Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berbel, Neusi Aparecida Navas
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira, Cláudia Chueire de, Maura Maria, Maura Maria Morita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112
Resumo: Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.
id FCC-2_529e270e8b6e6f876b5a1a62ea0b9d07
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2112
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicosAvaliação Da AprendizagemPráticas Avaliativas PositivasEnsino SuperiorMetodologia Da ProblematizaçãoEste artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211210.18222/eae173520062112Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 135-1581984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112/2070Berbel, Neusi Aparecida NavasOliveira, Cláudia Chueire deMaura Maria, Maura Maria Moritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2112Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
title Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
spellingShingle Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
Berbel, Neusi Aparecida Navas
Avaliação Da Aprendizagem
Práticas Avaliativas Positivas
Ensino Superior
Metodologia Da Problematização
title_short Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
title_full Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
title_fullStr Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
title_full_unstemmed Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
title_sort Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
author Berbel, Neusi Aparecida Navas
author_facet Berbel, Neusi Aparecida Navas
Oliveira, Cláudia Chueire de
Maura Maria, Maura Maria Morita
author_role author
author2 Oliveira, Cláudia Chueire de
Maura Maria, Maura Maria Morita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berbel, Neusi Aparecida Navas
Oliveira, Cláudia Chueire de
Maura Maria, Maura Maria Morita
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Da Aprendizagem
Práticas Avaliativas Positivas
Ensino Superior
Metodologia Da Problematização
topic Avaliação Da Aprendizagem
Práticas Avaliativas Positivas
Ensino Superior
Metodologia Da Problematização
description Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112
10.18222/eae173520062112
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112
identifier_str_mv 10.18222/eae173520062112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112/2070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 135-158
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158
Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 135-158
Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 135-158
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420299390976