Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miriam Ester Soares
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SNNF
Resumo: Este estudo exploratório analisa a constituição dos significados de ambiente e de educação ambiental em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos dos significados são examinados através das narrativas da infância, das praticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. As analises tem como contraponto as categorias de conteúdos referentes ao ambiente impactado, ao ambiente conservado e os sentidos que articulam essas duas categorias; o histórico da construção do campo da educação ambiental e os próprios dados de pesquisa. Pela analise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender a elaboração dos significados considerando-se o modo como os professores falam de suas praticas: a relação dos significados com o saber estabelecido e com as próprias experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam que os significados oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado. Os significados, que são atribuídos ao ambiente conservado, envolvem aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos que, dentre outros, coadunam-se com a complexidade do conceito de natureza na historia da humanidade. Quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos, explicitam significados devastação para o ambiente. A articulação desses significados constituem-se em uma referência para significados mais abrangentes. O significado da educação ambiental emerge no discurso no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. As concepções são associadas a uma dinâmica de contextos específicos e às pessoas envolvidas. Os discursos também explicitam práticas culturais especificas, sendo que em alguns casos, essas práticas estão em contradição com os próprios significados de ambientes preservados, que são expressos pelos professores. Os enfrentamentos políticos e institucionais são também relacionados ao significado da educação ambiental. Assim, constata-se uma multiplicidade de sentidos para o ambiente, que oscilam entre saber cientifico e do senso comum. Eles revelam aspectos de participação civil e um conjunto de obstáculos que os professores enfrentem em suas práticas de educação ambiental. São eles curriculares, institucionais e aqueles relacionados à necessidade da aquisição de conhecimentos e enfrentamento de situação inéditas. Nos discursos, os entrevistados têm dificuldades em identificar as suas práticas com a educação ambiental. Entretanto, as experiências revelam elementos significativos para um projeto de educação ambiental. Ressaltam-se a relação afetiva com o ambiente; o estímulo à valorização da realidade dos envolvidos, seja esta referente ao passado ou ao presente; e a participação que denota uma perspectiva de constituição. Os professores se revelam limitados em suas atividades de educação ambiental, indicando conhecimentos insuficientes e a necessidade de uma atualização. Os discursos apontam deficiências nas formações profissionais, que são consideradas muito acadêmicas e afastadas das realidades em que os professores atuam. Os professores revelam que aprendem com a própria prática e explicitam a inadequação das suas formações profissionais. Esses aspectos são considerados na discussão final desse trabalho
id UFMG_404edda2c0b880f0fbd63669f379f9b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85SNNF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eduardo Fleury MortimerMaria das graças de castro senaMaria das graças de castro senaMarcos SorrentinoMarcia Maria Spyer de ResendeMiriam Ester Soares2019-08-11T10:05:01Z2019-08-11T10:05:01Z1998-03-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SNNFEste estudo exploratório analisa a constituição dos significados de ambiente e de educação ambiental em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos dos significados são examinados através das narrativas da infância, das praticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. As analises tem como contraponto as categorias de conteúdos referentes ao ambiente impactado, ao ambiente conservado e os sentidos que articulam essas duas categorias; o histórico da construção do campo da educação ambiental e os próprios dados de pesquisa. Pela analise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender a elaboração dos significados considerando-se o modo como os professores falam de suas praticas: a relação dos significados com o saber estabelecido e com as próprias experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam que os significados oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado. Os significados, que são atribuídos ao ambiente conservado, envolvem aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos que, dentre outros, coadunam-se com a complexidade do conceito de natureza na historia da humanidade. Quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos, explicitam significados devastação para o ambiente. A articulação desses significados constituem-se em uma referência para significados mais abrangentes. O significado da educação ambiental emerge no discurso no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. As concepções são associadas a uma dinâmica de contextos específicos e às pessoas envolvidas. Os discursos também explicitam práticas culturais especificas, sendo que em alguns casos, essas práticas estão em contradição com os próprios significados de ambientes preservados, que são expressos pelos professores. Os enfrentamentos políticos e institucionais são também relacionados ao significado da educação ambiental. Assim, constata-se uma multiplicidade de sentidos para o ambiente, que oscilam entre saber cientifico e do senso comum. Eles revelam aspectos de participação civil e um conjunto de obstáculos que os professores enfrentem em suas práticas de educação ambiental. São eles curriculares, institucionais e aqueles relacionados à necessidade da aquisição de conhecimentos e enfrentamento de situação inéditas. Nos discursos, os entrevistados têm dificuldades em identificar as suas práticas com a educação ambiental. Entretanto, as experiências revelam elementos significativos para um projeto de educação ambiental. Ressaltam-se a relação afetiva com o ambiente; o estímulo à valorização da realidade dos envolvidos, seja esta referente ao passado ou ao presente; e a participação que denota uma perspectiva de constituição. Os professores se revelam limitados em suas atividades de educação ambiental, indicando