Proposta de adequação dos instrumentos de acompanhamento e avaliação do estágio supervisionado dos cursos técnicos da ESP/CE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NBV |
Resumo: | Os estágios curriculares dos cursos técnicos da ESP, exigem de seu aluno a demonstração de competências de acordo com o que está descrito na matriz curricular de seus cursos. A avaliação do desempenho do futuro profissional técnico no decorrer do curso, será realizada com o objetivo de conhecer o nível de desenvolvimento das competências trabalhadas nas atividades práticas, bem como diagnosticar as deficiências que poderão existir, buscando superá-las durante o processo de formação. Este Projeto de Intervenção propõe adequar os instrumentos utilizados no estágio supervisionado, pois estes não estão em consonância com a realidade dos planos de curso, bem como com as competências definidas nos mesmos, não abordando claramente as três dimensões da competência (conhecimento, habilidade e atitude), dificultando o processo avaliativo. Rever a forma de atribuição de notas, pois existe uma dificuldade em estabelecê-las a partir dos critérios de avaliação, pois a forma avaliativa utilizada não permite que a nota empregada ao aluno seja fidedigna; A avaliação está presente no dia a dia dos cursos técnicos da ESP/CE e carece de uma compreensão mais profunda quanto ao valor que abriga e as consequências que gera. Julgo importante a realização de estudos sobre os diversos aspectos que podem influenciar a formação dos estudantes, por serem profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde. O monitoramento e a avaliação das atividades serão processuais, sendo realizados durante toda a execução do projeto, através de indicadores definidos previamente, contemplando as duas estratégias elaboradas para cada objetivo específico descrito, na tentativa de resolução da problemática em questão. |
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Sonia Maria Nunes VianaSalete Maria de Fatima SilqueiraAna Virgínia Evangelista de Mendonça2019-08-11T06:28:48Z2019-08-11T06:28:48Z2014-05-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NBVOs estágios curriculares dos cursos técnicos da ESP, exigem de seu aluno a demonstração de competências de acordo com o que está descrito na matriz curricular de seus cursos. A avaliação do desempenho do futuro profissional técnico no decorrer do curso, será realizada com o objetivo de conhecer o nível de desenvolvimento das competências trabalhadas nas atividades práticas, bem como diagnosticar as deficiências que poderão existir, buscando superá-las durante o processo de formação. Este Projeto de Intervenção propõe adequar os instrumentos utilizados no estágio supervisionado, pois estes não estão em consonância com a realidade dos planos de curso, bem como com as competências definidas nos mesmos, não abordando claramente as três dimensões da competência (conhecimento, habilidade e atitude), dificultando o processo avaliativo. Rever a forma de atribuição de notas, pois existe uma dificuldade em estabelecê-las a partir dos critérios de avaliação, pois a forma avaliativa utilizada não permite que a nota empregada ao aluno seja fidedigna; A avaliação está presente no dia a dia dos cursos técnicos da ESP/CE e carece de uma compreensão mais profunda quanto ao valor que abriga e as consequências que gera. Julgo importante a realização de estudos sobre os diversos aspectos que podem influenciar a formação dos estudantes, por serem profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde. O monitoramento e a avaliação das atividades serão processuais, sendo realizados durante toda a execução do projeto, através de indicadores definidos previamente, contemplando as duas estratégias elaboradas para cada objetivo específico descrito, na tentativa de resolução da problemática em questão.The stages of the courses technicians ESP require your student to demonstrate competence in accordance with what is described in the curriculum of their courses . Performance evaluation of the future professional technician during the course will be held in order to know the level of skills development activities worked in practice, and diagnose deficiencies that may exist , seeking to overcome them during the training process. This Intervention Project proposes adapting the instruments used in supervised , because they are not in line with the reality of travel plans , as well as those set out in them, clearly not addressing the three dimensions of competence (knowledge , skill and attitude ) , complicating the evaluation process. Revise the form of assigning grades , because there is a difficulty in establishing them as the evaluation criteria , because the evaluative form used does not allow the note used the student be reliable ; evaluation is present in daily technical courses the ESP / EC and lacks a deeper understanding as to the value it holds and the consequences it generates. I think the important studies on the various aspects that can influence the formation of students as professionals working in the National Health System Monitoring and evaluation activities will be procedural , being held throughout the execution of the project , using indicators defined previously , contemplating the two strategies developed for each specific objective described in an attempt to resolve the issue in question.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Técnica em EnfermagemInstrumentos de EstágioEstágio SupervisionadoAvaliação por CompetênciaProposta de adequação dos instrumentos de acompanhamento e avaliação do estágio supervisionado dos cursos técnicos da ESP/CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_virg_nia_evangelista_mendon_a.pdfapplication/pdf288240https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NBV/1/ana_virg_nia_evangelista_mendon_a.pdf848cb566c2b35ec14e79d9c8697af014MD51TEXTana_virg_nia_evangelista_mendon_a.pdf.txtana_virg_nia_evangelista_mendon_a.pdf.txtExtracted texttext/plain51055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NBV/2/ana_virg_nia_evangelista_mendon_a.pdf.txtcc1eef764ee34d10e2e09c25aa17b54dMD521843/BUBD-AR5NBV2019-11-14 06:58:32.846oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5NBVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:58:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Os estágios curriculares dos cursos técnicos da ESP, exigem de seu aluno a demonstração de competências de acordo com o que está descrito na matriz curricular de seus cursos. A avaliação do desempenho do futuro profissional técnico no decorrer do curso, será realizada com o objetivo de conhecer o nível de desenvolvimento das competências trabalhadas nas atividades práticas, bem como diagnosticar as deficiências que poderão existir, buscando superá-las durante o processo de formação. Este Projeto de Intervenção propõe adequar os instrumentos utilizados no estágio supervisionado, pois estes não estão em consonância com a realidade dos planos de curso, bem como com as competências definidas nos mesmos, não abordando claramente as três dimensões da competência (conhecimento, habilidade e atitude), dificultando o processo avaliativo. Rever a forma de atribuição de notas, pois existe uma dificuldade em estabelecê-las a partir dos critérios de avaliação, pois a forma avaliativa utilizada não permite que a nota empregada ao aluno seja fidedigna; A avaliação está presente no dia a dia dos cursos técnicos da ESP/CE e carece de uma compreensão mais profunda quanto ao valor que abriga e as consequências que gera. Julgo importante a realização de estudos sobre os diversos aspectos que podem influenciar a formação dos estudantes, por serem profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde. O monitoramento e a avaliação das atividades serão processuais, sendo realizados durante toda a execução do projeto, através de indicadores definidos previamente, contemplando as duas estratégias elaboradas para cada objetivo específico descrito, na tentativa de resolução da problemática em questão. |
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