A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laene Mucci Daniel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/34367
Resumo: Nesta pesquisa descritivo-qualitativa-quantitativa, averiguamos a configuração e o funcionamento do gênero de linguagem Fotopotocas de Ziraldo (FZ), à luz das Teorias de Gênero, baseadas nos estudos bakhtinianos; da Semiótica Social; da Fotografia; do (Foto) jornalismo e do humor, campos aos quais pertencem as FZ. Anteriormente publicadas sob o nome de Fotofofocas na revista O Cruzeiro, tornaram-se as revistas Fotopotocas: fotos descartadas por veículos de comunicação que ganhavam falas inventadas pelo jornalista e ilustrador Ziraldo para provocar o riso. As FZ são um gênero midiático multimodal que comentam os acontecimentos/notícias fotografados jornalisticamente, configurando-se pelos propósitos comunicativos de fazer rir, de criticar e de opinar sobre algum acontecimento/notícia. Nosso corpus, 317 fotopotocas compostas por fotografias de imprensa do campo jornalístico e paródia e script do absurdo do campo humorístico, é atravessado pela ficção. Por isso, e também por ser apontada como um dos fatores da crise jornalística atual, tratamos da questão da ficcionalidade no (foto) jornalismo. A ficção faz parte da representação da realidade, sendo, portanto, um recurso à sua compreensão e crítica. A partir da ficção instaurada pelo humor, as FZ, transcendendo o evento (foto) jornalístico, funcionam como charges fotográficas e provocam o pensar, atendendo, assim, ao uso social do jornalismo. Metodologicamente, à luz Gramática do Design visual (GDV), analisamos a multimodalidade do gênero FZ, chegando ao cerne da sua configuração e funcionamento: são os processos narrativos verbais/mentais que disparam o gatilho do riso (uma das estruturas desse gênero multimodal) e que, carregados pelos balões de História em Quadrinhos (HQ), idealizam os propósitos dos gestos e das expressões dos Participantes Representados (PRs), destacando-os e atribuindo-lhes falas e pensamentos. O riso que estrutura as fotopotocas e também colabora ao propósito comunicativo não é ingênuo. De forma leve, sem ser sisudo, ele propõe, descontraidamente, novos propósitos de pensar e agir. Ao analisarmos as construções sociodiscursivas e as representações sobre a mulher nas FZ, identificamos matrizes ideológicas conservadoras as quais marcam relações de poder e hegemonias, perpetuando os discursos machistas e sexistas que inferiorizam a mulher. As FZ analisadas foram produzidas 100% por homens, nos anos de 1963 e 1964. Já praticadas por jornalistas e veículos midiáticos pelo mundo, defendemos que sejam ainda mais usadas profissionalmente por jornalistas brasileiros, como um contraponto às falsas notícias. Defendemos, também, o compartilhar do funcionamento e o uso das fotopotocas no ensino do jornalismo, além de elas poderem agir no campo da Educação, contribuindo para o letramento midiático crítico. Cientificamente, propomos a metodologia Enquadramento do corpo na imagem para analisar o corpo em imagens.
id UFMG_41421e250ae6a7b4d7ee7039169e6101
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/34367
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Carmen Aires Gomeshttp://lattes.cnpq.br/849671233408541Flaviane Faria CarvalhoCláudio Márcio do CarmoClarice Lage Gualberto de AbreuAna Carolina Lima Santoshttp://lattes.cnpq.br/4441237063780483Laene Mucci Daniel2020-11-12T15:02:56Z2020-11-12T15:02:56Z2020-02-14http://hdl.handle.net/1843/34367Nesta pesquisa descritivo-qualitativa-quantitativa, averiguamos a configuração e o funcionamento do gênero de linguagem Fotopotocas de Ziraldo (FZ), à luz das Teorias de Gênero, baseadas nos estudos bakhtinianos; da Semiótica Social; da Fotografia; do (Foto) jornalismo e do humor, campos aos quais pertencem as FZ. Anteriormente publicadas sob o nome de Fotofofocas na revista O Cruzeiro, tornaram-se as revistas Fotopotocas: fotos descartadas por veículos de comunicação que ganhavam falas inventadas pelo jornalista e ilustrador Ziraldo para provocar o riso. As FZ são um gênero midiático multimodal que comentam os acontecimentos/notícias fotografados jornalisticamente, configurando-se pelos propósitos comunicativos de fazer rir, de criticar e de opinar sobre algum acontecimento/notícia. Nosso corpus, 317 fotopotocas compostas por fotografias de imprensa do campo jornalístico e paródia e script do absurdo do campo humorístico, é atravessado pela ficção. Por isso, e também por ser apontada como um dos fatores da crise jornalística atual, tratamos da questão da ficcionalidade no (foto) jornalismo. A ficção faz parte da representação da realidade, sendo, portanto, um recurso à sua compreensão e crítica. A partir da ficção instaurada pelo humor, as FZ, transcendendo o evento (foto) jornalístico, funcionam como charges fotográficas e provocam o pensar, atendendo, assim, ao uso social do jornalismo. Metodologicamente, à luz Gramática do Design visual (GDV), analisamos a multimodalidade do gênero FZ, chegando ao cerne da sua configuração e funcionamento: são os processos narrativos verbais/mentais que disparam o gatilho do riso (uma das estruturas desse gênero multimodal) e