Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Augusto Valadares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA
Resumo: Considerando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes.
id UFMG_4916b2358e5233c675a9f099d22e6f4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFGUA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisapesquisaatividade investigativaLeituraalfabetização científicaLeituraEducaçãoCiência  Estudo e ensinoQuimica  Estudo e ensinoConsiderando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVinícius Catão de Assis SouzaPaulo Augusto Valadares2019-08-10T08:52:53Z2019-08-10T08:52:53Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T07:10:57Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFGUARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T07:10:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
title Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
spellingShingle Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
Paulo Augusto Valadares
pesquisa
atividade investigativa
Leitura
alfabetização científica
Leitura
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
title_short Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
title_full Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
title_fullStr Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
title_full_unstemmed Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
title_sort Uma proposta de atividade investigativa no ensino de Química envolvendo a leitura e a pesquisa
author Paulo Augusto Valadares
author_facet Paulo Augusto Valadares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vinícius Catão de Assis Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Augusto Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa
atividade investigativa
Leitura
alfabetização científica
Leitura
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
topic pesquisa
atividade investigativa
Leitura
alfabetização científica
Leitura
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
description Considerando a importância que a leitura tem na formação do aluno, é fundamental que ela seja trabalhada através de pesquisas e atividades, cujo caráter investigativo esteja em evidência. No contexto do ensino de Química a leitura contribui para a alfabetização científica dos estudantes, o que lhes permite melhor entendimento acerca do mundo e dos fenômenos que o cerca. Este trabalho teve como objetivo investigar o método que os professores de Química de uma escola pública em Nova Serrana/MG utilizam para trabalhar a leitura e a pesquisa em suas aulas, bem como demonstrar os resultados obtidos com uma atividade que utiliza a investigação e a pesquisa, a partir da leitura detalhada de textos e reportagens publicados em jornais e revistas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado aos professores de Química um questionário para verificação da prática pedagógica com a leitura e a pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido uma atividade investigativa envolvendo a leitura e a pesquisa junto aos alunos de uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Concluiu-se que a leitura e a pesquisa, quando trabalhadas com uma abordagem investigativa, tornam as aulas de Química mais dinâmicas e podem possibilitar a construção do conhecimento científico pelos alunos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados satisfatórios, uma vez que a leitura e a pesquisa foram colocadas em prática na sala de aula e a utilização de uma atividade investigativa associada a estas habilidades contribuiu significativamente para o processo de alfabetização científica dos estudantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-10
2019-08-10T08:52:53Z
2019-08-10T08:52:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFGUA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829685731950592