Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J |
Resumo: | O trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online. |
id |
UFMG_3f9503ce5ecdb931e09fd2380f830422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9CM2J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcio Simeone HenriquesJoana Ziller de Araujo JosephsonPaula Guimarães SimõesLeandro Augusto Borges Lima2019-08-13T21:17:25Z2019-08-13T21:17:25Z2014-03-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2JO trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online.The paper aims to comprehend online collaborative processes, specifically the practice of crowdfunding as a cooperative - communicative system of production and consumption that can offer a unique experience to those who participate in it. From a topology of cyberspace the study points out the places and territories through which pass the cyberbeings, living experiences as a crowd and as public, whose call for participation is critical to the success of this practice permeated by the values assigned to the cyberculture. Crowdfunding is marked by a strong interaction between the relational triad formed by the collaborator, the proponent and the platform. It is on the forms of interaction between these three vertices that lies thisstudy, based on a praxeological perspective, in order to understand how the practice succeeds within a cybercultural context in which the dispute for the attention of the crowd and the public is intense. Two case studies are part of the corpus of this research: the comics projects Gnut and Shogum dos Mortos", both available in the Brazilian crowdfunding platform Catarse. Through a cyber-topology of cyberspace, the project analysis reveals that the practice seeks to establish its place through the proposition of a unique consumer experience on the web that can also be perceived in other online collaborative processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiberculturaExperiênciaComunicaçãoCrowdfundingMobilizaçãoPúblicosMultidãoCiberculturaExperiênciaCiberespaçoProduzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfundinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf2428770https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/1/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdfdcdf1de43dfbea1515c4624491c4c870MD51TEXTppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txtppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain469206https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/2/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txtae91df0d2b60f436981937834a320f7dMD521843/BUBD-A9CM2J2019-11-14 16:51:31.178oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9CM2JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:51:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
title |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
spellingShingle |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding Leandro Augusto Borges Lima Crowdfunding Mobilização Públicos Multidão Cibercultura Experiência Ciberespaço Cibercultura Experiência Comunicação |
title_short |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
title_full |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
title_fullStr |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
title_full_unstemmed |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
title_sort |
Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding |
author |
Leandro Augusto Borges Lima |
author_facet |
Leandro Augusto Borges Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcio Simeone Henriques |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Joana Ziller de Araujo Josephson |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paula Guimarães Simões |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro Augusto Borges Lima |
contributor_str_mv |
Marcio Simeone Henriques Joana Ziller de Araujo Josephson Paula Guimarães Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crowdfunding Mobilização Públicos Multidão Cibercultura Experiência Ciberespaço |
topic |
Crowdfunding Mobilização Públicos Multidão Cibercultura Experiência Ciberespaço Cibercultura Experiência Comunicação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cibercultura Experiência Comunicação |
description |
O trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T21:17:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T21:17:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/1/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/2/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcdf1de43dfbea1515c4624491c4c870 ae91df0d2b60f436981937834a320f7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589213966303232 |