Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francine de Souza Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BDQNTT
Resumo: A presente pesquisa investiga uma plataforma virtual que tem como finalidade corrigir redações do tipo dissertativo-argumentativo, o gênero de redação do ENEM. O objetivo é analisar a plataforma e identificar como os corretores de redações de uma plataforma online conseguem orientar o aprendiz no desenvolvimento da sua habilidade argumentativa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, a partir das respostas de um questionário aplicado a 52 corretores sobre as competências exigidas para escrita da redação do exame, além de perguntas relacionadas a conceitos apresentados no aporte teórico e da reflexão sobre a atuação na correção interativa no momento de orientar o desenvolvimento da habilidade argumentativa. As perguntas foram direcionadas para o ensino da escrita como prática social e o papel da interação nesse processo. Também foram analisados os comentários deixados nas redações referentes a uma das cinco competências avaliadas nas redações do ENEM, a competência 3, que engloba a capacidade do candidato para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Foram analisadas as correções de 20 redações. Os corretores orientaram os aprendizes com os comentários padronizados do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que demonstraram ser insuficientes para instruir com clareza cada ponto a ser corrigido quanto à competência 3. As respostas do questionário mostraram que, para a maioria dos respondentes, a competência escritora mais importante da redação do ENEM é a competência 2, já que 38,9% deles disseram que compreender a proposta da redação era a competência de maior importância. O domínio da norma culta, que recebeu 22,2% dos votos dos corretores investigados e ficou como a segunda mais importante competência. Apenas 20,4% dos respondentes entendem que a habilidade argumentativa é mais importante. Com base nos resultados, sugiro o aprofundamento à discussão sobre o ensino/aprendizagem da escrita e para futuras pesquisas que possam desenvolver uma nova metodologia para o ensino da escrita da língua portuguesa.
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As perguntas foram direcionadas para o ensino da escrita como prática social e o papel da interação nesse processo. Também foram analisados os comentários deixados nas redações referentes a uma das cinco competências avaliadas nas redações do ENEM, a competência 3, que engloba a capacidade do candidato para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Foram analisadas as correções de 20 redações. Os corretores orientaram os aprendizes com os comentários padronizados do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que demonstraram ser insuficientes para instruir com clareza cada ponto a ser corrigido quanto à competência 3. As respostas do questionário mostraram que, para a maioria dos respondentes, a competência escritora mais importante da redação do ENEM é a competência 2, já que 38,9% deles disseram que compreender a proposta da redação era a competência de maior importância. O domínio da norma culta, que recebeu 22,2% dos votos dos corretores investigados e ficou como a segunda mais importante competência. Apenas 20,4% dos respondentes entendem que a habilidade argumentativa é mais importante. Com base nos resultados, sugiro o aprofundamento à discussão sobre o ensino/aprendizagem da escrita e para futuras pesquisas que possam desenvolver uma nova metodologia para o ensino da escrita da língua portuguesa.This research investigates a virtual writing website whose purpose is to assess argumentative essays, the writing genre of ENEM. It aims to analyze the online platform and to identify how online tutors have instructed the learners in developing their argumentative competence. In this case study, data was generated through a questionnary answered by 52 tutors, aiming to investigate which writing skills they consider as the most important ones Questions related to the concepts presented in the theoretical framework were also included, as well as tutors' reflection on the interaction with users during the assessment of their argumentative competence. The questions investigated the role of interaction in the learning of writing, from a perspective of writing as social practice. The results showed that the most important writing competence, according to 38.9% of respondents, is number 2, understanding the writing proposal. The second most important competence is the use of standard language, which received 22.2% of the votes of the investigated tutors. Only 20.4% of the respondents understand that argumentative competence is the most important. The comments included in the essays referring to one of the five competencies evaluated in ENEM, competence 3, were also analyzed. This includes the candidate's ability "to select, relate, organize and interpret information, facts, opinions, and arguments in defense of a point of view." The analysis of the assessment of 20 essays indicates that tutors instructed apprentices with standardized comments provided by VLE's software, but these proved to be insufficient to clearly instruct each aspect to be refined in those textual productions. Based on the results, I suggest a deep discussion on the teaching and learning of writing. I also indicate the need of future research to develop a new methodology for the teaching of Portuguese language writing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Estudo e ensinoRedação Estudo e ensinoTecnologia educacionalLínguas Estudo e ensino Inovações tecnológicasENEMargumentaçãoplataforma virtualcorreção de redaçõesCorreção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1973m.pdfapplication/pdf7374261https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BDQNTT/1/1973m.pdf883899e776df0b33d405496c48444c2cMD51TEXT1973m.pdf.txt1973m.pdf.txtExtracted texttext/plain270910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BDQNTT/2/1973m.pdf.txt0b2c434c93e19b77c2e509b88fcbebe2MD521843/LETR-BDQNTT2019-11-14 08:20:16.791oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BDQNTTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:20:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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