Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5M |
Resumo: | O presente trabalho delimita-se em analisar criticamente o processo avaliativo, dentro da proposta político-pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral. Assim, este trabalho objetivou refletir sobre as formas existentes de avaliar, apontando as modalidades e os instrumentos da avaliação com o objetivo de analisar sua contribuição no processo de aprendizagem, apresentando diversas concepções de avaliação, bem como tratar dos critérios e instrumentos de avaliação à luz de teóricos, confrontando com a prática docente explicitada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e ainda refletir sobre a importância da avaliação para o avanço da aprendizagem na Educação Infantil. Sendo necessário compreender que a avaliação na Educação Infantil tem especificidades próprias devido ao público atendido nessa etapa da Educação Básica. |
id |
UFMG_458acf046dd8c0bad2e4c868fdd7a13c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJ5M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Laisa Kelly VilanovaLudmila Sellos Plácido2019-08-10T14:20:21Z2019-08-10T14:20:21Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5MO presente trabalho delimita-se em analisar criticamente o processo avaliativo, dentro da proposta político-pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral. Assim, este trabalho objetivou refletir sobre as formas existentes de avaliar, apontando as modalidades e os instrumentos da avaliação com o objetivo de analisar sua contribuição no processo de aprendizagem, apresentando diversas concepções de avaliação, bem como tratar dos critérios e instrumentos de avaliação à luz de teóricos, confrontando com a prática docente explicitada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e ainda refletir sobre a importância da avaliação para o avanço da aprendizagem na Educação Infantil. Sendo necessário compreender que a avaliação na Educação Infantil tem especificidades próprias devido ao público atendido nessa etapa da Educação Básica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoProjeto político pedagógicoEducação infantilProcesso avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdfapplication/pdf555923https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/1/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf66e1756b7f7ebcc92bdd26af13ede128MD51TEXTtcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txttcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txtExtracted texttext/plain112021https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/2/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txtf21f1bd64aa35431a07ccf1d225a4f74MD521843/BUBD-9ZCJ5M2019-11-14 07:45:47.877oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJ5MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:45:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
title |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
spellingShingle |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral Ludmila Sellos Plácido Avaliação Projeto político pedagógico Educação infantil Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
title_full |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
title_fullStr |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
title_full_unstemmed |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
title_sort |
Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral |
author |
Ludmila Sellos Plácido |
author_facet |
Ludmila Sellos Plácido |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludmila Sellos Plácido |
contributor_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Projeto político pedagógico Educação infantil |
topic |
Avaliação Projeto político pedagógico Educação infantil Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O presente trabalho delimita-se em analisar criticamente o processo avaliativo, dentro da proposta político-pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral. Assim, este trabalho objetivou refletir sobre as formas existentes de avaliar, apontando as modalidades e os instrumentos da avaliação com o objetivo de analisar sua contribuição no processo de aprendizagem, apresentando diversas concepções de avaliação, bem como tratar dos critérios e instrumentos de avaliação à luz de teóricos, confrontando com a prática docente explicitada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e ainda refletir sobre a importância da avaliação para o avanço da aprendizagem na Educação Infantil. Sendo necessário compreender que a avaliação na Educação Infantil tem especificidades próprias devido ao público atendido nessa etapa da Educação Básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T14:20:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T14:20:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/1/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/2/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66e1756b7f7ebcc92bdd26af13ede128 f21f1bd64aa35431a07ccf1d225a4f74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589559098802176 |