Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43391 |
Resumo: | A integração dos processos digitais em uma plataforma contínua atuando da concepção a execução aportou grande precisão aos projetos e à sua execução, entretanto, Kurmann (1998) defende que neste processo, o enfoque das ferramentas de suporte ao projeto se desviou para os aspectos construtivos e técnicos, dando grande suporte à construção, racionalização e industrialização, mas, ao mesmo tempo, criando um grande vazio instrumental referente às possibilidades criativas e exploratórias dos estágios preliminares do processo de projeto, muitas vezes ainda conceituais e imprecisos (KURMANN, 1998). O processo de concepção arquitetônica, em suas etapas iniciais, é uma atividade bastante complexa, intuitiva e conceitual. Seus “movimentos’ iniciais são fortemente conectados à fluidez, à mutabilidade e à subjetividade promovendo um processo evolutivo que se apoia em transformações sucessivas, muitas vezes contraditórias. Assim, durante o processo de concepção o arquiteto constrói um modelo mental do objeto ao mesmo tempo em que produz as representações que atuam como suporte da memória na concepção. São esquemas contendo apenas partes significativas do modelo: decisões, intenções e direcionamentos, em lugar de objetos definidos e específicos (DE VRIES; WAGTER, 1998). Ou seja, nas fases iniciais de um projeto, o arquiteto precisa utilizar conceitos bastante vagos e imprecisos e só conseguirá atingir o grau de definição técnica que as plataformas digitais exigem quando o projeto já estiver bastante avançado (DE VRIES; WAGTER, 1989). É neste sentido que percebemos que as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais. A necessidade permanente de precisão estabelece das plataformas digitais estabelece uma fratura no continuum dialético do processo projetual, impedindo o amadurecimento gradativo das ideias e formas e estabelecendo uma interação passiva e excessivamente mediada. Este artigo busca preencher esta lacuna através da experimentação projetual em uma plataforma imersiva em realidade virtual, que seja capaz de oferecer uma operação intuitiva, a possibilidade de visualização em tempo real e multiescalar do objeto projetado. Ou seja, efetivar a coerente transposição das qualidades intrínsecas das interfaces projetuais, de concepção e gestação, para o suporte digital. Assim, buscamos a experimentação e aprimoramento de uma plataforma digital e imersiva que seja capaz de proporcionar a interação em tempo real com o objeto, promovendo a representação e percepção instantânea de cada gesto projetual, em uma plataforma intuitiva e simples, capaz de reproduzir o modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004). Para isso, utilizaremos as diversas ferramentas de realidade virtual, aplicadas em uma plataforma de projeto, mas também de maneira paralela e comparativa aos processos tradicionalmente utilizados nestas etapas. Buscamos assim, entender a efetiva contribuição que as plataformas imersivas podem aportar ao processo de projeto, seus benefícios e limitações, além de compreender a efetiva capacidade que tal plataforma possui em reduzir a mediação e o distanciamento entre o arquiteto e o objeto projetado. |
id |
UFMG_eba863191061f029d33b4738bad5011f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43391 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-18T20:51:03Z2022-07-18T20:51:03Z2019239786580968091http://hdl.handle.net/1843/43391A integração dos processos digitais em uma plataforma contínua atuando da concepção a execução aportou grande precisão aos projetos e à sua execução, entretanto, Kurmann (1998) defende que neste processo, o enfoque das ferramentas de suporte ao projeto se desviou para os aspectos construtivos e técnicos, dando grande suporte à construção, racionalização e industrialização, mas, ao mesmo tempo, criando um grande vazio instrumental referente às possibilidades criativas e exploratórias dos estágios preliminares do processo de projeto, muitas vezes ainda conceituais e imprecisos (KURMANN, 1998). O processo de concepção arquitetônica, em suas etapas iniciais, é uma atividade bastante complexa, intuitiva e conceitual. Seus “movimentos’ iniciais são fortemente conectados à fluidez, à mutabilidade e à subjetividade promovendo um processo evolutivo que se apoia em transformações sucessivas, muitas vezes contraditórias. Assim, durante o processo de concepção o arquiteto constrói um modelo mental do objeto ao mesmo tempo em que produz as representações que atuam como suporte da memória na concepção. São esquemas contendo apenas partes significativas do modelo: decisões, intenções e direcionamentos, em lugar de objetos definidos e específicos (DE VRIES; WAGTER, 1998). Ou seja, nas fases iniciais de um projeto, o arquiteto precisa utilizar conceitos bastante vagos e imprecisos e só conseguirá atingir o grau de definição técnica que as plataformas digitais exigem quando o projeto já estiver bastante avançado (DE VRIES; WAGTER, 1989). É neste sentido que percebemos que as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais. A necessidade permanente de precisão estabelece das plataformas digitais estabelece uma fratura no continuum dialético do processo projetual, impedindo o amadurecimento gradativo das ideias e formas e estabelecendo uma interação passiva e excessivamente mediada. Este artigo busca preencher esta lacuna através da experimentação projetual em uma plataforma imersiva em realidade virtual, que seja capaz de oferecer uma operação intuitiva, a possibilidade de visualização em tempo real e multiescalar do objeto projetado. Ou seja, efetivar a coerente transposição das qualidades intrínsecas das interfaces projetuais, de concepção e gestação, para o suporte digital. Assim, buscamos a experimentação e aprimoramento de uma plataforma digital e imersiva que seja capaz de proporcionar a interação em tempo real com o objeto, promovendo a representação e percepção instantânea de cada gesto projetual, em uma plataforma intuitiva e simples, capaz de reproduzir o modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004). Para isso, utilizaremos as diversas ferramentas de realidade virtual, aplicadas em uma plataforma de projeto, mas também de maneira paralela e comparativa aos processos tradicionalmente utilizados nestas etapas. Buscamos assim, entender a efetiva contribuição que as plataformas imersivas podem aportar ao processo de projeto, seus benefícios e limitações, além de compreender a efetiva capacidade que tal plataforma possui em reduzir a mediação e o distanciamento entre o arquiteto e o objeto projetado.