Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGST |
Resumo: | Este estudo trata de um projeto de intervenção, elaborado após a identificação das principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por quatro docentes do Curso de Complementação do Técnico em Enfermagem da Escola Técnica do SUS de Blumenau, turma 2010/2011. As estratégias de ensino-aprendizagem foram identificadas pela leitura dos planos de aula, disponibilizados à coordenação técnica e pedagógica do curso, ondeconseguese perceber o uso das atividades em grupo como principal ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo com e entre os alunos, a priorização da troca de saberes e a valorização dos conhecimentos prévios do aluno. As estratégias que mais apareceram no cotidiano pedagógico deste grupo de docentes foram: exposição dialogada, reflexão ou ciclo de estudos, atividade prática, dramatização, estudo de caso, uso de filmes, painel integrado, Philips 66, estudo dirigido, estudo orientado em equipes e visitas técnicas. O objetivo geralfoi elaborar um projeto de intervenção que proporcione, nos encontros de capacitação pedagógica aos docentes do curso de Complementação do Técnico em Enfermagem, subsídios para diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sua prática docente. Este projeto de intervenção considerae valoriza o envolvimento e comprometimento dos docentesresponsáveis por dinamizar essa construção coletiva de saberes, estimulando também no docente esta postura crítica, criativa e reflexiva. Percebe-se que as metodologias ativas de ensino requerem um desprendimento e uma nova atitude, para fortalecer a práxis docente e diversificar as estratégias de ensino, proporcionando ao aluno o protagonismo nesse processo de cognoscência. |
id |
UFMG_410ca0a165dcbc919af39620e9425ef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FMGST |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marilia Rezende da SilveiraAlda Martins GoncalvesDaniela Maysa de Souza2019-08-09T18:32:43Z2019-08-09T18:32:43Z2013-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGSTEste estudo trata de um projeto de intervenção, elaborado após a identificação das principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por quatro docentes do Curso de Complementação do Técnico em Enfermagem da Escola Técnica do SUS de Blumenau, turma 2010/2011. As estratégias de ensino-aprendizagem foram identificadas pela leitura dos planos de aula, disponibilizados à coordenação técnica e pedagógica do curso, ondeconseguese perceber o uso das atividades em grupo como principal ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo com e entre os alunos, a priorização da troca de saberes e a valorização dos conhecimentos prévios do aluno. As estratégias que mais apareceram no cotidiano pedagógico deste grupo de docentes foram: exposição dialogada, reflexão ou ciclo de estudos, atividade prática, dramatização, estudo de caso, uso de filmes, painel integrado, Philips 66, estudo dirigido, estudo orientado em equipes e visitas técnicas. O objetivo geralfoi elaborar um projeto de intervenção que proporcione, nos encontros de capacitação pedagógica aos docentes do curso de Complementação do Técnico em Enfermagem, subsídios para diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sua prática docente. Este projeto de intervenção considerae valoriza o envolvimento e comprometimento dos docentesresponsáveis por dinamizar essa construção coletiva de saberes, estimulando também no docente esta postura crítica, criativa e reflexiva. Percebe-se que as metodologias ativas de ensino requerem um desprendimento e uma nova atitude, para fortalecer a práxis docente e diversificar as estratégias de ensino, proporcionando ao aluno o protagonismo nesse processo de cognoscência.This study is an intervention project, developed after the identification of the main teaching and learning strategies used by four teachers at the Technical Nursing Program of the Technical Nursing School of the SUS in Blumenau, class 2010/2011. The teaching-learning approaches were identified by reading the lesson procedures-plans, offered by the technical and pedagogical coordination of the program; those plans can be comprehended by the use of explicit group activities as their main working instrument, delivering dialogue with and among students, and also it is evident the prioritization of knowledge exchange and the operation of the prior knowledge of the student. The strategies that appeared most in the daily teaching routine of this group of teachers were: dialogued exposure, reflection-study cycles, practical activities, role play, case study, use of films, integrated panel, Philips 66, directedguided studies, team works studies and technical visits. With the general objective of developing an intervention project that provides guidance in the pedagogical meetings within the professors of the School of Nursing Technical Program and offering another subsidies to expand the teaching-learning strategies used in their daily teaching practices, this project contemplates and understands the involvement and commitment of the responsible teachers for increasing the collective construction of knowledge. And also stimulates in the teaching attitude this critical, creative and reflective posture. It is necessary to change the paradigm of active teaching methodologies in order to strength the teaching practice and diversify the strategies, providing to the student the protagonism in the process of knowingness.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação técnica em enfermagemPrática do docente de enfermagemEscolas de enfermagemEstratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___daniela_maysa_de_souza.pdfapplication/pdf342057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/1/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdfaf4d6fa094ce7b55f24456173add76f9MD51TEXTtcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txttcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain70844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/2/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txt3b62826fbe224b0a1778fd548b544a8bMD521843/BUBD-9FMGST2019-11-14 06:39:48.545oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FMGSTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
title |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
spellingShingle |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico Daniela Maysa de Souza Educação técnica em enfermagem Prática do docente de enfermagem Escolas de enfermagem Educação em Enfermagem |
title_short |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
title_full |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
title_fullStr |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
title_sort |
Estratégias de ensino aprendizagem: (RE) conhecendo potencialidades e a necessidade do acompanhamento pedagógico |
author |
Daniela Maysa de Souza |
author_facet |
Daniela Maysa de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marilia Rezende da Silveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alda Martins Goncalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniela Maysa de Souza |
contributor_str_mv |
Marilia Rezende da Silveira Alda Martins Goncalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação técnica em enfermagem Prática do docente de enfermagem Escolas de enfermagem |
topic |
Educação técnica em enfermagem Prática do docente de enfermagem Escolas de enfermagem Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
Este estudo trata de um projeto de intervenção, elaborado após a identificação das principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por quatro docentes do Curso de Complementação do Técnico em Enfermagem da Escola Técnica do SUS de Blumenau, turma 2010/2011. As estratégias de ensino-aprendizagem foram identificadas pela leitura dos planos de aula, disponibilizados à coordenação técnica e pedagógica do curso, ondeconseguese perceber o uso das atividades em grupo como principal ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo com e entre os alunos, a priorização da troca de saberes e a valorização dos conhecimentos prévios do aluno. As estratégias que mais apareceram no cotidiano pedagógico deste grupo de docentes foram: exposição dialogada, reflexão ou ciclo de estudos, atividade prática, dramatização, estudo de caso, uso de filmes, painel integrado, Philips 66, estudo dirigido, estudo orientado em equipes e visitas técnicas. O objetivo geralfoi elaborar um projeto de intervenção que proporcione, nos encontros de capacitação pedagógica aos docentes do curso de Complementação do Técnico em Enfermagem, subsídios para diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sua prática docente. Este projeto de intervenção considerae valoriza o envolvimento e comprometimento dos docentesresponsáveis por dinamizar essa construção coletiva de saberes, estimulando também no docente esta postura crítica, criativa e reflexiva. Percebe-se que as metodologias ativas de ensino requerem um desprendimento e uma nova atitude, para fortalecer a práxis docente e diversificar as estratégias de ensino, proporcionando ao aluno o protagonismo nesse processo de cognoscência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:32:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:32:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGST |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMGST |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/1/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FMGST/2/tcc___daniela_maysa_de_souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af4d6fa094ce7b55f24456173add76f9 3b62826fbe224b0a1778fd548b544a8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589476523442176 |