conhecimentos insuficientes e a necessidade de uma atualização. Os discursos apontam deficiências nas formações profissionais, que são consideradas muito acadêmicas e afastadas das realidades em que os professores atuam. Os professores revelam que aprendem com a própria prática e explicitam a inadequação das suas formações profissionais. Esses aspectos são considerados na discussão final desse trabalhoUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalMeio ambienteEducaçãoProfessores Formação  Educação ambientalEducaçãoProfessores de CiênciasConcepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALconcepcoes_de_ambiente.pdfapplication/pdf22811503https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85SNNF/1/concepcoes_de_ambiente.pdff8c4d1bf641ddb583972743ff7afbc25MD51TEXTconcepcoes_de_ambiente.pdf.txtconcepcoes_de_ambiente.pdf.txtExtracted texttext/plain182https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85SNNF/2/concepcoes_de_ambiente.pdf.txt268c9dcf049ff1b11b03d89683014ed6MD521843/FAEC-85SNNF2019-11-14 10:34:53.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85SNNFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:34:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
title Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
spellingShingle Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
Miriam Ester Soares
Educação ambiental
Educação
Professores de Ciências
Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Professores Formação  
title_short Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
title_full Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
title_fullStr Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
title_full_unstemmed Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
title_sort Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
author Miriam Ester Soares
author_facet Miriam Ester Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Fleury Mortimer
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria das graças de castro sena
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria das graças de castro sena
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Sorrentino
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcia Maria Spyer de Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Miriam Ester Soares
contributor_str_mv Eduardo Fleury Mortimer
Maria das graças de castro sena
Maria das graças de castro sena
Marcos Sorrentino
Marcia Maria Spyer de Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação
Professores de Ciências
topic Educação ambiental
Educação
Professores de Ciências
Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Professores Formação  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Professores Formação  
description Este estudo exploratório analisa a constituição dos significados de ambiente e de educação ambiental em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos dos significados são examinados através das narrativas da infância, das praticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. As analises tem como contraponto as categorias de conteúdos referentes ao ambiente impactado, ao ambiente conservado e os sentidos que articulam essas duas categorias; o histórico da construção do campo da educação ambiental e os próprios dados de pesquisa. Pela analise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender a elaboração dos significados considerando-se o modo como os professores falam de suas praticas: a relação dos significados com o saber estabelecido e com as próprias experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam que os significados oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado. Os significados, que são atribuídos ao ambiente conservado, envolvem aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos que, dentre outros, coadunam-se com a complexidade do conceito de natureza na historia da humanidade. Quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos, explicitam significados devastação para o ambiente. A articulação desses significados constituem-se em uma referência para significados mais abrangentes. O significado da educação ambiental emerge no discurso no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. As concepções são associadas a uma dinâmica de contextos específicos e às pessoas envolvidas. Os discursos também explicitam práticas culturais especificas, sendo que em alguns casos, essas práticas estão em contradição com os próprios significados de ambientes preservados, que são expressos pelos professores. Os enfrentamentos políticos e institucionais são também relacionados ao significado da educação ambiental. Assim, constata-se uma multiplicidade de sentidos para o ambiente, que oscilam entre saber cientifico e do senso comum. Eles revelam aspectos de participação civil e um conjunto de obstáculos que os professores enfrentem em suas práticas de educação ambiental. São eles curriculares, institucionais e aqueles relacionados à necessidade da aquisição de conhecimentos e enfrentamento de situação inéditas. Nos discursos, os entrevistados têm dificuldades em identificar as suas práticas com a educação ambiental. Entretanto, as experiências revelam elementos significativos para um projeto de educação ambiental. Ressaltam-se a relação afetiva com o ambiente; o estímulo à valorização da realidade dos envolvidos, seja esta referente ao passado ou ao presente; e a participação que denota uma perspectiva de constituição. Os professores se revelam limitados em suas atividades de educação ambiental, indicando conhecimentos insuficientes e a necessidade de uma atualização. Os discursos apontam deficiências nas formações profissionais, que são consideradas muito acadêmicas e afastadas das realidades em que os professores atuam. Os professores revelam que aprendem com a própria prática e explicitam a inadequação das suas formações profissionais. Esses aspectos são considerados na discussão final desse trabalho
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T10:05:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T10:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SNNF
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SNNF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85SNNF/1/concepcoes_de_ambiente.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85SNNF/2/concepcoes_de_ambiente.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f8c4d1bf641ddb583972743ff7afbc25
268c9dcf049ff1b11b03d89683014ed6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676634889125888