Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Maysa de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGST
Resumo: Este estudo trata de um projeto de intervenção, elaborado após a identificação das principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por quatro docentes do Curso de Complementação do Técnico em Enfermagem da Escola Técnica do SUS de Blumenau, turma 2010/2011. As estratégias de ensino-aprendizagem foram identificadas pela leitura dos planos de aula, disponibilizados à coordenação técnica e pedagógica do curso, ondeconseguese perceber o uso das atividades em grupo como principal ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo com e entre os alunos, a priorização da troca de saberes e a valorização dos conhecimentos prévios do aluno. As estratégias que mais apareceram no cotidiano pedagógico deste grupo de docentes foram: exposição dialogada, reflexão ou ciclo de estudos, atividade prática, dramatização, estudo de caso, uso de filmes, painel integrado, Philips 66, estudo dirigido, estudo orientado em equipes e visitas técnicas. O objetivo geralfoi elaborar um projeto de intervenção que proporcione, nos encontros de capacitação pedagógica aos docentes do curso de Complementação do Técnico em Enfermagem, subsídios para diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sua prática docente. Este projeto de intervenção considerae valoriza o envolvimento e comprometimento dos docentesresponsáveis por dinamizar essa construção coletiva de saberes, estimulando também no docente esta postura crítica, criativa e reflexiva. Percebe-se que as metodologias ativas de ensino requerem um desprendimento e uma nova atitude, para fortalecer a práxis docente e diversificar as estratégias de ensino, proporcionando ao aluno o protagonismo nesse processo de cognoscência.
id UFMG_410ca0a165dcbc919af39620e9425ef1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FMGST
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marilia Rezende da SilveiraAlda Martins GoncalvesDaniela Maysa de Souza2019-08-09T18:32:43Z2019-08-09T18:32:43Z2013-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGSTEste estudo trata de um projeto de intervenção, elaborado após a identificação das principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por quatro docentes do Curso de Complementação do Técnico em Enfermagem da Escola Técnica do SUS de Blumenau, turma 2010/2011. As estratégias de ensino-aprendizagem foram identificadas pela leitura dos planos de aula, disponibilizados à coordenação técnica e pedagógica do curso, ondeconseguese perceber o uso das atividades em grupo como principal ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo com e entre os alunos, a priorização da troca de saberes e a valorização dos conhecimentos prévios do aluno. As estratégias que mais apareceram no cotidiano pedagógico deste grupo de docentes foram: exposição dialogada, reflexão ou ciclo de estudos, atividade prática, dramatização, estudo de caso, uso de filmes, painel integrado, Philips 66, estudo dirigido, estudo orientado em equipes e visitas técnicas. O objetivo geralfoi elaborar um projeto de intervenção que proporcione, nos encontros de capacitação pedagógica aos docentes do curso de Complementação do Técnico em Enfermagem, subsídios para diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sua prática docente. Este projeto de intervenção considerae valoriza o envolvimento e comprometimento dos docentesresponsáveis por dinamizar essa construção coletiva de saberes, estimulando também no docente esta postura crítica, criativa e reflexiva. Percebe-se que as metodologias ativas de ensino requerem um desprendimento e uma nova atitude, para fortalecer a práxis docente e diversificar as estratégias de ensino, proporcionando ao aluno o protagonismo nesse processo de cognoscência.This study is an intervention project, developed after the identification of the main teaching and learning strategies used by four teachers at the Technical Nursing Program of the Technical Nursing School of the SUS in Blumenau, class 2010/2011. The teaching-learning approaches were identified by reading the lesson procedures-plans, offered by the technical and pedagogical coordination of the program; those plans can be comprehended by the use of explicit group activities as their main working instrument, delivering dialogue with and among students, and also it is evident the prioritization of knowledge exchange and the operation of the prior knowledge of the student. The strategies that appeared most in the daily teaching routine of this group of teachers were: dialogued exposure, reflection-study cycles, practical activities, role play, case study, use of films, integrated panel, Philips 66, directedguided studies, team works studies and technical visits. With the general objective of developing an intervention project that provides guidance in the pedagogical meetings within the professors of the School of Nursing Technical Program and offering another subsidies to expand the teaching-learning strategies used in their daily teaching practices, this project contemplates and understands the involvement and commitment of the responsible teachers for increasing the collective construction of knowledge. And also stimulates in the teaching attitude this critical, creative and reflective posture. It is necessary to change the paradigm of active teaching methodologies in order to strength the teaching practice and diversify the strategies, providing to the student the protagonism in the process of knowingness.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação técnica em enfermagemPrática do docente de enfermagemEscolas de enfermagemEstratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___daniela_maysa_de_souza.pdfapplication/pdf342057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/1/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdfaf4d6fa094ce7b55f24456173add76f9MD51TEXTtcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txttcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain70844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/2/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txt3b62826fbe224b0a1778fd548b544a8bMD521843/BUBD-9FMGST2019-11-14 06:39:48.545oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FMGSTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
title Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
spellingShingle Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
Daniela Maysa de Souza
Educação técnica em enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Escolas de enfermagem
Educação em Enfermagem
title_short Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
title_full Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
title_fullStr Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
title_full_unstemmed Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
title_sort Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
author Daniela Maysa de Souza
author_facet Daniela Maysa de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marilia Rezende da Silveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alda Martins Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniela Maysa de Souza
contributor_str_mv Marilia Rezende da Silveira
Alda Martins Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação técnica em enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Escolas de enfermagem
topic Educação técnica em enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Escolas de enfermagem
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Este estudo trata de um projeto de intervenção, elaborado após a identificação das principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por quatro docentes do Curso de Complementação do Técnico em Enfermagem da Escola Técnica do SUS de Blumenau, turma 2010/2011. As estratégias de ensino-aprendizagem foram identificadas pela leitura dos planos de aula, disponibilizados à coordenação técnica e pedagógica do curso, ondeconseguese perceber o uso das atividades em grupo como principal ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo com e entre os alunos, a priorização da troca de saberes e a valorização dos conhecimentos prévios do aluno. As estratégias que mais apareceram no cotidiano pedagógico deste grupo de docentes foram: exposição dialogada, reflexão ou ciclo de estudos, atividade prática, dramatização, estudo de caso, uso de filmes, painel integrado, Philips 66, estudo dirigido, estudo orientado em equipes e visitas técnicas. O objetivo geralfoi elaborar um projeto de intervenção que proporcione, nos encontros de capacitação pedagógica aos docentes do curso de Complementação do Técnico em Enfermagem, subsídios para diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sua prática docente. Este projeto de intervenção considerae valoriza o envolvimento e comprometimento dos docentesresponsáveis por dinamizar essa construção coletiva de saberes, estimulando também no docente esta postura crítica, criativa e reflexiva. Percebe-se que as metodologias ativas de ensino requerem um desprendimento e uma nova atitude, para fortalecer a práxis docente e diversificar as estratégias de ensino, proporcionando ao aluno o protagonismo nesse processo de cognoscência.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:32:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGST
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGST
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/1/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/2/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af4d6fa094ce7b55f24456173add76f9
3b62826fbe224b0a1778fd548b544a8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676971047911424