A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernani Viana Saraiva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A3HS3
Resumo: Estratégia é, na ciência da Administração, uma das disciplinas que apresentam um desenvolvimento fragmentado e não linear. As dificuldades que caracterizam esse desenvolvimento podem ser encontradas na forma como o debate ocorre nesse campodentro da academia, quase nunca consensual. Visando ilustrar esse debate, esse trabalho apresenta uma revisão histórica da discussão conceitual e da pesquisa sobre estratégia no cenário mundial e um detalhamento de algumas percepções sobre o mesmo aspecto no Brasil. Com o propósito de contribuir para essa discussão, por umaótica normativa, buscou-se explorar o movimento estratégico de uma organização do setor de telefonia fixa que decide entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir-se opropósito da investigação. Realizada em duas fases, a coleta de dados se iniciou em uma análise de documentos produzidos pela organização e pelos registros encontrados na mídia em geral, seguida de uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistadas 11 pessoas chaves dentro do processo decisório e estratégico da organizaçãoinvestigada. Como estratégia metodológica para análise dos dados colhidos, optou-se pela análise dos conteúdos dos discursos colhidos para identificar os aspectos principais das estratégias da organização, a partir dos dilemas que a mesma encontra durante o processo investigado, aqueles que a mesma enfrenta e os que põe de lado, asdecisões tomadas frente a esses dilemas e as estratégias subseqüentes a essas decisões, na forma de escolhas de apoios internos e externos, resultados colhidos e formações de padrões de pensamento que venham a ocorrer. Os resultados dessainvestigação mostram que a perspectiva da estratégia dentro de uma organização evolui e ganha complexidade, sem perder a perspectiva processual. Retomar a discussão da estratégia numa ótica mais ampla que a do planejamento revela a contribuição principal que se buscou nessa pesquisa para a compreensão da forma como ocorremas decisões estratégicas dentro das organizações.
id UFMG_35c2225af3edeb59e743cef5f27ef62b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9A3HS3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre de Padua CarrieriErnani Viana Saraiva2019-08-14T03:07:15Z2019-08-14T03:07:15Z2004-02-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A3HS3Estratégia é, na ciência da Administração, uma das disciplinas que apresentam um desenvolvimento fragmentado e não linear. As dificuldades que caracterizam esse desenvolvimento podem ser encontradas na forma como o debate ocorre nesse campodentro da academia, quase nunca consensual. Visando ilustrar esse debate, esse trabalho apresenta uma revisão histórica da discussão conceitual e da pesquisa sobre estratégia no cenário mundial e um detalhamento de algumas percepções sobre o mesmo aspecto no Brasil. Com o propósito de contribuir para essa discussão, por umaótica normativa, buscou-se explorar o movimento estratégico de uma organização do setor de telefonia fixa que decide entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir-se opropósito da investigação. Realizada em duas fases, a coleta de dados se iniciou em uma análise de documentos produzidos pela organização e pelos registros encontrados na mídia em geral, seguida de uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistadas 11 pessoas chaves dentro do processo decisório e estratégico da organizaçãoinvestigada. Como estratégia metodológica para análise dos dados colhidos, optou-se pela análise dos conteúdos dos discursos colhidos para identificar os aspectos principais das estratégias da organização, a partir dos dilemas que a mesma encontra durante o processo investigado, aqueles que a mesma enfrenta e os que põe de lado, asdecisões tomadas frente a esses dilemas e as estratégias subseqüentes a essas decisões, na forma de escolhas de apoios internos e externos, resultados colhidos e formações de padrões de pensamento que venham a ocorrer. Os resultados dessainvestigação mostram que a perspectiva da estratégia dentro de uma organização evolui e ganha complexidade, sem perder a perspectiva processual. Retomar a discussão da estratégia numa ótica mais ampla que a do planejamento revela a contribuição principal que se buscou nessa pesquisa para a compreensão da forma como ocorremas decisões estratégicas dentro das organizações.At business Administration science, strategy is the discipline which development is non linear and most fragmented. The problems presented to this might be explained trough the discussions inside the academy about it. With the main purpose of illustrate this debate, this research presents a historical revision about strategy, its discussions and researches in the world scenario and detailed perceptions of strategy investigation level in Brazil. In order to contribute to this discussion on the normative perspective, it was explored the strategic movement of an organization on the fixed communication by telephone industry which decides to enter the cellular phone industry. By using as atheoretical support the concept of strategy as a constructed reality in a iterative process, it was choose