Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8029 http://hdl.handle.net/1843/50767 http://orcid.org/0000-0002-2078-5496 http://orcid.org/0000-0003-0317-1940 |
Resumo: | Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras. |
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Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motorasBandwidth feedback increases performance consistency of motor skillsAprendizagemFeedbackFaixa de amplitudeAprendizagem motoraDesempenhoCapacidade motoraIntrodução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras.Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESUFMG2023-03-09T15:55:17Z2023-03-09T15:55:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.80291983-9324http://hdl.handle.net/1843/50767http://orcid.org/0000-0002-2078-5496http://orcid.org/0000-0003-0317-1940porConScientiae SaúdeAlessandra Aguilar Coca UgrinowitschMadson Pereira CruzHerbert Ugrinowitschinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-03-09T15:55:18Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50767Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-03-09T15:55:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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