Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Simone Cristina Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151648
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade.
id UFRGS-2_b47a679bf7b6aebc49a5c1dc3ad1a6f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151648
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Simone Cristina AlvesMilone, Julian de Camargo2017-02-14T02:23:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/151648001002611O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade.application/pdfporGestão democráticaEscolaFamíliaParticipaçãoAlunoEscolarizaçãoRelação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002611.pdf001002611.pdfTexto completoapplication/pdf1996601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/1/001002611.pdfaecf291c5ec245b10fbaa571cc71e9bfMD51TEXT001002611.pdf.txt001002611.pdf.txtExtracted Texttext/plain123408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/2/001002611.pdf.txt3cfd2fc4289ad8b3b9e00acfeec791ccMD5210183/1516482017-02-15 02:27:36.472314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
title Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
spellingShingle Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
Machado, Simone Cristina Alves
Gestão democrática
Escola
Família
Participação
Aluno
Escolarização
title_short Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
title_full Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
title_fullStr Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
title_full_unstemmed Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
title_sort Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
author Machado, Simone Cristina Alves
author_facet Machado, Simone Cristina Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Simone Cristina Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milone, Julian de Camargo
contributor_str_mv Milone, Julian de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escola
Família
Participação
Aluno
Escolarização
topic Gestão democrática
Escola
Família
Participação
Aluno
Escolarização
description O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151648
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002611
url http://hdl.handle.net/10183/151648
identifier_str_mv 001002611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/1/001002611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/2/001002611.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aecf291c5ec245b10fbaa571cc71e9bf
3cfd2fc4289ad8b3b9e00acfeec791cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447188014104576