Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana Barbosa Vieira da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39024
Resumo: Esta tese examina a separação entre projeto e obra e é estruturada em duas partes: a questão teórica e a questão pedagógica. A primeira, é uma viagem pelo caminho da separação entre concepção e construção, em que o desenho é analisado a partir das suas funções nas operações construtivas. O propósito é perceber como, desde o Renascimento, o desenho se foi desvinculando da operação material à qual se referia e começou a seguir a lógica dos próprios instrumentos de desenho. Esse percurso segue as pistas da crítica do desenho separado elaborada por Sérgio Ferro, mobilizando outros elementos históricos para essa leitura. Na questão pedagógica, que constitui a segunda parte da tese, é analisado o lugar do desenho no curso de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Este estudo de caso é integrado num panorama alargado que abre com a instituição do ensino oficial de desenho na cidade, estruturado a partir das determinações da academia — 0 lugar onde se aprende a desenhar, não a construir. A FAUP insere-se assim no contexto da tradição da arquitetura como coisa mental em que o exercício do desenho à mão livre é cultivado e afirmado especificamente como ferramenta e processo de pensamento. Assim, a tese trata do desenho de arquitetura observado em dois grandes âmbitos. Por um lado, observa os atributos negativos instaurados pela dissociação conceber-construir. Por outro lado, observa os atributos positivos advindos dessa separação, quando o desenho transcendeu o seu caráter meramente operativo e, uma vez separado, pôde ser especulativo e reflexivo, tornando-se instrumento de pensamento, exercício pessoal de expressão e meio para o conhecimento do mundo. O ponto de partida desta tese é a crítica do projeto que se separou da obra pela emergência do desenho com uma função prescritiva e dominadora, como linguagem de especialistas. O lugar de chegada é o desenho com função emancipadora, considerado a partir das potencialidades da prática do desenho livre, que pode instituir uma comunicação inclusiva entre arquitetos, construtores e habitantes, abrindo a discussão para outras possibilidades espaciais e construtivas. Se o desenho foi o responsável pela separação entre projeto e obra, é também no desenho que se encontra a saída para a reintegração.
id UFMG_488f23eebb3aaa8adb07df11a8c52ac7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39024
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silke Kapphttp://lattes.cnpq.br/2978010340044417Joaquim Jorge da Silva MarquesRoberto Eustaáquio dos SantosJoubert José LanchaJosé Tavares Correia de LiraVítor Manuel Oliveira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5990005246434762Joana Barbosa Vieira da Silva2022-01-06T11:20:23Z2022-01-06T11:20:23Z2021-03-29http://hdl.handle.net/1843/39024Esta tese examina a separação entre projeto e obra e é estruturada em duas partes: a questão teórica e a questão pedagógica. A primeira, é uma viagem pelo caminho da separação entre concepção e construção, em que o desenho é analisado a partir das suas funções nas operações construtivas. O propósito é perceber como, desde o Renascimento, o desenho se foi desvinculando da operação material à qual se referia e começou a seguir a lógica dos próprios instrumentos de desenho. Esse percurso segue as pistas da crítica do desenho separado elaborada por Sérgio Ferro, mobilizando outros elementos históricos para essa leitura. Na questão pedagógica, que constitui a segunda parte da tese, é analisado o lugar do desenho no curso de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Este estudo de caso é integrado num panorama alargado que abre com a instituição do ensino oficial de desenho na cidade, estruturado a partir das determinações da academia — 0 lugar onde se aprende a desenhar, não a construir. A FAUP insere-se assim no contexto da tradição da arquitetura como coisa mental em que o exercício do desenho à mão livre é cultivado e afirmado especificamente como ferramenta e processo de pensamento. Assim, a tese trata do desenho de arquitetura observado em dois grandes âmbitos. Por um lado, observa os atributos negativos instaurados pela dissociação conceber-construir. Por outro lado, observa os atributos positivos advindos dessa separação, quando o desenho transcendeu o seu caráter meramente operativo e, uma vez separado, pôde ser especulativo e reflexivo, tornando-se instrumento de pensamento, exercício pessoal de expressão e meio para o conhecimento do mundo. O ponto de partida desta tese é a crítica do projeto que se separou da obra pela emergência do desenho com uma função prescritiva e dominadora, como linguagem de especialistas. O lugar de chegada é o desenho com função emancipadora, considerado a partir das potencialidades da prática do desenho livre, que pode instituir uma comunicação inclusiva entre arquitetos, construtores e habitantes, abrindo a discussão para outras possibilidades espaciais e construtivas. Se o desenho foi o responsável pela separação entre projeto e obra, é também no desenho que se encontra a saída para a reintegração.This dissertation examines the separation of architectural design from architectural construction. It is divided into two parts. The first one concerns a theoretical approach and addresses the role of drawing by following the tracks of Sérgio Ferro’s critique on separate design, providing new historical elements. The process of conception has been separated from construction since the Renaissance and drawing is analysed according to its function in constructive operations. The goal is to understand how architectural design got detached from the material operation to which it refers to, and began following the logic of the drawing instruments. The second part of the thesis concerns a pedagogical issue. The Architecture course of the University of Porto (FAUP) was a case study for observing the role of drawing in architectural education. This study is integrated into a broader panorama that starts from the foundation of teaching of drawing in Porto city. FAUP belongs to the tradition of architecture as a mental thing where the exercise of free hand drawing is cultivated specifically as a cognitive tool and a process of thinking. Thus, the thesis deals with architectural design observed in two broad areas. On the one hand, it observes the negative attributes established by the dissociation between conceiving-building. On the other hand, it observes the positive attributes arising from that separation: drawing transcended its role as merely an operative activity and once separated it could be speculative and become an instrument for thinking, an exercise of personal expression and a means to know the world. The thesis concludes by conceiving the emancipatory function of drawing. If drawing has been responsible for the distancing between architectural design and construction, it can also be the answer for reintegration.