que, carregados pelos balões de História em Quadrinhos (HQ), idealizam os propósitos dos gestos e das expressões dos Participantes Representados (PRs), destacando-os e atribuindo-lhes falas e pensamentos. O riso que estrutura as fotopotocas e também colabora ao propósito comunicativo não é ingênuo. De forma leve, sem ser sisudo, ele propõe, descontraidamente, novos propósitos de pensar e agir. Ao analisarmos as construções sociodiscursivas e as representações sobre a mulher nas FZ, identificamos matrizes ideológicas conservadoras as quais marcam relações de poder e hegemonias, perpetuando os discursos machistas e sexistas que inferiorizam a mulher. As FZ analisadas foram produzidas 100% por homens, nos anos de 1963 e 1964. Já praticadas por jornalistas e veículos midiáticos pelo mundo, defendemos que sejam ainda mais usadas profissionalmente por jornalistas brasileiros, como um contraponto às falsas notícias. Defendemos, também, o compartilhar do funcionamento e o uso das fotopotocas no ensino do jornalismo, além de elas poderem agir no campo da Educação, contribuindo para o letramento midiático crítico. Cientificamente, propomos a metodologia Enquadramento do corpo na imagem para analisar o corpo em imagens.The research is descriptive qualitative and quantitative, verifying the configuration and functioning of the language of gender in the magazine Fotopotocas de Ziraldo (FZ). The verification is in the light of Bakhtinian Studies, Social Semiotics, photography, journalism and humor. Fotopotocas (PhotoSham, in English) was previously published as Fotofofocas (PhotoGossip) in a section of the magazine O Cruzeiro. Photos discarded by media outlets were captioned by the journalist and illustrator Ziraldo to provoke laughter. FZ is a multimodal media genre that comments on photographed news events and is configured to induce laughter, while offering critical opinion. The corpus of the magazine is interspersed with 317 photoShams, consisting of journalistic press photographs. Ziraldo applies parody and humor to the captions and in so doing, captures the absurd and comic. We deal with the issue of fictionality in journalism as it is a part of the representation of reality and, therefore, a resource for understanding and criticism. Given the establishment of fiction through humor, the editions of FZ transcend the photojournalistic event and caricatures, to provoke reflection and achieve a social use of journalism. By the light of the Grammar of Visual Design (known by its acronym in Portuguese, GDV), we analyze the multimedia of the gender of FZ, going to its core configuration and function, which are narrative verbal and mental processes that trigger laughter (one of the multimodes): dialog bubbles in the History of Cartoons (HQ) idealize the intentions of the gestures and the expressions of the Characterized Participants (PR), thereby highlighting them and attributing to them, speech and thought. The laughter that structures the photoShams and contributes to the communicative purpose is not naive. However, in a light-hearted fashion, nothing is to be taken too seriously. New intentions of thinking and acting are casually proposed. Upon analyzing the socio-discursive constructions and the representations of women in the editions of FZ, we identify an ideologically conservative bent which indicates power relationships and hegemonies, perpetuating machista and sexist discourses that render women as inferior. The editions of FZ analyzed were produced 100% by men in the years 1963 and 1964. Already practiced globally by journalists and media vehicles, we believe that the genre was even more professionally used by Brazilian journalists, as a counterpoint to fake news. We agree that the sharing of the functioning and the use of the photoShams in the teaching of journalism, beyond just educational purposes, contribute to the critical mediatic literacy. Scientifically, we propose a methodology Enquadramento do corpo na imagem (Fitting the body into the image) for analyzing the body in images.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise do discursoJornalismo – LinguagemDiscurso midiáticoZiraldo, 1932-Fotopotoca.Gênero de linguagemGDVMultimodalidadeZiraldoA Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de ZiraldoThe configuration and functioning of the discoursive of gender Fotopotocas de Ziraldoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE LMD_2020.pdfTESE LMD_2020.pdfTese Laene Mucci Daniel_2020application/pdf10033825https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34367/1/TESE%20LMD_2020.pdfdf732641d19de80dfaaa6826ba66ca81MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34367/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34367/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/343672020-11-12 12:02:56.416oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-11-12T15:02:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The configuration and functioning of the discoursive of gender Fotopotocas de Ziraldo
title A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
spellingShingle A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
Laene Mucci Daniel
Fotopotoca.
