Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar. |
id |
UFMG_413c0e509f8148302682594ba758dd16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WURAR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Denise França StehlingNara Lucia Gomes de Oliveira2019-08-13T12:38:36Z2019-08-13T12:38:36Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURARO presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosComunidade e escolaEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoEvasão escolarCurrículoGestorOrganização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdfapplication/pdf445296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/1/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf42df1113264f1001cb364fdd29eaeda8MD51TEXTtcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txttcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txtExtracted texttext/plain84515https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/2/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txteaddaba7959dfa5f5f2a5c84e6eba3bfMD521843/BUBD-9WURAR2019-11-14 23:00:37.953oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WURARRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:00:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
title |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
spellingShingle |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar Nara Lucia Gomes de Oliveira Evasão escolar Currículo Gestor Currículos Comunidade e escola Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
title_full |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
title_fullStr |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
title_full_unstemmed |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
title_sort |
Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar |
author |
Nara Lucia Gomes de Oliveira |
author_facet |
Nara Lucia Gomes de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Denise França Stehling |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nara Lucia Gomes de Oliveira |
contributor_str_mv |
Denise França Stehling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar Currículo Gestor |
topic |
Evasão escolar Currículo Gestor Currículos Comunidade e escola Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Comunidade e escola Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T12:38:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T12:38:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/1/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/2/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42df1113264f1001cb364fdd29eaeda8 eaddaba7959dfa5f5f2a5c84e6eba3bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589379990487040 |