A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Rodrigues da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como a gestão escolar contribui na elaboração e na implantação de um currículo inclusivo na Escola Municipal Murilo Rubião. Sobretudo, serão analisados algunsaspectos sob o prisma da gestão democrática, construção curricular e que posteriormente, irão compor o Projeto Político Pedagógico da referida unidade escolar. Tomou-se como base teórica a linha de pensamento de estudiosos como Moacir Gadotti (2003), Dermeval Saviani (1999), Paulo Freire (1997) e GimenoSacristán (2013), com a intenção de discutir o currículo a partir da realidade da escola buscando auxílio na teoria e na empiria.Concluímos, portanto, que a mudança a ser realizada na EMMR passa pela transformação do foco, uma atenção especial no âmbito curricular. É preciso rever as funções e as atividades, deve-se buscar um objetivo maior, comum a todos, que seja reflexo do projeto escolar.
id UFMG_dfb673c1116b195c90f6f9ebabef70d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFFU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Gomes SoaresValéria Rodrigues da Costa2019-08-14T10:29:18Z2019-08-14T10:29:18Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFUO presente trabalho pretende analisar como a gestão escolar contribui na elaboração e na implantação de um currículo inclusivo na Escola Municipal Murilo Rubião. Sobretudo, serão analisados algunsaspectos sob o prisma da gestão democrática, construção curricular e que posteriormente, irão compor o Projeto Político Pedagógico da referida unidade escolar. Tomou-se como base teórica a linha de pensamento de estudiosos como Moacir Gadotti (2003), Dermeval Saviani (1999), Paulo Freire (1997) e GimenoSacristán (2013), com a intenção de discutir o currículo a partir da realidade da escola buscando auxílio na teoria e na empiria.Concluímos, portanto, que a mudança a ser realizada na EMMR passa pela transformação do foco, uma atenção especial no âmbito curricular. É preciso rever as funções e as atividades, deve-se buscar um objetivo maior, comum a todos, que seja reflexo do projeto escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoGestão democráticaCurrículo inclusivoA colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interessesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvaleriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdfapplication/pdf232052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFFU/1/valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf1b9acbbe40e6abc55186cb8456900212MD51TEXTvaleriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf.txtvaleriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf.txtExtracted texttext/plain112248https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFFU/2/valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf.txte3fac4f4fdaf76c794f9592da7532d30MD521843/BUBD-9ZWFFU2019-11-14 13:33:34.08oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFFURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:33:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
title A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
spellingShingle A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
Valéria Rodrigues da Costa
Gestão democrática
Currículo inclusivo
Currículos
Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
title_full A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
title_fullStr A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
title_full_unstemmed A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
title_sort A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
author Valéria Rodrigues da Costa
author_facet Valéria Rodrigues da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Rodrigues da Costa
contributor_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Currículo inclusivo
topic Gestão democrática
Currículo inclusivo
Currículos
Gestão democrática
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículos
Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho pretende analisar como a gestão escolar contribui na elaboração e na implantação de um currículo inclusivo na Escola Municipal Murilo Rubião. Sobretudo, serão analisados algunsaspectos sob o prisma da gestão democrática, construção curricular e que posteriormente, irão compor o Projeto Político Pedagógico da referida unidade escolar. Tomou-se como base teórica a linha de pensamento de estudiosos como Moacir Gadotti (2003), Dermeval Saviani (1999), Paulo Freire (1997) e GimenoSacristán (2013), com a intenção de discutir o currículo a partir da realidade da escola buscando auxílio na teoria e na empiria.Concluímos, portanto, que a mudança a ser realizada na EMMR passa pela transformação do foco, uma atenção especial no âmbito curricular. É preciso rever as funções e as atividades, deve-se buscar um objetivo maior, comum a todos, que seja reflexo do projeto escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T10:29:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T10:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFFU/1/valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFFU/2/valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b9acbbe40e6abc55186cb8456900212
e3fac4f4fdaf76c794f9592da7532d30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589165747535872