sofridas nos processos de projeto desde a implementação das ferramentas digitais. A partir da discussão sobre os limites identificados na construção de um modelo operacional que não atua diretamente sobre forma/objeto gerada, e onde o gesto e a materialidade perderam seu espaço, este artigo propõe uma experiência de projeto baseada na interação entre ferramentas de realidade analógica e virtual, permitindo a recuperação de interações tátil e material, com a manipulação direta da forma final do objeto em um ambiente de design digital.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T20:41:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T20:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/43430
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5151/sigradi2018-1327
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-6968
identifier_str_mv 10.5151/sigradi2018-1327
2318-6968
url http://hdl.handle.net/1843/43430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43430/2/Virtual%20reality%20as%20a%20tool%20to%20regain%20tactual%20procedures%20in%20digital%20design.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
88ea44c3438639a4d5877bf6262f4d08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589388903383040