Análise do desenvolvimento da oralidade através da contação de textos literários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BANPBY |
Resumo: | Este estudo teve origem na observação da importância do trabalho com a oralidade na sala de aula e, ao mesmo tempo, na verificação das dificuldades dos alunos em relação à expressão oral, principalmente no que diz respeito à fala pública. Assim, elaborou-se um projeto de ensino que pretendeu favorecer o desenvolvimento da oralidade de alunos do Ensino Fundamental II, pautado na convicção da importância dessa habilidade nas diversas instâncias da realidade social brasileira. Abordou-se na pesquisa a contribuição da leitura literária na conquista desse desenvolvimento, considerando também o papel de uma escola comprometida com práticas voltadas para o protagonismo estudantil e a inserção social do aluno. Para tanto, foi utilizada como ferramenta a contação de textos literários, pois esse gênero trabalha, entre outros aspectos, a organização das ideias, a memorização, a seleção vocabular, a atuação ativa com a linguagem, todos muito importantes para o discurso oral. O objetivo era mostrar que a contação de textos literários favorece o desenvolvimento do discurso oral dos alunos, o que pode ser verificado na análise do processo de aplicação da pesquisa. O estudo, enfim, foi realizado com alunos do 9° ano em uma escola municipal da cidade de Betim/MG e se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, baseada nos direcionamentos metodológicos de Lüdke e André (1986), Bortoni-Ricardo (2008) e Baldissera (2001). Em relação à referência teórica, para abordar a oralidade no ensino, este trabalho se apoiou principalmente nos estudos de Schneuwly, B. e Dolz, J. (2004), que abordam o ensino dos gêneros orais e escritos na escola; Marcuschi (2010), no que diz respeito ao processo de retextualizaçao pelo qual os textos passaram (da escrita para o oral); Castilho (2006), ao tratar da oralidade no ensino; Dalla Zen (1997) e Lajolo (2000), ao falar sobre a importância da literatura; Magalhães Junior (1972) e Gotlib (1985), na reflexão sobre o conto e suas origens. |
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Cristiano Silva de BarrosEdson Santos de OliveiraGuilherme Trielli RibeiroMárcia Cristina Pereira dos Santos2019-08-14T05:27:04Z2019-08-14T05:27:04Z2018-02-27http://hdl.handle.net/1843/LETR-BANPBYEste estudo teve origem na observação da importância do trabalho com a oralidade na sala de aula e, ao mesmo tempo, na verificação das dificuldades dos alunos em relação à expressão oral, principalmente no que diz respeito à fala pública. Assim, elaborou-se um projeto de ensino que pretendeu favorecer o desenvolvimento da oralidade de alunos do Ensino Fundamental II, pautado na convicção da importância dessa habilidade nas diversas instâncias da realidade social brasileira. Abordou-se na pesquisa a contribuição da leitura literária na conquista desse desenvolvimento, considerando também o papel de uma escola comprometida com práticas voltadas para o protagonismo estudantil e a inserção social do aluno. Para tanto, foi utilizada como ferramenta a contação de textos literários, pois esse gênero trabalha, entre outros aspectos, a organização das ideias, a memorização, a seleção vocabular, a atuação ativa com a linguagem, todos muito importantes para o discurso oral. O objetivo era mostrar que a contação de textos literários favorece o desenvolvimento do discurso oral dos alunos, o que pode ser verificado na análise do processo de aplicação da pesquisa. O estudo, enfim, foi realizado com alunos do 9° ano em uma escola municipal da cidade de Betim/MG e se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, baseada nos direcionamentos metodológicos de Lüdke e André (1986), Bortoni-Ricardo (2008) e Baldissera (2001). Em relação à referência teórica, para abordar a oralidade no ensino, este trabalho se apoiou principalmente nos estudos de Schneuwly, B. e Dolz, J. (2004), que abordam o ensino dos gêneros orais e escritos na escola; Marcuschi (2010), no que diz respeito ao processo de retextualizaçao pelo qual os textos passaram (da escrita para o oral); Castilho (2006), ao tratar da oralidade no ensino; Dalla Zen (1997) e Lajolo (2000), ao falar sobre a importância da literatura; Magalhães Junior (1972) e Gotlib (1985), na reflexão sobre o conto e suas origens.This study had its origin in the observation of the importance of orality in the classroom and, at the same time, in the verification of students' difficulties in oral expression, especially in public speech. Thus, a teaching project was developed, aiming to favor the development of orality of Basic School students, based on the conviction of the importance of this ability in the various instances of Brazilian social reality. The contributions of literary reading to the achievement of this development was also considered in the research, considering also the role of a school committed to student protagonism and social insertion of students. For this purpose, literary texts were used as a tool, since this genre's use develops, among other things, the organization of ideas, memorization, vocabulary selection, acting with language, very important things for oral discourse. The objective was to show that oral storytelling turns better the development of the oral discourse of the students, which can be verified in the teaching project process' analysis. The study was carried out with 9th grade students at a municipal school in the city of Betim / MG and was characterized as a qualitative research based on the methodological directions of Lüdke and André (1986), Bortoni-Ricardo (2008) and Baldissera (2001). In relation to the theoretical reference, researching about orality in teaching was based mainly on the studies of Schneuwly, B. and Dolz, J. (2004) that approach the teaching of the oral and written genres in the school; Marcuschi (2010), regarding the process of retextualization (from writing to speaking); Castilho (2006), on orality in teaching; Dalla Zen (1997) and Lajolo (2000) about the importance of literature; Magalhães Junior (1972) and Gotlib (1985), in consideration of storytelling and its origins.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLetramentoEscritaOralidadeOralidade e ensino contação de textos literários protagonismo socioescolarAnálise do desenvolvimento da oralidade através da contação de textos literáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_m_rcia_vers_o_final_com_ficha_catalogr_fica_e_folha_de__aprova__o.pdfapplication/pdf9471136https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BANPBY/1/disserta__o_m_rcia_vers_o_final_com_ficha_catalogr_fica_e_folha_de__aprova__o.pdf949392a05b42179ebbc68709dcd0f6e5MD51TEXTdisserta__o_m_rcia_vers_o_final_com_ficha_catalogr_fica_e_folha_de__aprova__o.pdf.txtdisserta__o_m_rcia_vers_o_final_com_ficha_catalogr_fica_e_folha_de__aprova__o.pdf.txtExtracted texttext/plain409987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BANPBY/2/disserta__o_m_rcia_vers_o_final_com_ficha_catalogr_fica_e_folha_de__aprova__o.pdf.txt8749ab52558f3e127de54332353f18b7MD521843/LETR-BANPBY2019-11-14 19:24:27.095oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BANPBYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:24:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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