Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shirley Cristina Miranda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y
Resumo: O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura.
id UFMG_47f98f660238bcec583bf7b849faf473
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P4Q5Y
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Elisa de Araujo GrossiKely Cristina Nogueira SoutoShirley Cristina Miranda2019-08-11T04:25:45Z2019-08-11T04:25:45Z2012-07-01http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5YO discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeituraBibliotecas escolaresLeituraBibliotecaIntegraçãoLetramento LiterárioMediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_2012_shirley_miranda.pdfapplication/pdf890739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/1/acpp_2012_shirley_miranda.pdfab0deef22ee8800e209f9fe61373a488MD51TEXTacpp_2012_shirley_miranda.pdf.txtacpp_2012_shirley_miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain50358https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/2/acpp_2012_shirley_miranda.pdf.txt5b6a7972ff3ee5c8863cc69510f9f857MD521843/VRNS-9P4Q5Y2019-11-14 11:34:54.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P4Q5YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:34:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
title Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
spellingShingle Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
Shirley Cristina Miranda
Leitura
Biblioteca
Integração
Letramento Literário
Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
title_short Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
title_full Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
title_fullStr Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
title_full_unstemmed Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
title_sort Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
author Shirley Cristina Miranda
author_facet Shirley Cristina Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Elisa de Araujo Grossi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kely Cristina Nogueira Souto
dc.contributor.author.fl_str_mv Shirley Cristina Miranda
contributor_str_mv Maria Elisa de Araujo Grossi
Kely Cristina Nogueira Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Biblioteca
Integração
Letramento Literário
topic Leitura
Biblioteca
Integração
Letramento Literário
Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
description O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:25:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:25:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/1/acpp_2012_shirley_miranda.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/2/acpp_2012_shirley_miranda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab0deef22ee8800e209f9fe61373a488
5b6a7972ff3ee5c8863cc69510f9f857
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589140677132288