DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052 |
Resumo: | A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar. |
id |
UNOCHAPO-1_5433d0bdd1805c992d83f358955de517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6052 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básicaPesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar.Unochapecó2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/605210.22196/rp.v22i0.6052Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 21Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052/3380Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Aline de Carvalho Lima, Joyce da Costa2021-02-02T17:08:08Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6052Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-02T17:08:08Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
title |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
spellingShingle |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica Moura, Aline de Carvalho Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica. |
title_short |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
title_full |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
title_fullStr |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
title_sort |
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica |
author |
Moura, Aline de Carvalho |
author_facet |
Moura, Aline de Carvalho Lima, Joyce da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Joyce da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Aline de Carvalho Lima, Joyce da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica. |
topic |
Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica. |
description |
A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052 10.22196/rp.v22i0.6052 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052/3380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 21 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 21 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996089856000 |