Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera Lúcia Viana de Paes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33736
https://orcid.org/0000-0002-7501-3514
Resumo: Entender as funções de diferentes modos semióticos na produção de um gênero textual/ discursivo em contextos digitais, como o Facebook, é central para entendermos as noções contemporâneas de interpretação e análise de textos multimodais. Esta dissertação trata do exame do discurso em uma perspectiva multissemiótica, descreve e analisa semioses do gênero anúncio publicitário, com foco no papel dos modos semióticos verbais e visuais, bem como nas significações advindas das intersemioses na formação do conjunto multimodal. A análise sociossemiótica recai sobre o corpus de dez anúncios publicitários dos bancos digitais Inter e Agibank, veiculados na plataforma do Facebook. Constituem os fundamentos teórico-metodológicos deste estudo a Semiótica Social e a abordagem multimodal (HALLIDAY, 1978, 1989, 2004, 2014; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001, 2002, 2006; VAN LEEUWEN, 2008, 2011; KRESS, 2005, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; DOMINGO; JEWITT; KRESS, 2014; GUALBERTO; KRESS, 2019; entre outros). Em termos de modo semiótico verbal, a análise qualitativo-interpretativa do sistema gramatical de transitividade (significados ideacionais) evidenciou construções de valores determinados a cumprirem um papel ativo na sociedade, legitimando as práticas bancárias e o modo como elas são conduzidas, por meio de processos materiais, mentais e relacionais. A análise dos contextos apresentou um registro de uso da linguagem típico de situações informais, gerando efeito de proximidade e intimidade com o público-alvo, o papel relevante dos celulares e aplicativos dos bancos, representações parciais, exclusão de problemas, entre outros. Em se tratando de modo semiótico visual, houve predominância da estrutura narrativa, com processos de ação, que projetam as práticas comerciais dos bancos (ressemiotização) em representações encenadas, interação marcada predominantemente pelo mesmo nível de poder. Entre outros aspectos, a saturação, a modulação e contextualização das cores laranja e verde marcaram a identidade dos bancos e discursos veiculados.
id UFMG_34694d99f61e226cd784af62fb4ae79c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33736
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sônia Maria de Oliveira Pimentahttp://lattes.cnpq.br/4591671845944351Clarice Lage GualbertoSônia Maria de Oliveira PimentaClarice Lage GualbertoReinildes DiasMaria Beatriz Nascimento Decathttp://lattes.cnpq.br/4596866121907884Vera Lúcia Viana de Paes2020-07-03T21:47:21Z2020-07-03T21:47:21Z2020-03-02http://hdl.handle.net/1843/33736https://orcid.org/0000-0002-7501-3514Entender as funções de diferentes modos semióticos na produção de um gênero textual/ discursivo em contextos digitais, como o Facebook, é central para entendermos as noções contemporâneas de interpretação e análise de textos multimodais. Esta dissertação trata do exame do discurso em uma perspectiva multissemiótica, descreve e analisa semioses do gênero anúncio publicitário, com foco no papel dos modos semióticos verbais e visuais, bem como nas significações advindas das intersemioses na formação do conjunto multimodal. A análise sociossemiótica recai sobre o corpus de dez anúncios publicitários dos bancos digitais Inter e Agibank, veiculados na plataforma do Facebook. Constituem os fundamentos teórico-metodológicos deste estudo a Semiótica Social e a abordagem multimodal (HALLIDAY, 1978, 1989, 2004, 2014; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001, 2002, 2006; VAN LEEUWEN, 2008, 2011; KRESS, 2005, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; DOMINGO; JEWITT; KRESS, 2014; GUALBERTO; KRESS, 2019; entre outros). Em termos de modo semiótico verbal, a análise qualitativo-interpretativa do sistema gramatical de transitividade (significados ideacionais) evidenciou construções de valores determinados a cumprirem um papel ativo na sociedade, legitimando as práticas bancárias e o modo como elas são conduzidas, por meio de processos materiais, mentais e relacionais. A análise dos contextos apresentou um registro de uso da linguagem típico de situações informais, gerando efeito de proximidade e intimidade com o público-alvo, o papel relevante dos celulares e aplicativos dos bancos, representações parciais, exclusão de problemas, entre outros. Em se tratando de modo semiótico visual, houve predominância da estrutura narrativa, com processos de ação, que projetam as práticas comerciais dos bancos (ressemiotização) em representações encenadas, interação marcada predominantemente pelo mesmo nível de poder. Entre outros aspectos, a saturação, a modulação e contextualização das cores laranja e verde marcaram a identidade dos bancos e discursos veiculados.Understanding the functions of different semiotic modes in the production of a textual / discursive genre in digital contexts, such as Facebook, is central to understanding contemporary notions of interpretation and analysis of multimodal texts. This dissertation deals with the examination of the discourse in a multisemiotic perspective, describes and analyzes semioses of the advertising genre, focusing on the role of verbal and visual semiotic modes, as well as the meanings arising from intersemiosis in the formation of the multimodal group. The semantic-discursive analysis falls on the corpus of ten advertisements from the digital banks Inter and Agibank, published on the Facebook platform. Social Semiotics and the multimodal approach constitute the theoretical-methodological foundations of this study (HALLIDAY, 1978, 1989, 2004, 2014; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001, 2002, 2006; VAN LEEUWEN, 2008, 2011; KRESS, 2005, 2010; BEZEMER; JEWITT (2009); DOMINGO; JEWITT; KRESS, 2014; GUALBERTO; KRESS, 2019; among others). In terms of a semiotic verbal way, the qualitative-interpretative analysis of the grammatical system of transitivity (ideational meanings) showed constructions of values determined to play an active role in society, legitimizing banking practices and the way they are conducted, through material, mental and relational processes. The analysis of contexts showed a register of the use of language typical of informal situations, generating an effect of proximity and intimacy with the target audience, the relevant role of cell phones and bank applications, partial representations, exclusion of problems, among others. In a semiotic visual way, there was a predominance of the narrative structure, with action processes that project the commercial practices of the banks (resemiotization) in staged representations, an interaction marked predominantly by the same level of power. Among other aspects, the saturation, modulation and contextualization of the colors orange and green marked the identity of the banks and discourses aired.