Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Augusto Borges Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J
Resumo: O trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online.
id UFMG_3f9503ce5ecdb931e09fd2380f830422
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9CM2J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcio Simeone HenriquesJoana Ziller de Araujo JosephsonPaula Guimarães SimõesLeandro Augusto Borges Lima2019-08-13T21:17:25Z2019-08-13T21:17:25Z2014-03-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2JO trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online.The paper aims to comprehend online collaborative processes, specifically the practice of crowdfunding as a cooperative - communicative system of production and consumption that can offer a unique experience to those who participate in it. From a topology of cyberspace the study points out the places and territories through which pass the cyberbeings, living experiences as a crowd and as public, whose call for participation is critical to the success of this practice permeated by the values assigned to the cyberculture. Crowdfunding is marked by a strong interaction between the relational triad formed by the collaborator, the proponent and the platform. It is on the forms of interaction between these three vertices that lies thisstudy, based on a praxeological perspective, in order to understand how the practice succeeds within a cybercultural context in which the dispute for the attention of the crowd and the public is intense. Two case studies are part of the corpus of this research: the comics projects Gnut and Shogum dos Mortos", both available in the Brazilian crowdfunding platform Catarse. Through a cyber-topology of cyberspace, the project analysis reveals that the practice seeks to establish its place through the proposition of a unique consumer experience on the web that can also be perceived in other online collaborative processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiberculturaExperiênciaComunicaçãoCrowdfundingMobilizaçãoPúblicosMultidãoCiberculturaExperiênciaCiberespaçoProduzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfundinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf2428770https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/1/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdfdcdf1de43dfbea1515c4624491c4c870MD51TEXTppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txtppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain469206https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/2/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txtae91df0d2b60f436981937834a320f7dMD521843/BUBD-A9CM2J2019-11-14 16:51:31.178oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9CM2JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:51:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
title Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
spellingShingle Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
Leandro Augusto Borges Lima
Crowdfunding
Mobilização
Públicos
Multidão
Cibercultura
Experiência
Ciberespaço
Cibercultura
Experiência
Comunicação
title_short Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
title_full Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
title_fullStr Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
title_full_unstemmed Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
title_sort Produzir, consumir, colaborar: experiências singulares na prática de crowdfunding
author Leandro Augusto Borges Lima
author_facet Leandro Augusto Borges Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcio Simeone Henriques
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joana Ziller de Araujo Josephson
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paula Guimarães Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro Augusto Borges Lima
contributor_str_mv Marcio Simeone Henriques
Joana Ziller de Araujo Josephson
Paula Guimarães Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdfunding
Mobilização
Públicos
Multidão
Cibercultura
Experiência
Ciberespaço
topic Crowdfunding
Mobilização
Públicos
Multidão
Cibercultura
Experiência
Ciberespaço
Cibercultura
Experiência
Comunicação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cibercultura
Experiência
Comunicação
description O trabalho objetiva o estudo de processos colaborativos online, especificamente a prática de crowdfunding ou financiamento coletivo, entendida como um sistema cooperativocomunicativo de produção-consumo capaz de propor uma experiência singular aos que dela participam. A partir de uma topologia do ciberespaço o estudo aponta os lugares e territórios pelos quais transitam os cibereseres, vivenciando experiências como multidão e como públicos, cuja convocação à participação é fundamental ao sucesso desta prática permeada pelos valores conferidos à cibercultura. O financiamento coletivo é marcado por uma forte interação entre a tríade relacional, formada pelo proponente, o colaborador e a plataforma. São nas formas de interação entre estes três vértices que se situa o estudo, calcado numa perspectiva praxiológica, para entender como a prática obtém sucesso num contexto cibercultural em que a disputa pela atenção da multidão e dos públicos é intensa. Dois estudos de caso fazem parte do corpus da pesquisa, os projetos de quadrinhos Gnut e Shogum dos Mortos, ambos locados na plataforma brasileira Catarse. Através de uma cibertopologia do ciberespaço, a análise dos projetos revela que a prática busca estabelecer seu lugar a partir da proposição de uma experiência singular de consumo na web passível de ser percebida também em outros processos colaborativos online.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:17:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:17:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CM2J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/1/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CM2J/2/ppgcomunicacaosocial_leandroaugustoborgeslima_dissertacaomestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dcdf1de43dfbea1515c4624491c4c870
ae91df0d2b60f436981937834a320f7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589213966303232