Dogma95: tudo é angústia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DKYM |
Resumo: | Tendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-Jacobsen (1999); e O Rei está vivo, de Kristian Levring (2000). Procura-se enquadrar esse movimento como representante do cinema contemporâneo diante de suas singularidades. O diferencial desse movimento foi o de ser considerado a última vanguarda a aparecer na área cinematográfica no final do século XX, com a construção narrativa pautada em tendências rebeldes ao chamado cinema clássico, cinema hollywoodiano e cinema de entretenimento, como os Kinos filmes de Vertov, o Neo-realismo italiano e a Nouvelle Vague francesa -tendências que exercem forte influência no movimento. Outro fator analisado são as temáticas escolhidas para cada filme, que manifestam questões relativas à subjetividade contemporânea. |
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Evandro Jose Lemos da CunhaJose Tavares de BarrosAida Maria Bastos Nepomuceno MarquesSavio Leite e Silva2019-08-12T19:16:47Z2019-08-12T19:16:47Z2006-12-11http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DKYMTendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-Jacobsen (1999); e O Rei está vivo, de Kristian Levring (2000). Procura-se enquadrar esse movimento como representante do cinema contemporâneo diante de suas singularidades. O diferencial desse movimento foi o de ser considerado a última vanguarda a aparecer na área cinematográfica no final do século XX, com a construção narrativa pautada em tendências rebeldes ao chamado cinema clássico, cinema hollywoodiano e cinema de entretenimento, como os Kinos filmes de Vertov, o Neo-realismo italiano e a Nouvelle Vague francesa -tendências que exercem forte influência no movimento. Outro fator analisado são as temáticas escolhidas para cada filme, que manifestam questões relativas à subjetividade contemporânea.Having as a parameter some concepts related to cinematography narratives and the inclusion of digital technology in film production, the text analizes four Denmark movies made under the rules of the Movement Dogma95: The Celebration, by Thomas Vinterberg (1998); The Idiots, by Lars Von Trier (1998); Mifune, by Soren Kragh-Jacobsen (1999); The King is Alive, by Kristian Levring (2000). We try to situate this movement as being a representation of the comtemporary cinema in relation to its singularity. Its difference is for being considered the last vanguard in the cinematography at the end of the twentieth century with a narrative built under rebelious tendencies called Classic Cinema, Hollywood Cinema, and Entertaining Cinema like Vertovs Kinos Filmes, The Italian Neo-Realism and The French Nouvelle Vague. These tendencies have strong influences over the movement. Another fact analized here are the themes chosen for each film, which raise questions related to a comtermporary subjectivity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNarrativa no cinemaCinematografia digitalCinema dinamarquêsCinema digitalDogma95Lars von TrierDogma95: tudo é angústiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_savio_leite.pdfapplication/pdf1542411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-76DKYM/1/dissertacao_savio_leite.pdfe3a43862470df42de9384fb2af351b89MD51TEXTdissertacao_savio_leite.pdf.txtdissertacao_savio_leite.pdf.txtExtracted texttext/plain226798https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-76DKYM/2/dissertacao_savio_leite.pdf.txt64e247d1d5a5f852b54254332caa4a22MD521843/VPQZ-76DKYM2019-11-14 19:36:30.922oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-76DKYMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:36:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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