Montagem ucrônica: uma abordagem para o agenciamento entre Arte e Tecnologia nas artes audiovisuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9PXPTA |
Resumo: | Este trabalho trata de formas de agenciamento entre Arte e Tecnologia.Partindo da pergunta de Pimentel (2011) sobre como a tecnologia digital pode ampliar conhecimentos específicos do campo artístico, foi encontrado, no eixo conceitual de Couchot (1999), a proposta de que modelos artísticos e tecnológicos sejam transcendidos. Impulsionada pela prática artística, a reflexão sobre a noção de desterritorialização em Deleuze (2005) e em sua coautoria com Guattari (2008; 2011) foi relacionada a uma forma de transcendência de modelos no processo de criação. Para a adequação do tratamento da desterritorialização enquanto forma de transcendência, são levantadas correlações entre modelo computacional e território artístico, agenciamento e autonomia tecnológica, buscando caracterizar o diálogo de criação com tecnologias propositoras de sentido na criação artística, chamadas aqui de tecnologias rizomórficas.Com base em tais correlações, observou-se as desterritorializações das noções de tempo, imagem, sujeito e obra audiovisual provenientes do agenciamento com tecnologia rizomórfica. Com isso, foi possível demonstrar que na noção de tempo residia o ponto de articulação das noções de imagem, sujeito e obra, gerando implicações, com sua desterritorialização, na ampliação da noção de montagem e composição em Arte, possibilitando, assim, a construção da noção de montagem ucrônica. |
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Lucia Gouvea PimentelEduardo Antonio de JesusCarlos Henrique Rezende FalciLeonardo da Silva Souza2019-08-11T01:00:24Z2019-08-11T01:00:24Z2014-06-10http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9PXPTAEste trabalho trata de formas de agenciamento entre Arte e Tecnologia.Partindo da pergunta de Pimentel (2011) sobre como a tecnologia digital pode ampliar conhecimentos específicos do campo artístico, foi encontrado, no eixo conceitual de Couchot (1999), a proposta de que modelos artísticos e tecnológicos sejam transcendidos. Impulsionada pela prática artística, a reflexão sobre a noção de desterritorialização em Deleuze (2005) e em sua coautoria com Guattari (2008; 2011) foi relacionada a uma forma de transcendência de modelos no processo de criação. Para a adequação do tratamento da desterritorialização enquanto forma de transcendência, são levantadas correlações entre modelo computacional e território artístico, agenciamento e autonomia tecnológica, buscando caracterizar o diálogo de criação com tecnologias propositoras de sentido na criação artística, chamadas aqui de tecnologias rizomórficas.Com base em tais correlações, observou-se as desterritorializações das noções de tempo, imagem, sujeito e obra audiovisual provenientes do agenciamento com tecnologia rizomórfica. Com isso, foi possível demonstrar que na noção de tempo residia o ponto de articulação das noções de imagem, sujeito e obra, gerando implicações, com sua desterritorialização, na ampliação da noção de montagem e composição em Arte, possibilitando, assim, a construção da noção de montagem ucrônica.This work adresses the way of agency between Art and technology. From the question of Pimentel (2011) on how digital technology can widen specific knowledge of the artistic field, this work found in the conceptual axis of Couchot (1999) the proposal that, for the purposes of that question, artistic and technological models should be transcended. Driven by artistic practice, the presented work proposes that in Deleuze (2005) and Guattari (2008; 2011) the notion of deterritorialization should be dealt as a form of transcendence of models. To ensure adequate treatment of deterritorialization as a form of transcendence, correlations between computational model and artistic territory, agency and technological autonomy are described, characterizing the creation dialog with technologies that propose sense in artistic creation, called here rizomorfic technologies. Based on these correlations, the deterritorializations of time, image, subject and audiovisual work from the agency with rizomórfica technology have been observed. Thus, it was possible to demonstrate that the notion of time stands for the articulating point of image, subject and artwork notions widening, through its deterritorialization, the notions of mountage and composition in audiovisual art, thus, enabling the construction of the notion called uchronic montage.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte digitalArte por computadorArte e tecnologiaCriação (Literária, artística, etc)Multimídia (Arte)AudiovisualMontagem ucrônicaMediaçãoDesterritorializaçãoTécnicaMontagem ucrônica: uma abordagem para o agenciamento entre Arte e Tecnologia nas artes audiovisuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmontagemucr__nicaleonardosouza2014.pdfapplication/pdf9127426https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9PXPTA/1/montagemucr__nicaleonardosouza2014.pdf6bae3bacc65d5699fe80d46f55c3fe25MD51TEXTmontagemucr__nicaleonardosouza2014.pdf.txtmontagemucr__nicaleonardosouza2014.pdf.txtExtracted texttext/plain249365https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9PXPTA/2/montagemucr__nicaleonardosouza2014.pdf.txtd2283884e54a8d41f35d7f6e26eb9d00MD521843/EBAC-9PXPTA2019-11-14 09:14:06.139oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9PXPTARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:14:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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