Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nara Lucia Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar.
id UFMG_413c0e509f8148302682594ba758dd16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WURAR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Denise França StehlingNara Lucia Gomes de Oliveira2019-08-13T12:38:36Z2019-08-13T12:38:36Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURARO presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosComunidade e escolaEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoEvasão escolarCurrículoGestorOrganização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdfapplication/pdf445296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/1/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf42df1113264f1001cb364fdd29eaeda8MD51TEXTtcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txttcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txtExtracted texttext/plain84515https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/2/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txteaddaba7959dfa5f5f2a5c84e6eba3bfMD521843/BUBD-9WURAR2019-11-14 23:00:37.953oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WURARRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:00:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
title Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
spellingShingle Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
Nara Lucia Gomes de Oliveira
Evasão escolar
Currículo
Gestor
Currículos
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
title_full Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
title_fullStr Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
title_full_unstemmed Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
title_sort Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
author Nara Lucia Gomes de Oliveira
author_facet Nara Lucia Gomes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Denise França Stehling
dc.contributor.author.fl_str_mv Nara Lucia Gomes de Oliveira
contributor_str_mv Denise França Stehling
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Currículo
Gestor
topic Evasão escolar
Currículo
Gestor
Currículos
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículos
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T12:38:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T12:38:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/1/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WURAR/2/tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42df1113264f1001cb364fdd29eaeda8
eaddaba7959dfa5f5f2a5c84e6eba3bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676873494691840