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURACongresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do SulProjeto arquitetônicoRealidade virtualModelagem de processosRealidade VirtualProcesso de projetoProjeto de ArquiteturaPlataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.researchgate.net/publication/336444372_Plataformas_de_Exploracao_e_Concepcao_Projetual_em_Realidade_virtualTales Bohrer Lobosco Gonzaga de OliveiraLarissa Vecchi Machadoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPlataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual.pdfPlataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual.pdfapplication/pdf1619410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/2/Plataformas%20de%20explora%c3%a7%c3%a3o%20e%20concep%c3%a7%c3%a3o%20projetual%20em%20realidade%20virtual.pdfaeca10d83a74c500f61591cc054cfbabMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/433912022-07-18 17:51:03.421oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-18T20:51:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
title |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
spellingShingle |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira Realidade Virtual Processo de projeto Projeto de Arquitetura Projeto arquitetônico Realidade virtual Modelagem de processos |
title_short |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
title_full |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
title_fullStr |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
title_full_unstemmed |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
title_sort |
Plataformas de exploração e concepção projetual em realidade virtual |
author |
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira |
author_facet |
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira Larissa Vecchi Machado |
author_role |
author |
author2 |
Larissa Vecchi Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira Larissa Vecchi Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Virtual Processo de projeto Projeto de Arquitetura |
topic |
Realidade Virtual Processo de projeto Projeto de Arquitetura Projeto arquitetônico Realidade virtual Modelagem de processos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto arquitetônico Realidade virtual Modelagem de processos |
description |
A integração dos processos digitais em uma plataforma contínua atuando da concepção a execução aportou grande precisão aos projetos e à sua execução, entretanto, Kurmann (1998) defende que neste processo, o enfoque das ferramentas de suporte ao projeto se desviou para os aspectos construtivos e técnicos, dando grande suporte à construção, racionalização e industrialização, mas, ao mesmo tempo, criando um grande vazio instrumental referente às possibilidades criativas e exploratórias dos estágios preliminares do processo de projeto, muitas vezes ainda conceituais e imprecisos (KURMANN, 1998). O processo de concepção arquitetônica, em suas etapas iniciais, é uma atividade bastante complexa, intuitiva e conceitual. Seus “movimentos’ iniciais são fortemente conectados à fluidez, à mutabilidade e à subjetividade promovendo um processo evolutivo que se apoia em transformações sucessivas, muitas vezes contraditórias. Assim, durante o processo de concepção o arquiteto constrói um modelo mental do objeto ao mesmo tempo em que produz as representações que atuam como suporte da memória na concepção. São esquemas contendo apenas partes significativas do modelo: decisões, intenções e direcionamentos, em lugar de objetos definidos e específicos (DE VRIES; WAGTER, 1998). Ou seja, nas fases iniciais de um projeto, o arquiteto precisa utilizar conceitos bastante vagos e imprecisos e só conseguirá atingir o grau de definição técnica que as plataformas digitais exigem quando o projeto já estiver bastante avançado (DE VRIES; WAGTER, 1989). É neste sentido que percebemos que as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais. A necessidade permanente de precisão estabelece das plataformas digitais estabelece uma fratura no continuum dialético do processo projetual, impedindo o amadurecimento gradativo das ideias e formas e estabelecendo uma interação passiva e excessivamente mediada. Este artigo busca preencher esta lacuna através da experimentação projetual em uma plataforma imersiva em realidade virtual, que seja capaz de oferecer uma operação intuitiva, a possibilidade de visualização em tempo real e multiescalar do objeto projetado. Ou seja, efetivar a coerente transposição das qualidades intrínsecas das interfaces projetuais, de concepção e gestação, para o suporte digital. Assim, buscamos a experimentação e aprimoramento de uma plataforma digital e imersiva que seja capaz de proporcionar a interação em tempo real com o objeto, promovendo a representação e percepção instantânea de cada gesto projetual, em uma plataforma intuitiva e simples, capaz de reproduzir o modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004). Para isso, utilizaremos as diversas ferramentas de realidade virtual, aplicadas em uma plataforma de projeto, mas também de maneira paralela e comparativa aos processos tradicionalmente utilizados nestas etapas. Buscamos assim, entender a efetiva contribuição que as plataformas imersivas podem aportar ao processo de projeto, seus benefícios e limitações, além de compreender a efetiva capacidade que tal plataforma possui em reduzir a mediação e o distanciamento entre o arquiteto e o objeto projetado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-18T20:51:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-18T20:51:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/43391 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
9786580968091 |
identifier_str_mv |
9786580968091 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/2/Plataformas%20de%20explora%c3%a7%c3%a3o%20e%20concep%c3%a7%c3%a3o%20projetual%20em%20realidade%20virtual.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43391/1/License.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aeca10d83a74c500f61591cc054cfbab fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589185691451392 |