Efeitos das combinações de duas faixas de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de uma habilidade motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madson Pereira Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB9RDZ
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos das combinações de duas faixas de amplitude de Conhecimento de Performance (CP) na aquisição de uma habilidade motora. A amostra foi composta por 30 escolares, com idade de 12 a 14 anos, de ambos os sexos, dividida em três grupos; um grupo combinou a faixa de amplitude de CP ampla com a estreita (GAE), outro grupo que combinou a faixa de amplitude de CP estreita com a ampla (GEA) mais um grupo controle (GC), com a faixa de amplitude de 0%. A questão foi testada com o saque tipo tênis do voleibol, com o objetivo de acertar o centro de um alvo posicionado no solo do lado oposto da quadra. O estudo foi composto por pré-teste, fase de aquisição, teste intermediário e de retenção. Durante todos os testes os saques foram filmados e os participantes tiveram 15 repetições do saque e foi anotado o escore. A fase de aquisição constou 252 saques, divididos igualmente em 6 sessões de prática. Durante esta fase, os CPs foram fornecidos de acordo com cada grupo. Na primeira parte da fase de aquisição, o GAE recebeu CP na faixa ampla e na parte final, esse grupo recebeu CP na faixa estreita. O GEA na primeira parte da fase de aquisição recebeu CP na faixa estreita e na parte final, esse grupo recebeu CP na faixa ampla. O GC recebeu CP baseado em uma faixa de 0%, o que significou CP após cada tentativa Os dados foram analisados em relação ao padrão de movimento do saque (PMG) e em relação à pontuação alcançada no alvo (parâmetros da habilidade). A análise inferencial se deu com a ANOVA two-way com medidas repetidas e o post hoc LSD para análise dos desdobramentos. Os resultados mostraram que todos os grupos melhoraram tanto o PMG quanto dos parâmetros. Não houve diferença estatística entre os grupos (p > 0,05). Todos os grupos melhoraram o PMG e os parâmetros do pré-teste para a retenção. Além disso, a medida de PMG mostrou melhoras no teste intermediário (p = 0,01) e a sua manutenção e consolidação na retenção (p = 0,05). Os parâmetros apresentaram melhora somente no teste de retenção (p = 0,01). Não houve diferença entre os grupos (p > 0,05). Estes resultados levaram a entender que, apesar de não identificar o efeito da variável manipulada, parece existir uma hierarquia do que é aprendido quando o feedback extrínseco está relacionado ao PMG, identificada na aprendizagem inicial do PMG e posteriormente dos parâmetros
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Durante todos os testes os saques foram filmados e os participantes tiveram 15 repetições do saque e foi anotado o escore. A fase de aquisição constou 252 saques, divididos igualmente em 6 sessões de prática. Durante esta fase, os CPs foram fornecidos de acordo com cada grupo. Na primeira parte da fase de aquisição, o GAE recebeu CP na faixa ampla e na parte final, esse grupo recebeu CP na faixa estreita. O GEA na primeira parte da fase de aquisição recebeu CP na faixa estreita e na parte final, esse grupo recebeu CP na faixa ampla. O GC recebeu CP baseado em uma faixa de 0%, o que significou CP após cada tentativa Os dados foram analisados em relação ao padrão de movimento do saque (PMG) e em relação à pontuação alcançada no alvo (parâmetros da habilidade). A análise inferencial se deu com a ANOVA two-way com medidas repetidas e o post hoc LSD para análise dos desdobramentos. Os resultados mostraram que todos os grupos melhoraram tanto o PMG quanto dos parâmetros. Não houve diferença estatística entre os grupos (p > 0,05). Todos os grupos melhoraram o PMG e os parâmetros do pré-teste para a retenção. Além disso, a medida de PMG mostrou melhoras no teste intermediário (p = 0,01) e a sua manutenção e consolidação na retenção (p = 0,05). Os parâmetros apresentaram melhora somente no teste de retenção (p = 0,01). Não houve diferença entre os grupos (p > 0,05). Estes resultados levaram a entender que, apesar de não identificar o efeito da variável manipulada, parece existir uma hierarquia do que é aprendido quando o feedback extrínseco está relacionado ao PMG, identificada na aprendizagem inicial do PMG e posteriormente dos parâmetrosThe aim of present study was to investigate the effects of the combination of two bandwidth Knowledge of Performance (KP) in the learning of a motor skill. The sample was composed by 30 elementary students, from 12 to 14 years old of both sexes, divided into three groups; a group that combined wide and narrow bandwidth KP (WNG); a group that combined narrow and wide bandwidth KP (NWG) and a control group CG, with 0% of bandwidth of KP. The question was investigated with the volleyball tennis serve, whose goal was to hit the bulls eye center of a target positioned on the floor of the opposite side of court. The study was composed of pretest, acquisition phase, intermediate test and retention test. During all tests the serves were recorded and the participants practiced 15 trials of the task end the score was written down. The acquisition phase consisted of 252 trials, divided equally in 6 practice sessions. During this phase, the KP' s were provided according to the group. In the first half of acquisition phase, the WNG received KP based on a wide bandwidth. In the last half of acquisition phase, this group received KP based on a narrow bandwidth. The NWG, in the first half of the acquisition phase, received KP based on a narrow bandwidth. In the last half of acquisition phase, this group received KP based on a wide bandwidth. The control group received KP based on a 0% bandwidth, which resulted on KP after each trial. Data analyzes were run in relation to the serve movement pattern (PMG) and in relation to the score (parameters). The inferential analysis was done by two-way ANOVA with repeated measures and post hoc for pair comparison. The results showed that all groups improved both PMG and parameters learning. Moreover, the GMP measure showed improvement on intermediate (p = 0.01), which was mantained on retention (p = 0.05). The parameters showed improvement only on retention test (p = 0.01). There were no statistical differences between groups (p > 0.05). These results led us to conclude that, appears to be an hierarchy of which aspect of the task was learned when the extrinsic feedback is related to PMG, identified on the initial learning of PMG and further learning of parametersUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCapacidade motoraVoleibolAprendizagem motoraFeedbackFaixa de amplitudeHabilidade motoraVoleibolEfeitos das combinações de duas faixas de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de uma habilidade motorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___madson_final___2016.pdfapplication/pdf1802904https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9RDZ/1/disserta__o___madson_final___2016.pdf6eca9f33902ea8a4d5c7494541d4d074MD51TEXTdisserta__o___madson_final___2016.pdf.txtdisserta__o___madson_final___2016.pdf.txtExtracted texttext/plain97570https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9RDZ/2/disserta__o___madson_final___2016.pdf.txt219e091d12dace4cf9ec01dbd5cee071MD521843/EEFF-BB9RDZ2019-11-14 09:55:52.418oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB9RDZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:55:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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