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise do discursoDiscurso publicitárioAnúnciosGêneros textuaisFacebook (Rede social on-line)Anúncios Publicitários.FacebookMultimodalidadeSemiótica SocialUma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do FacebookA socio semiotic analysis of advertising text: multimodal representations of digital banks on the Facebook platforminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALUMA ANÁLISE SOCIOSSEMIÓTICA DO TEXTO PUBLICITÁRIO representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook.pdfUMA ANÁLISE SOCIOSSEMIÓTICA DO TEXTO PUBLICITÁRIO representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook.pdfapplication/pdf5399164https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33736/1/UMA%20AN%c3%81LISE%20SOCIOSSEMI%c3%93TICA%20DO%20TEXTO%20PUBLICIT%c3%81RIO%20representa%c3%a7%c3%b5es%20multimodais%20de%20bancos%20digitais%20na%20plataforma%20do%20Facebook.pdf75508abb4d454626ca514ea83f6e597bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33736/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33736/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/337362020-07-03 18:47:21.859oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-07-03T21:47:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A socio semiotic analysis of advertising text: multimodal representations of digital banks on the Facebook platform
title Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
spellingShingle Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
Vera Lúcia Viana de Paes
Anúncios Publicitários.
Facebook
Multimodalidade
Semiótica Social
Análise do discurso
Discurso publicitário
Anúncios
Gêneros textuais
Facebook (Rede social on-line)
title_short Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
title_full Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
title_fullStr Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
title_full_unstemmed Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
title_sort Uma análise sociossemiótica do texto publicitário: representações multimodais de bancos digitais na plataforma do Facebook
author Vera Lúcia Viana de Paes
author_facet Vera Lúcia Viana de Paes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sônia Maria de Oliveira Pimenta
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4591671845944351
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Clarice Lage Gualberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sônia Maria de Oliveira Pimenta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Clarice Lage Gualberto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Reinildes Dias
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Beatriz Nascimento Decat
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4596866121907884
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera Lúcia Viana de Paes
contributor_str_mv Sônia Maria de Oliveira Pimenta
Clarice Lage Gualberto
Sônia Maria de Oliveira Pimenta
Clarice Lage Gualberto
Reinildes Dias
Maria Beatriz Nascimento Decat
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncios Publicitários.
Facebook
Multimodalidade
Semiótica Social
topic Anúncios Publicitários.
Facebook
Multimodalidade
Semiótica Social
Análise do discurso
Discurso publicitário
Anúncios
Gêneros textuais
Facebook (Rede social on-line)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Análise do discurso
Discurso publicitário
Anúncios
Gêneros textuais
Facebook (Rede social on-line)
description Entender as funções de diferentes modos semióticos na produção de um gênero textual/ discursivo em contextos digitais, como o Facebook, é central para entendermos as noções contemporâneas de interpretação e análise de textos multimodais. Esta dissertação trata do exame do discurso em uma perspectiva multissemiótica, descreve e analisa semioses do gênero anúncio publicitário, com foco no papel dos modos semióticos verbais e visuais, bem como nas significações advindas das intersemioses na formação do conjunto multimodal. A análise sociossemiótica recai sobre o corpus de dez anúncios publicitários dos bancos digitais Inter e Agibank, veiculados na plataforma do Facebook. Constituem os fundamentos teórico-metodológicos deste estudo a Semiótica Social e a abordagem multimodal (HALLIDAY, 1978, 1989, 2004, 2014; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001, 2002, 2006; VAN LEEUWEN, 2008, 2011; KRESS, 2005, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; DOMINGO; JEWITT; KRESS, 2014; GUALBERTO; KRESS, 2019; entre outros). Em termos de modo semiótico verbal, a análise qualitativo-interpretativa do sistema gramatical de transitividade (significados ideacionais) evidenciou construções de valores determinados a cumprirem um papel ativo na sociedade, legitimando as práticas bancárias e o modo como elas são conduzidas, por meio de processos materiais, mentais e relacionais. A análise dos contextos apresentou um registro de uso da linguagem típico de situações informais, gerando efeito de proximidade e intimidade com o público-alvo, o papel relevante dos celulares e aplicativos dos bancos, representações parciais, exclusão de problemas, entre outros. Em se tratando de modo semiótico visual, houve predominância da estrutura narrativa, com processos de ação, que projetam as práticas comerciais dos bancos (ressemiotização) em representações encenadas, interação marcada predominantemente pelo mesmo nível de poder. Entre outros aspectos, a saturação, a modulação e contextualização das cores laranja e verde marcaram a identidade dos bancos e discursos veiculados.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-03T21:47:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-03T21:47:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33736
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7501-3514
url http://hdl.handle.net/1843/33736
https://orcid.org/0000-0002-7501-3514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33736/1/UMA%20AN%c3%81LISE%20SOCIOSSEMI%c3%93TICA%20DO%20TEXTO%20PUBLICIT%c3%81RIO%20representa%c3%a7%c3%b5es%20multimodais%20de%20bancos%20digitais%20na%20plataforma%20do%20Facebook.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33736/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33736/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 75508abb4d454626ca514ea83f6e597b
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589317983993856