Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thayana Lara Toledo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHF2
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar as concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo utilizado nos cursos em Enfermagem. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. Para a seleção da população e amostra do presente estudo foi feita uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram métodos avaliativos, "educação em enfermagem, avaliação, avaliação educacional, ensino e aprendizagem, compondo a população por 5452 artigos e após foi utilizado filtros respeitando uma pré seleção chegando a 11 artigos. Os resultados mostraram que em se tratando das concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo empregadas nos artigos selecionados encontramos que a maioria dos estudos (N= 6; 54%) evidenciou que as escolas estão em fase de transição dos processos avaliativos em relação às concepções pedagógicas, havendo uma escola já com grande predominância da concepção transformadora. Na análise dos resultados obtidos com o emprego das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo, verificamos que a maioria dos artigos (N= 6; 54%) revelou que os alunos tiveram mais facilidade no processo de ensino-aprendizagem quando os professores utilizam um processo avaliativo transformador, com foco na problematização, Foi evidenciado também, nesses artigos, um aumento da credibilidade dos discentes no processo por eles percorrido durante a formação. Conclui-se com a presente pesquisa que ainda há predominância da concepção pedagógica apoiada ao processo avaliativo conservador, ou seja, usando ainda a lógica classificatória e seletiva, técnicas ainda ancoradas em abordagens pedagógicas tradicionais.
id UFMG_151a92a83be3055dd1c1a87a751cc1ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DZHF2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Raissa Silva SouzaMarisa Antonini Ribeiro BastosThayana Lara Toledo2019-08-14T05:32:36Z2019-08-14T05:32:36Z2011-12-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHF2O presente estudo tem por objetivo identificar as concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo utilizado nos cursos em Enfermagem. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. Para a seleção da população e amostra do presente estudo foi feita uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram métodos avaliativos, "educação em enfermagem, avaliação, avaliação educacional, ensino e aprendizagem, compondo a população por 5452 artigos e após foi utilizado filtros respeitando uma pré seleção chegando a 11 artigos. Os resultados mostraram que em se tratando das concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo empregadas nos artigos selecionados encontramos que a maioria dos estudos (N= 6; 54%) evidenciou que as escolas estão em fase de transição dos processos avaliativos em relação às concepções pedagógicas, havendo uma escola já com grande predominância da concepção transformadora. Na análise dos resultados obtidos com o emprego das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo, verificamos que a maioria dos artigos (N= 6; 54%) revelou que os alunos tiveram mais facilidade no processo de ensino-aprendizagem quando os professores utilizam um processo avaliativo transformador, com foco na problematização, Foi evidenciado também, nesses artigos, um aumento da credibilidade dos discentes no processo por eles percorrido durante a formação. Conclui-se com a presente pesquisa que ainda há predominância da concepção pedagógica apoiada ao processo avaliativo conservador, ou seja, usando ainda a lógica classificatória e seletiva, técnicas ainda ancoradas em abordagens pedagógicas tradicionais.This study aims to identify the pedagogical concepts which lie in the evaluation process used in the courses in Nursing. The method used was an integrative review of literature. To select the sample population and the present study a search was made in the databases of the Virtual Health Library (VHL). The descriptors used were 'evaluation methods', 'nursing education', 'assessment', 'educational assessment', 'teaching' and 'learning', composing articles the population by 5452 and after filters were used in accordance with a pre - selection reaching 11 articles. The results show that it is the pedagogical concepts that rely on an evaluation process employed in the selected articles found that most of the studies (N = 6, 54%) showed that the schools are in transition processes evaluated with respect to pedagogical concepts, with a school already with great predominance of the design sector. In the analysis of the results obtained with the use of pedagogical concepts that support the evaluation process, we found that most of the articles (N = 6, 54%) revealed that students found it easier in the process of teaching and learning when teachers use a transformer evaluation process, focusing on questioning, was also evidenced in these articles, an increase in the credibility of the students in the process they covered during the training. Concludes with this research that there is still the predominant pedagogical concept in the evaluation process supported conservative, that is, still using the classificatory logic and selective techniques are still anchored in traditional pedagogicalUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemAvaliaçãoEnsinoAprendizagemMétodos avaliativosPanorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_thayana.pdfapplication/pdf1245839https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZHF2/1/tcc_thayana.pdf974679a006137b26dfa324a97828c560MD51TEXTtcc_thayana.pdf.txttcc_thayana.pdf.txtExtracted texttext/plain59426https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZHF2/2/tcc_thayana.pdf.txt302a4adf7befe9cf25b4bb43abe9a1dcMD521843/BUBD-9DZHF22019-11-14 21:00:13.22oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DZHF2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:00:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
title Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
spellingShingle Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
Thayana Lara Toledo
Educação em enfermagem
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Métodos avaliativos
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
title_full Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
title_fullStr Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
title_full_unstemmed Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
title_sort Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
author Thayana Lara Toledo
author_facet Thayana Lara Toledo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raissa Silva Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Thayana Lara Toledo
contributor_str_mv Raissa Silva Souza
Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Métodos avaliativos
topic Educação em enfermagem
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Métodos avaliativos
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O presente estudo tem por objetivo identificar as concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo utilizado nos cursos em Enfermagem. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. Para a seleção da população e amostra do presente estudo foi feita uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram métodos avaliativos, "educação em enfermagem, avaliação, avaliação educacional, ensino e aprendizagem, compondo a população por 5452 artigos e após foi utilizado filtros respeitando uma pré seleção chegando a 11 artigos. Os resultados mostraram que em se tratando das concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo empregadas nos artigos selecionados encontramos que a maioria dos estudos (N= 6; 54%) evidenciou que as escolas estão em fase de transição dos processos avaliativos em relação às concepções pedagógicas, havendo uma escola já com grande predominância da concepção transformadora. Na análise dos resultados obtidos com o emprego das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo, verificamos que a maioria dos artigos (N= 6; 54%) revelou que os alunos tiveram mais facilidade no processo de ensino-aprendizagem quando os professores utilizam um processo avaliativo transformador, com foco na problematização, Foi evidenciado também, nesses artigos, um aumento da credibilidade dos discentes no processo por eles percorrido durante a formação. Conclui-se com a presente pesquisa que ainda há predominância da concepção pedagógica apoiada ao processo avaliativo conservador, ou seja, usando ainda a lógica classificatória e seletiva, técnicas ainda ancoradas em abordagens pedagógicas tradicionais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:32:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHF2
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHF2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZHF2/1/tcc_thayana.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZHF2/2/tcc_thayana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 974679a006137b26dfa324a97828c560
302a4adf7befe9cf25b4bb43abe9a1dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589212959670272