Gênero de linguagem
GDV
Multimodalidade
Ziraldo
Análise do discurso
Jornalismo – Linguagem
Discurso midiático
Ziraldo, 1932-
title_short A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
title_full A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
title_fullStr A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
title_full_unstemmed A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
title_sort A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo
author Laene Mucci Daniel
author_facet Laene Mucci Daniel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Carmen Aires Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/849671233408541
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Flaviane Faria Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cláudio Márcio do Carmo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Clarice Lage Gualberto de Abreu
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ana Carolina Lima Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4441237063780483
dc.contributor.author.fl_str_mv Laene Mucci Daniel
contributor_str_mv Maria Carmen Aires Gomes
Flaviane Faria Carvalho
Cláudio Márcio do Carmo
Clarice Lage Gualberto de Abreu
Ana Carolina Lima Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Fotopotoca.
Gênero de linguagem
GDV
Multimodalidade
Ziraldo
topic Fotopotoca.
Gênero de linguagem
GDV
Multimodalidade
Ziraldo
Análise do discurso
Jornalismo – Linguagem
Discurso midiático
Ziraldo, 1932-
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Análise do discurso
Jornalismo – Linguagem
Discurso midiático
Ziraldo, 1932-
description Nesta pesquisa descritivo-qualitativa-quantitativa, averiguamos a configuração e o funcionamento do gênero de linguagem Fotopotocas de Ziraldo (FZ), à luz das Teorias de Gênero, baseadas nos estudos bakhtinianos; da Semiótica Social; da Fotografia; do (Foto) jornalismo e do humor, campos aos quais pertencem as FZ. Anteriormente publicadas sob o nome de Fotofofocas na revista O Cruzeiro, tornaram-se as revistas Fotopotocas: fotos descartadas por veículos de comunicação que ganhavam falas inventadas pelo jornalista e ilustrador Ziraldo para provocar o riso. As FZ são um gênero midiático multimodal que comentam os acontecimentos/notícias fotografados jornalisticamente, configurando-se pelos propósitos comunicativos de fazer rir, de criticar e de opinar sobre algum acontecimento/notícia. Nosso corpus, 317 fotopotocas compostas por fotografias de imprensa do campo jornalístico e paródia e script do absurdo do campo humorístico, é atravessado pela ficção. Por isso, e também por ser apontada como um dos fatores da crise jornalística atual, tratamos da questão da ficcionalidade no (foto) jornalismo. A ficção faz parte da representação da realidade, sendo, portanto, um recurso à sua compreensão e crítica. A partir da ficção instaurada pelo humor, as FZ, transcendendo o evento (foto) jornalístico, funcionam como charges fotográficas e provocam o pensar, atendendo, assim, ao uso social do jornalismo. Metodologicamente, à luz Gramática do Design visual (GDV), analisamos a multimodalidade do gênero FZ, chegando ao cerne da sua configuração e funcionamento: são os processos narrativos verbais/mentais que disparam o gatilho do riso (uma das estruturas desse gênero multimodal) e que, carregados pelos balões de História em Quadrinhos (HQ), idealizam os propósitos dos gestos e das expressões dos Participantes Representados (PRs), destacando-os e atribuindo-lhes falas e pensamentos. O riso que estrutura as fotopotocas e também colabora ao propósito comunicativo não é ingênuo. De forma leve, sem ser sisudo, ele propõe, descontraidamente, novos propósitos de pensar e agir. Ao analisarmos as construções sociodiscursivas e as representações sobre a mulher nas FZ, identificamos matrizes ideológicas conservadoras as quais marcam relações de poder e hegemonias, perpetuando os discursos machistas e sexistas que inferiorizam a mulher. As FZ analisadas foram produzidas 100% por homens, nos anos de 1963 e 1964. Já praticadas por jornalistas e veículos midiáticos pelo mundo, defendemos que sejam ainda mais usadas profissionalmente por jornalistas brasileiros, como um contraponto às falsas notícias. Defendemos, também, o compartilhar do funcionamento e o uso das fotopotocas no ensino do jornalismo, além de elas poderem agir no campo da Educação, contribuindo para o letramento midiático crítico. Cientificamente, propomos a metodologia Enquadramento do corpo na imagem para analisar o corpo em imagens.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T15:02:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T15:02:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/34367
url http://hdl.handle.net/1843/34367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34367/1/TESE%20LMD_2020.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34367/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34367/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv df732641d19de80dfaaa6826ba66ca81
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589193799041024