A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Lúcia Faria de Araújo
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49893
Resumo: Este estudo deseja refletir sobre conceitos referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua importância diante de uma gestão democrática visando a interação da família e escola. A parceria entre pais e a instituição de ensino demanda prudência, estudo, compreensão e acima de tudo, interação por parte dos gestores, por este motivo podemos afirmar que é de extrema relevância que se dedique atenção na elaboração do PPP, pois é a partir deste e de acordo com seus conceitos que esta parceria deve ser estabelecida. A finalidade é que essa parceria se edifique através de uma mediação projetada e consciente, em que a instituição escolar consiga esquematizar ambientes de reflexão, conhecimentos e sugestões com o grupo de envolvidos com o processo educativo, incluindo, no entanto, família e escola constituindo, principalmente, o elo entre as duas instituições. A compreensão do processo de elaboração do PPP numa gestão democrática visando construir uma interação com a família é o principal objetivo dessa análise crítica. Ao buscar compreender os principais elementos que interagem na relação família-escola avançamos na compreensão de elementos que confluem na qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos-sujeitos. Este estudo nos coloca frente aos desafios das funções da escola num mundo contemporâneo assim como aos desafios que cabem às famílias, que teem ganhado constituições diferenciadas da constituição tradicional, reconhecida pela escola como modelo único. Refletir sobre estes desafios certamente contribuirão para avanços na qualidade do ensino para nossas crianças.
id UFMG_34dcc089d87268b3179b062a6f041a18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49893
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e famíliaFamíliaEscolaAlunoGestãoParceriaEste estudo deseja refletir sobre conceitos referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua importância diante de uma gestão democrática visando a interação da família e escola. A parceria entre pais e a instituição de ensino demanda prudência, estudo, compreensão e acima de tudo, interação por parte dos gestores, por este motivo podemos afirmar que é de extrema relevância que se dedique atenção na elaboração do PPP, pois é a partir deste e de acordo com seus conceitos que esta parceria deve ser estabelecida. A finalidade é que essa parceria se edifique através de uma mediação projetada e consciente, em que a instituição escolar consiga esquematizar ambientes de reflexão, conhecimentos e sugestões com o grupo de envolvidos com o processo educativo, incluindo, no entanto, família e escola constituindo, principalmente, o elo entre as duas instituições. A compreensão do processo de elaboração do PPP numa gestão democrática visando construir uma interação com a família é o principal objetivo dessa análise crítica. Ao buscar compreender os principais elementos que interagem na relação família-escola avançamos na compreensão de elementos que confluem na qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos-sujeitos. Este estudo nos coloca frente aos desafios das funções da escola num mundo contemporâneo assim como aos desafios que cabem às famílias, que teem ganhado constituições diferenciadas da constituição tradicional, reconhecida pela escola como modelo único. Refletir sobre estes desafios certamente contribuirão para avanços na qualidade do ensino para nossas crianças.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Gestão EscolarUFMGMírian Queiroz de Souza Danielhttp://lattes.cnpq.br/9388937786620369Regina Lúcia Faria de Araújo2023-02-10T15:38:23Z2023-02-10T15:38:23Z2011-07-28Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/49893porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-10T15:38:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/49893Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-10T15:38:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
title A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
spellingShingle A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
Regina Lúcia Faria de Araújo
Família
Escola
Aluno
Gestão
Parceria
title_short A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
title_full A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
title_fullStr A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
title_full_unstemmed A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
title_sort A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
author Regina Lúcia Faria de Araújo
author_facet Regina Lúcia Faria de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mírian Queiroz de Souza Daniel
http://lattes.cnpq.br/9388937786620369
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina Lúcia Faria de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Aluno
Gestão
Parceria
topic Família
Escola
Aluno
Gestão
Parceria
description Este estudo deseja refletir sobre conceitos referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua importância diante de uma gestão democrática visando a interação da família e escola. A parceria entre pais e a instituição de ensino demanda prudência, estudo, compreensão e acima de tudo, interação por parte dos gestores, por este motivo podemos afirmar que é de extrema relevância que se dedique atenção na elaboração do PPP, pois é a partir deste e de acordo com seus conceitos que esta parceria deve ser estabelecida. A finalidade é que essa parceria se edifique através de uma mediação projetada e consciente, em que a instituição escolar consiga esquematizar ambientes de reflexão, conhecimentos e sugestões com o grupo de envolvidos com o processo educativo, incluindo, no entanto, família e escola constituindo, principalmente, o elo entre as duas instituições. A compreensão do processo de elaboração do PPP numa gestão democrática visando construir uma interação com a família é o principal objetivo dessa análise crítica. Ao buscar compreender os principais elementos que interagem na relação família-escola avançamos na compreensão de elementos que confluem na qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos-sujeitos. Este estudo nos coloca frente aos desafios das funções da escola num mundo contemporâneo assim como aos desafios que cabem às famílias, que teem ganhado constituições diferenciadas da constituição tradicional, reconhecida pela escola como modelo único. Refletir sobre estes desafios certamente contribuirão para avanços na qualidade do ensino para nossas crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-28
2023-02-10T15:38:23Z
2023-02-10T15:38:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49893
url http://hdl.handle.net/1843/49893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Gestão Escolar
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Gestão Escolar
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829772037095424