DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Aline de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Joyce da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052
Resumo: A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar.
id UNOCHAPO-1_5433d0bdd1805c992d83f358955de517
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6052
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básicaPesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar.Unochapecó2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/605210.22196/rp.v22i0.6052Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 21Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052/3380Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Aline de Carvalho Lima, Joyce da Costa2021-02-02T17:08:08Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6052Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-02T17:08:08Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
title DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
spellingShingle DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
Moura, Aline de Carvalho
Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.
title_short DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
title_full DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
title_fullStr DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
title_full_unstemmed DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
title_sort DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
author Moura, Aline de Carvalho
author_facet Moura, Aline de Carvalho
Lima, Joyce da Costa
author_role author
author2 Lima, Joyce da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Aline de Carvalho
Lima, Joyce da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.
topic Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.
description A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052
10.22196/rp.v22i0.6052
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052/3380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 21
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996089856000