A narrativa político pedagógico na ET-SUS Sergipe ou como potencializar um disposito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingrid Vieira Guimarães Ferreri
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KTQDV
Resumo: Trata-se de um Projeto de Intervenção que propõe, aos sujeitos-trabalhadores da Escola Técnica do SUS em Sergipe, um novo olhar para o dispositivo Colegiado, mediante o fomento da leitura do processo vivido por cada um. Pretende favorecer a mudança do modelode gestão e atenção da ETSUS, através da busca pela inseparatividade entre gestão e atenção, pela transversalidade, em favor da ampliação da grupalidade, pela ampliação dos espaços de roda. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, por se tratar de um projeto doqual emergem processos de ordem das significações, da subjetividade e é inspirada pelo Método de Roda, já que traz para o debate uma pretensão libertária, reconhece a importância da pluralidade dos atravessamentos presentes nas instituições. O método escolhido foi o de criação de rodas de discussão, de organização de uma unidade de produção, o Colegiado na ETSUS/SE, e o da experiência da leitura, em suas duas faces: a leitura como formação e a formação da leitura. Será utilizado o Diário de campo como um instrumento pedagógico. Serão realizadas 06 (seis) Etapas: a Primeira Etapa consiste na validação, no Colegiado, do Projeto de intervenção; a Segunda Etapa consistirá numa roda de discussão, de organização do momento do colegiado e de levantamento de necessidades de leitura; a Terceira Etapa trata da pesquisa individual de leituras que façam sentido a cada um dos envolvidos neste projeto; a Quarta Etapa consistirá no momento do Colegiado; a Quinta Etapa num momento de roda onde as leituras dos textos e da experiência do Colegiado emergirão. A Sexta Etapa, transversal a todas as etapas anteriores, consiste no registro da experiência do pesquisador, sendo, portanto, um registro singular. Os resultados, esperados pela pesquisadora, pretendem incidir na ampliação da capacidade de autonomia do sujeito, na diluição do poder,historicamente atribuída aos gestores do serviço, na possibilidade de abertura para a leitura do e no trabalho. No entanto, os resultados que serão produzidos em cada um dos sujeitos são pessoais e intransferíveis.
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O método escolhido foi o de criação de rodas de discussão, de organização de uma unidade de produção, o Colegiado na ETSUS/SE, e o da experiência da leitura, em suas duas faces: a leitura como formação e a formação da leitura. Será utilizado o Diário de campo como um instrumento pedagógico. Serão realizadas 06 (seis) Etapas: a Primeira Etapa consiste na validação, no Colegiado, do Projeto de intervenção; a Segunda Etapa consistirá numa roda de discussão, de organização do momento do colegiado e de levantamento de necessidades de leitura; a Terceira Etapa trata da pesquisa individual de leituras que façam sentido a cada um dos envolvidos neste projeto; a Quarta Etapa consistirá no momento do Colegiado; a Quinta Etapa num momento de roda onde as leituras dos textos e da experiência do Colegiado emergirão. A Sexta Etapa, transversal a todas as etapas anteriores, consiste no registro da experiência do pesquisador, sendo, portanto, um registro singular. Os resultados, esperados pela pesquisadora, pretendem incidir na ampliação da capacidade de autonomia do sujeito, na diluição do poder,historicamente atribuída aos gestores do serviço, na possibilidade de abertura para a leitura do e no trabalho. No entanto, os resultados que serão produzidos em cada um dos sujeitos são pessoais e intransferíveis.This is an Intervention Project which proposes to subject workers-Technical School SUS in Sergipe, a new look for the device Collegiate, by encouraging the reading process experienced by each. Seeks to promote the model change management and attention ETSUS through the pursuit of inseparability between management and attention, by transversality, in favor of expanding the groupality, the enlargement of the wheel. The methodology will have a qualitative approach, because it is a project that emerge order processes of meaning, subjectivity and is inspired by the method of wheel because it brings to the debate a claimlibertarian, recognizes the importance of plurality of crossings gifts institutions. The method chosen was to create discussion groups, organization of a production unit, the Collegiate of ETSUS / SE, and the experience of reading on their two faces: reading as education andtraining of reading. Will use the Field diary as a pedagogical tool. Will be held 06 (six) Steps: First Step is ma validation, the Board, the Project intervention, the Second Step wheel consist of a discussion of the organization of collegiate moment and needs assessment of reading, theThird Step is Search individual readings that make sense to everyone involved in this project, the Fourth Stage of the Board consist of the time; Fifth Wheel Step at a time where the readings of the texts and the experience of the Collegiate emerge. The Sixth Step, cross all theprevious steps, is the record of the experience of the researcher, therefore, a singular record. The results, expected by the researcher intend to focus on increasing the capacity of the individual's autonomy, the dilution of power, historically attributed to service managers, opening the possibility for reading and working. However, results to be produced in each subject are personal and nontransferable.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemColetivos organizados para a produçãoColegiadoExperiênciaA narrativa político pedagógico na ET-SUS Sergipe ou como potencializar um dispositoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALingrid_vieira_guimar_es_ferreri.pdfapplication/pdf305106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KTQDV/1/ingrid_vieira_guimar_es_ferreri.pdff58fe2079162268f10060b9e31c3afbcMD51TEXTingrid_vieira_guimar_es_ferreri.pdf.txtingrid_vieira_guimar_es_ferreri.pdf.txtExtracted texttext/plain44646https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KTQDV/2/ingrid_vieira_guimar_es_ferreri.pdf.txtb282fa55b5b5f3bbf46eb5f47be2d959MD521843/BUOS-9KTQDV2019-11-14 11:22:33.831oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KTQDVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:22:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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