Padrões e fatores determinantes da adoção de ferramentas de gestão da inovação: um levantamento com praticantes no contexto de um mestrado profissional em inovação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/45276 |
Resumo: | Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação e o desenvolvimento contínuo de novos produtos são atividades essenciais para que as empresas sobrevivam ao longo do tempo. Nesse contexto, várias ferramentas que visam auxiliar e melhorar o desempenho dessas atividades foram desenvolvidas e são utilizadas pelas empresas. É crescente o número de estudos que buscam compreender os padrões (i.e. as ferramentas mais usadas) e os fatores determinantes da adoção dessas ferramentas em diferentes tipos de empresas e países, e a sua relação com o sucesso das inovações. Entre os fatores identificados estão a estratégia de inovação adotada, o grau de formalização do processo, a complexidade da ferramenta, o tamanho da empresa, entre outros. O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão sobre os fatores determinantes da adoção das ferramentas de inovação e iniciar a avaliação dos padrões de adoção no contexto brasileiro. Através de um levantamento bibliográfico, as ferramentas e fatores mais citados pela literatura são apresentados. A partir desse levantamento, um questionário foi desenvolvido e aplicado em alunos do programa de mestrado profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Constatou-se que as ferramentas mais utilizadas são o Brainstorming, a Gestão de portfólio, o Grupo foco e o Planejamento de cenários. Além disso, algumas das ferramentas mais citadas pela literatura se mostraram desconhecidas para os respondentes. |
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O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão sobre os fatores determinantes da adoção das ferramentas de inovação e iniciar a avaliação dos padrões de adoção no contexto brasileiro. Através de um levantamento bibliográfico, as ferramentas e fatores mais citados pela literatura são apresentados. A partir desse levantamento, um questionário foi desenvolvido e aplicado em alunos do programa de mestrado profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Constatou-se que as ferramentas mais utilizadas são o Brainstorming, a Gestão de portfólio, o Grupo foco e o Planejamento de cenários. Além disso, algumas das ferramentas mais citadas pela literatura se mostraram desconhecidas para os respondentes.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASCongresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do ProdutoDesenvolvimento organizacionalEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)Gestão da InovaçãoGestão de Desenvolvimento de ProdutosFerramentas de GestãoPadrões e fatores determinantes da adoção de ferramentas de gestão da inovação: um levantamento com praticantes no contexto de um mestrado profissional em inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10.5151/cbgdp2017-043Júlia Araújo Tiso MudrikPaula Gabrielle de Souza JácomeJonathan Simões FreitasMárcio Augusto GonçalvesRaoni Barros Bagnoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45276/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/452762022-09-19 10:17:29.111oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-19T13:17:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação e o desenvolvimento contínuo de novos produtos são atividades essenciais para que as empresas sobrevivam ao longo do tempo. Nesse contexto, várias ferramentas que visam auxiliar e melhorar o desempenho dessas atividades foram desenvolvidas e são utilizadas pelas empresas. É crescente o número de estudos que buscam compreender os padrões (i.e. as ferramentas mais usadas) e os fatores determinantes da adoção dessas ferramentas em diferentes tipos de empresas e países, e a sua relação com o sucesso das inovações. Entre os fatores identificados estão a estratégia de inovação adotada, o grau de formalização do processo, a complexidade da ferramenta, o tamanho da empresa, entre outros. O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão sobre os fatores determinantes da adoção das ferramentas de inovação e iniciar a avaliação dos padrões de adoção no contexto brasileiro. Através de um levantamento bibliográfico, as ferramentas e fatores mais citados pela literatura são apresentados. A partir desse levantamento, um questionário foi desenvolvido e aplicado em alunos do programa de mestrado profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Constatou-se que as ferramentas mais utilizadas são o Brainstorming, a Gestão de portfólio, o Grupo foco e o Planejamento de cenários. Além disso, algumas das ferramentas mais citadas pela literatura se mostraram desconhecidas para os respondentes. |
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