Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Larissa Vecchi Machado
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43391
Resumo: A integração dos processos digitais em uma plataforma contínua atuando da concepção a execução aportou grande precisão aos projetos e à sua execução, entretanto, Kurmann (1998) defende que neste processo, o enfoque das ferramentas de suporte ao projeto se desviou para os aspectos construtivos e técnicos, dando grande suporte à construção, racionalização e industrialização, mas, ao mesmo tempo, criando um grande vazio instrumental referente às possibilidades criativas e exploratórias dos estágios preliminares do processo de projeto, muitas vezes ainda conceituais e imprecisos (KURMANN, 1998). O processo de concepção arquitetônica, em suas etapas iniciais, é uma atividade bastante complexa, intuitiva e conceitual. Seus “movimentos’ iniciais são fortemente conectados à fluidez, à mutabilidade e à subjetividade promovendo um processo evolutivo que se apoia em transformações sucessivas, muitas vezes contraditórias. Assim, durante o processo de concepção o arquiteto constrói um modelo mental do objeto ao mesmo tempo em que produz as representações que atuam como suporte da memória na concepção. São esquemas contendo apenas partes significativas do modelo: decisões, intenções e direcionamentos, em lugar de objetos definidos e específicos (DE VRIES; WAGTER, 1998). Ou seja, nas fases iniciais de um projeto, o arquiteto precisa utilizar conceitos bastante vagos e imprecisos e só conseguirá atingir o grau de definição técnica que as plataformas digitais exigem quando o projeto já estiver bastante avançado (DE VRIES; WAGTER, 1989). É neste sentido que percebemos que as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais. A necessidade permanente de precisão estabelece das plataformas digitais estabelece uma fratura no continuum dialético do processo projetual, impedindo o amadurecimento gradativo das ideias e formas e estabelecendo uma interação passiva e excessivamente mediada. Este artigo busca preencher esta lacuna através da experimentação projetual em uma plataforma imersiva em realidade virtual, que seja capaz de oferecer uma operação intuitiva, a possibilidade de visualização em tempo real e multiescalar do objeto projetado. Ou seja, efetivar a coerente transposição das qualidades intrínsecas das interfaces projetuais, de concepção e gestação, para o suporte digital. Assim, buscamos a experimentação e aprimoramento de uma plataforma digital e imersiva que seja capaz de proporcionar a interação em tempo real com o objeto, promovendo a representação e percepção instantânea de cada gesto projetual, em uma plataforma intuitiva e simples, capaz de reproduzir o modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004). Para isso, utilizaremos as diversas ferramentas de realidade virtual, aplicadas em uma plataforma de projeto, mas também de maneira paralela e comparativa aos processos tradicionalmente utilizados nestas etapas. Buscamos assim, entender a efetiva contribuição que as plataformas imersivas podem aportar ao processo de projeto, seus benefícios e limitações, além de compreender a efetiva capacidade que tal plataforma possui em reduzir a mediação e o distanciamento entre o arquiteto e o objeto projetado.
id UFMG_eba863191061f029d33b4738bad5011f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/43391
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-07-18T20:51:03Z2022-07-18T20:51:03Z2019239786580968091http://hdl.handle.net/1843/43391A integração dos processos digitais em uma plataforma contínua atuando da concepção a execução aportou grande precisão aos projetos e à sua execução, entretanto, Kurmann (1998) defende que neste processo, o enfoque das ferramentas de suporte ao projeto se desviou para os aspectos construtivos e técnicos, dando grande suporte à construção, racionalização e industrialização, mas, ao mesmo tempo, criando um grande vazio instrumental referente às possibilidades criativas e exploratórias dos estágios preliminares do processo de projeto, muitas vezes ainda conceituais e imprecisos (KURMANN, 1998). O processo de concepção arquitetônica, em suas etapas iniciais, é uma atividade bastante complexa, intuitiva e conceitual. Seus “movimentos’ iniciais são fortemente conectados à fluidez, à mutabilidade e à subjetividade promovendo um processo evolutivo que se apoia em transformações sucessivas, muitas vezes contraditórias. Assim, durante o processo de concepção o arquiteto constrói um modelo mental do objeto ao mesmo tempo em que produz as representações que atuam como suporte da memória na concepção. São esquemas contendo apenas partes significativas do modelo: decisões, intenções e direcionamentos, em lugar de objetos definidos e específicos (DE VRIES; WAGTER, 1998). Ou seja, nas fases iniciais de um projeto, o arquiteto precisa utilizar conceitos bastante vagos e imprecisos e só conseguirá atingir o grau de definição técnica que as plataformas digitais exigem quando o projeto já estiver bastante avançado (DE VRIES; WAGTER, 1989). É neste sentido que percebemos que as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais. A necessidade permanente de precisão estabelece das plataformas digitais estabelece uma fratura no continuum dialético do processo projetual, impedindo o amadurecimento gradativo das ideias e formas e estabelecendo uma interação passiva e excessivamente mediada. Este artigo busca preencher esta lacuna através da experimentação projetual em uma plataforma imersiva em realidade virtual, que seja capaz de oferecer uma operação intuitiva, a possibilidade de visualização em tempo real e multiescalar do objeto projetado. Ou seja, efetivar a coerente transposição das qualidades intrínsecas das interfaces projetuais, de concepção e gestação, para o suporte digital. Assim, buscamos a experimentação e aprimoramento de uma plataforma digital e imersiva que seja capaz de proporcionar a interação em tempo real com o objeto, promovendo a representação e percepção instantânea de cada gesto projetual, em uma plataforma intuitiva e simples, capaz de reproduzir o modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004). Para isso, utilizaremos as diversas ferramentas de realidade virtual, aplicadas em uma plataforma de projeto, mas também de maneira paralela e comparativa aos processos tradicionalmente utilizados nestas etapas. Buscamos assim, entender a efetiva contribuição que as plataformas imersivas podem aportar ao processo de projeto, seus benefícios e limitações, além de compreender a efetiva capacidade que tal plataforma possui em reduzir a mediação e o distanciamento entre o arquiteto e o objeto projetado.