Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Madson Pereira Cruz, Herbert Ugrinowitsch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8029
http://hdl.handle.net/1843/50767
http://orcid.org/0000-0002-2078-5496
http://orcid.org/0000-0003-0317-1940
Resumo: Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras.
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