Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA |
Resumo: | Considerando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes. |
id |
UFMG_4916b2358e5233c675a9f099d22e6f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFGUA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisapesquisaatividade investigativaLeituraalfabetização científicaLeituraEducaçãoCiência Estudo e ensinoQuimica Estudo e ensinoConsiderando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVinícius Catão de Assis SouzaPaulo Augusto Valadares2019-08-10T08:52:53Z2019-08-10T08:52:53Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T07:10:57Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFGUARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T07:10:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
title |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
spellingShingle |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa Paulo Augusto Valadares pesquisa atividade investigativa Leitura alfabetização científica Leitura Educação Ciência Estudo e ensino Quimica Estudo e ensino |
title_short |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
title_full |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
title_fullStr |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
title_sort |
Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa |
author |
Paulo Augusto Valadares |
author_facet |
Paulo Augusto Valadares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vinícius Catão de Assis Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo Augusto Valadares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa atividade investigativa Leitura alfabetização científica Leitura Educação Ciência Estudo e ensino Quimica Estudo e ensino |
topic |
pesquisa atividade investigativa Leitura alfabetização científica Leitura Educação Ciência Estudo e ensino Quimica Estudo e ensino |
description |
Considerando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-10 2019-08-10T08:52:53Z 2019-08-10T08:52:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829685731950592 |