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURACongresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do SulProjeto arquitetônicoRealidade virtualModelagem de processosRealidade VirtualProcesso de projetoProjeto de ArquiteturaPlataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.researchgate.net/publication/336444372_Plataformas_de_Exploracao_e_Concepcao_Projetual_em_Realidade_virtualTales Bohrer Lobosco Gonzaga de OliveiraLarissa Vecchi Machadoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPlataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual.pdfPlataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual.pdfapplication/pdf1619410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/2/Plataformas%20de%20explora%c3%a7%c3%a3o%20e%20concep%c3%a7%c3%a3o%20projetual%20em%20realidade%20virtual.pdfaeca10d83a74c500f61591cc054cfbabMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/433912022-07-18 17:51:03.421oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-18T20:51:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
title Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
spellingShingle Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Realidade Virtual
Processo de projeto
Projeto de Arquitetura
Projeto arquitetônico
Realidade virtual
Modelagem de processos
title_short Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
title_full Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
title_fullStr Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
title_full_unstemmed Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
title_sort Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
author Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
author_facet Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Larissa Vecchi Machado
author_role author
author2 Larissa Vecchi Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Larissa Vecchi Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
Processo de projeto
Projeto de Arquitetura
topic Realidade Virtual
Processo de projeto
Projeto de Arquitetura
Projeto arquitetônico
Realidade virtual
Modelagem de processos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Projeto arquitetônico
Realidade virtual
Modelagem de processos
description A integração dos processos digitais em uma plataforma contínua atuando da concepção a execução aportou grande precisão aos projetos e à sua execução, entretanto, Kurmann (1998) defende que neste processo, o enfoque das ferramentas de suporte ao projeto se desviou para os aspectos construtivos e técnicos, dando grande suporte à construção, racionalização e industrialização, mas, ao mesmo tempo, criando um grande vazio instrumental referente às possibilidades criativas e exploratórias dos estágios preliminares do processo de projeto, muitas vezes ainda conceituais e imprecisos (KURMANN, 1998). O processo de concepção arquitetônica, em suas etapas iniciais, é uma atividade bastante complexa, intuitiva e conceitual. Seus “movimentos’ iniciais são fortemente conectados à fluidez, à mutabilidade e à subjetividade promovendo um processo evolutivo que se apoia em transformações sucessivas, muitas vezes contraditórias. Assim, durante o processo de concepção o arquiteto constrói um modelo mental do objeto ao mesmo tempo em que produz as representações que atuam como suporte da memória na concepção. São esquemas contendo apenas partes significativas do modelo: decisões, intenções e direcionamentos, em lugar de objetos definidos e específicos (DE VRIES; WAGTER, 1998). Ou seja, nas fases iniciais de um projeto, o arquiteto precisa utilizar conceitos bastante vagos e imprecisos e só conseguirá atingir o grau de definição técnica que as plataformas digitais exigem quando o projeto já estiver bastante avançado (DE VRIES; WAGTER, 1989). É neste sentido que percebemos que as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais. A necessidade permanente de precisão estabelece das plataformas digitais estabelece uma fratura no continuum dialético do processo projetual, impedindo o amadurecimento gradativo das ideias e formas e estabelecendo uma interação passiva e excessivamente mediada. Este artigo busca preencher esta lacuna através da experimentação projetual em uma plataforma imersiva em realidade virtual, que seja capaz de oferecer uma operação intuitiva, a possibilidade de visualização em tempo real e multiescalar do objeto projetado. Ou seja, efetivar a coerente transposição das qualidades intrínsecas das interfaces projetuais, de concepção e gestação, para o suporte digital. Assim, buscamos a experimentação e aprimoramento de uma plataforma digital e imersiva que seja capaz de proporcionar a interação em tempo real com o objeto, promovendo a representação e percepção instantânea de cada gesto projetual, em uma plataforma intuitiva e simples, capaz de reproduzir o modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004). Para isso, utilizaremos as diversas ferramentas de realidade virtual, aplicadas em uma plataforma de projeto, mas também de maneira paralela e comparativa aos processos tradicionalmente utilizados nestas etapas. Buscamos assim, entender a efetiva contribuição que as plataformas imersivas podem aportar ao processo de projeto, seus benefícios e limitações, além de compreender a efetiva capacidade que tal plataforma possui em reduzir a mediação e o distanciamento entre o arquiteto e o objeto projetado.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-18T20:51:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-18T20:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/43391
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 9786580968091
identifier_str_mv 9786580968091
url http://hdl.handle.net/1843/43391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/2/Plataformas%20de%20explora%c3%a7%c3%a3o%20e%20concep%c3%a7%c3%a3o%20projetual%20em%20realidade%20virtual.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aeca10d83a74c500f61591cc054cfbab
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589185691451392