Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y |
Resumo: | O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura. |
id |
UFMG_47f98f660238bcec583bf7b849faf473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P4Q5Y |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Elisa de Araujo GrossiKely Cristina Nogueira SoutoShirley Cristina Miranda2019-08-11T04:25:45Z2019-08-11T04:25:45Z2012-07-01http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5YO discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeituraBibliotecas escolaresLeituraBibliotecaIntegraçãoLetramento LiterárioMediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_2012_shirley_miranda.pdfapplication/pdf890739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/1/acpp_2012_shirley_miranda.pdfab0deef22ee8800e209f9fe61373a488MD51TEXTacpp_2012_shirley_miranda.pdf.txtacpp_2012_shirley_miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain50358https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/2/acpp_2012_shirley_miranda.pdf.txt5b6a7972ff3ee5c8863cc69510f9f857MD521843/VRNS-9P4Q5Y2019-11-14 11:34:54.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P4Q5YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:34:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
title |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
spellingShingle |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula Shirley Cristina Miranda Leitura Biblioteca Integração Letramento Literário Educação Leitura Bibliotecas escolares |
title_short |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
title_full |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
title_fullStr |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
title_full_unstemmed |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
title_sort |
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula |
author |
Shirley Cristina Miranda |
author_facet |
Shirley Cristina Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Elisa de Araujo Grossi |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kely Cristina Nogueira Souto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shirley Cristina Miranda |
contributor_str_mv |
Maria Elisa de Araujo Grossi Kely Cristina Nogueira Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Biblioteca Integração Letramento Literário |
topic |
Leitura Biblioteca Integração Letramento Literário Educação Leitura Bibliotecas escolares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Leitura Bibliotecas escolares |
description |
O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T04:25:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T04:25:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/1/acpp_2012_shirley_miranda.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P4Q5Y/2/acpp_2012_shirley_miranda.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab0deef22ee8800e209f9fe61373a488 5b6a7972ff3ee5c8863cc69510f9f857 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589140677132288 |