Interfaces abertas: dispositivos programáveis no ensino de Artes visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-952PX8 |
Resumo: | Esta dissertação reflete sobre o uso de Tecnologias Contemporâneas no contexto do Ensino de Arte, focando no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais com tecnologias digitais.Através de um panorama do uso das tecnologias digitais na arte e na educação, traço uma aproximação entre a Arte/Tecnologia e o ensino/aprendizagem de Artes Visuais, buscando problematizar e destacar aspectos relevantes para o Ensino de Arte implicado na relação crítica e criativa com as tecnologias. Para tanto, exploro a abordagem Construcionista, que ressalta o aprendizado construído na criação em mídias digitais, propondo interlocuções com o Ensino de Arte. Na pesquisa empreendida, analiso recursos para construção de dispositivos programáveis acessíveis a iniciantes, tendo como estudo de caso os recursos para criação em mídias digitais Crickets e Scratch, e os discuto como interfaces abertas no ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Relato ainda uma experiência prática realizada com alunos da licenciatura em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, na qual busquei instigar a elaboração de propostas de ensino usando os recursos analisados. |
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Lucia Gouvea PimentelAna Paula Baltazar dos SantosCarlos Henrique Rezende FalciSara Moreno Rocha2019-08-13T03:26:30Z2019-08-13T03:26:30Z2012-07-09http://hdl.handle.net/1843/JSSS-952PX8Esta dissertação reflete sobre o uso de Tecnologias Contemporâneas no contexto do Ensino de Arte, focando no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais com tecnologias digitais.Através de um panorama do uso das tecnologias digitais na arte e na educação, traço uma aproximação entre a Arte/Tecnologia e o ensino/aprendizagem de Artes Visuais, buscando problematizar e destacar aspectos relevantes para o Ensino de Arte implicado na relação crítica e criativa com as tecnologias. Para tanto, exploro a abordagem Construcionista, que ressalta o aprendizado construído na criação em mídias digitais, propondo interlocuções com o Ensino de Arte. Na pesquisa empreendida, analiso recursos para construção de dispositivos programáveis acessíveis a iniciantes, tendo como estudo de caso os recursos para criação em mídias digitais Crickets e Scratch, e os discuto como interfaces abertas no ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Relato ainda uma experiência prática realizada com alunos da licenciatura em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, na qual busquei instigar a elaboração de propostas de ensino usando os recursos analisados.This dissertation reflects on the use of Contemporary Technologies within the context of Art Education, focusing on the process of teaching and learning Visual Arts with Digital Technologies. Throughout the overview of the use of digital Technologies within the artistic and educational fields, I draw comparisons between Media Arts and teaching/learning Visual Arts. I seek to criticize and highlight relevant aspects of digital Technologies for Art Teaching contexts, which are intertwined in the critical and creative relation with the technologies. To do so, I explore the Constructionist approach of learning with digital media, proposing dialogues with the Art Education field. I analyze resources that allow building programmable devices by novices, having Crickets and Scratch as a case study. Therefore, I discuss these resources as open interfaces in teaching/learning Visual Arts. I also report on a practical experience performed with Art Education students from the School of Fine Arts at UFMG, which sought to instigate the development of teaching proposals using those resources.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte digitalMídia digitalArte por computadorArtesArte e tecnologiaArte Estudo e ensinoMultimídia (Arte)Interfaces abertasTecnologias digitaisProgramação de computadoresEnsino de arteDispositivos programáveisConstrucionismoInterfaces abertas: dispositivos programáveis no ensino de Artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao__sara_moreno_rocha.pdfapplication/pdf9257490https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-952PX8/1/dissertacao__sara_moreno_rocha.pdfaebc1af72b4b29534c86352d94bba720MD51TEXTdissertacao__sara_moreno_rocha.pdf.txtdissertacao__sara_moreno_rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain504041https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-952PX8/2/dissertacao__sara_moreno_rocha.pdf.txt6be137a77e49aafc0bf0a8a4eac8fa06MD521843/JSSS-952PX82019-11-14 21:00:45.41oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-952PX8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:00:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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