a qualitative research in order to aim the main investigation purpose. The data collection was made in two major steps, beginning with the analysis of documents produced by the organization and also the information collected at the media (newspaper, internet articles, and internal bulletin). The second step was the fieldresearch where eleven persons of the organization main board were interviewed. As a methodological strategy to analyze all the data it was decided to use the content analysis method to approach the collected data and identify the organization strategy main aspects, its dilemmas faced during the researched process and those which was abandoned, the taken decisions to resolve those dilemmas and the following strategies as the efforts to mobilize support of the demands, and finally the outcomes of those processes and their implementation as patterns of thinking. The research result shows that the strategy perspective of an organization as long as it evolves increase its complexity. The objective of retaking the strategy discussion in a broader perspective than just strategic planning revels the main contribution of the investigation in order to understand the way strategic decisions occurs in the organizations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoPlanejamento estratégicoAdministraçãoA construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ernani_viana_saraiva.pdfapplication/pdf735017https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9A3HS3/1/disserta__o_ernani_viana_saraiva.pdf9a3fc1bc82c33ea558676e194c6c5bf9MD511843/BUBD-9A3HS32019-08-14 00:07:15.106oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9A3HS3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T03:07:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
title A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
spellingShingle A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
Ernani Viana Saraiva
Administração
Administração
Planejamento estratégico
title_short A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
title_full A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
title_fullStr A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
title_full_unstemmed A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
title_sort A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel
author Ernani Viana Saraiva
author_facet Ernani Viana Saraiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre de Padua Carrieri
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernani Viana Saraiva
contributor_str_mv Alexandre de Padua Carrieri
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
Administração
Planejamento estratégico
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Planejamento estratégico
description Estratégia é, na ciência da Administração, uma das disciplinas que apresentam um desenvolvimento fragmentado e não linear. As dificuldades que caracterizam esse desenvolvimento podem ser encontradas na forma como o debate ocorre nesse campodentro da academia, quase nunca consensual. Visando ilustrar esse debate, esse trabalho apresenta uma revisão histórica da discussão conceitual e da pesquisa sobre estratégia no cenário mundial e um detalhamento de algumas percepções sobre o mesmo aspecto no Brasil. Com o propósito de contribuir para essa discussão, por umaótica normativa, buscou-se explorar o movimento estratégico de uma organização do setor de telefonia fixa que decide entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir-se opropósito da investigação. Realizada em duas fases, a coleta de dados se iniciou em uma análise de documentos produzidos pela organização e pelos registros encontrados na mídia em geral, seguida de uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistadas 11 pessoas chaves dentro do processo decisório e estratégico da organizaçãoinvestigada. Como estratégia metodológica para análise dos dados colhidos, optou-se pela análise dos conteúdos dos discursos colhidos para identificar os aspectos principais das estratégias da organização, a partir dos dilemas que a mesma encontra durante o processo investigado, aqueles que a mesma enfrenta e os que põe de lado, asdecisões tomadas frente a esses dilemas e as estratégias subseqüentes a essas decisões, na forma de escolhas de apoios internos e externos, resultados colhidos e formações de padrões de pensamento que venham a ocorrer. Os resultados dessainvestigação mostram que a perspectiva da estratégia dentro de uma organização evolui e ganha complexidade, sem perder a perspectiva processual. Retomar a discussão da estratégia numa ótica mais ampla que a do planejamento revela a contribuição principal que se buscou nessa pesquisa para a compreensão da forma como ocorremas decisões estratégicas dentro das organizações.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T03:07:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T03:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A3HS3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A3HS3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9A3HS3/1/disserta__o_ernani_viana_saraiva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a3fc1bc82c33ea558676e194c6c5bf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589432344838144