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessDesenhoDesenho arquitetônicoProjetosArquitetura - Estudo e ensinoCanteiro de obrasFunções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projetoFunctions of architectural drawing as an argument for architectural design educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALFuncoes do desenho de arquitetura.pdfFuncoes do desenho de arquitetura.pdfapplication/pdf23884724https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39024/1/Funcoes%20do%20desenho%20de%20arquitetura.pdfea41d8c8acf699d377659a447e828688MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39024/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39024/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/390242022-01-06 08:20:24.761oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-01-06T11:20:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Functions of architectural drawing as an argument for architectural design education
title Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
spellingShingle Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
Joana Barbosa Vieira da Silva
Desenho
Desenho arquitetônico
Projetos
Arquitetura - Estudo e ensino
Canteiro de obras
title_short Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
title_full Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
title_fullStr Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
title_full_unstemmed Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
title_sort Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
author Joana Barbosa Vieira da Silva
author_facet Joana Barbosa Vieira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silke Kapp
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2978010340044417
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Joaquim Jorge da Silva Marques
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Eustaáquio dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joubert José Lancha
dc.contributor.referee3.fl_str_mv José Tavares Correia de Lira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vítor Manuel Oliveira da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5990005246434762
dc.contributor.author.fl_str_mv Joana Barbosa Vieira da Silva
contributor_str_mv Silke Kapp
Joaquim Jorge da Silva Marques
Roberto Eustaáquio dos Santos
Joubert José Lancha
José Tavares Correia de Lira
Vítor Manuel Oliveira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Desenho arquitetônico
Projetos
Arquitetura - Estudo e ensino
Canteiro de obras
topic Desenho
Desenho arquitetônico
Projetos
Arquitetura - Estudo e ensino
Canteiro de obras
description Esta tese examina a separação entre projeto e obra e é estruturada em duas partes: a questão teórica e a questão pedagógica. A primeira, é uma viagem pelo caminho da separação entre concepção e construção, em que o desenho é analisado a partir das suas funções nas operações construtivas. O propósito é perceber como, desde o Renascimento, o desenho se foi desvinculando da operação material à qual se referia e começou a seguir a lógica dos próprios instrumentos de desenho. Esse percurso segue as pistas da crítica do desenho separado elaborada por Sérgio Ferro, mobilizando outros elementos históricos para essa leitura. Na questão pedagógica, que constitui a segunda parte da tese, é analisado o lugar do desenho no curso de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Este estudo de caso é integrado num panorama alargado que abre com a instituição do ensino oficial de desenho na cidade, estruturado a partir das determinações da academia — 0 lugar onde se aprende a desenhar, não a construir. A FAUP insere-se assim no contexto da tradição da arquitetura como coisa mental em que o exercício do desenho à mão livre é cultivado e afirmado especificamente como ferramenta e processo de pensamento. Assim, a tese trata do desenho de arquitetura observado em dois grandes âmbitos. Por um lado, observa os atributos negativos instaurados pela dissociação conceber-construir. Por outro lado, observa os atributos positivos advindos dessa separação, quando o desenho transcendeu o seu caráter meramente operativo e, uma vez separado, pôde ser especulativo e reflexivo, tornando-se instrumento de pensamento, exercício pessoal de expressão e meio para o conhecimento do mundo. O ponto de partida desta tese é a crítica do projeto que se separou da obra pela emergência do desenho com uma função prescritiva e dominadora, como linguagem de especialistas. O lugar de chegada é o desenho com função emancipadora, considerado a partir das potencialidades da prática do desenho livre, que pode instituir uma comunicação inclusiva entre arquitetos, construtores e habitantes, abrindo a discussão para outras possibilidades espaciais e construtivas. Se o desenho foi o responsável pela separação entre projeto e obra, é também no desenho que se encontra a saída para a reintegração.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-06T11:20:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-06T11:20:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39024
url http://hdl.handle.net/1843/39024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39024/1/Funcoes%20do%20desenho%20de%20arquitetura.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39024/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39024/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ea41d8c8acf699d377659a447e828688
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589530684489728