Efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de performance na faixa de aquisição de uma habilidade motora do judô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleber de Souza Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB9PHY
Resumo: A faixa de amplitude de conhecimento de performance é um arranjo onde o feedback está diretamente relacionado com as tentativas que não alcançam uma faixa de desempenho em relação a meta. Considerando que o efeito de diferentes faixas de amplitude afetam diretamente a consolidação de uma habilidade esportiva, um grupo recebeu feedback em uma faixa de amplitude de erro menor, denominada faixa estreita e um grupo que recebeu feedback em uma faixa de amplitude de erro maior, denominada faixa ampla. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da faixa de amplitude na aquisição de uma habilidade motora do Judô. A tarefa utilizada nesse experimento foi o golpe O Soto Gari. Trinta e seis voluntários foram aleatoriamente distribuídos em três grupos experimentais: grupo controle que recebeu conhecimento de performance em todas as tentativas; grupo GFA que recebeu conhecimento de performance em uma faixa de amplitude ampla; grupo GFE que recebeu conhecimento de performance em uma faixa de amplitude estreita. O experimento consistiu em um teste de entrada, fase de aquisição, pós-teste e teste de retenção. Os resultados do experimento mostraram que o grupo controle apresentou piores resultados quando comparado aos demais grupos de faixa de amplitude. Ainda, a faixa ampla auxiliou nas mudanças de desempenho e de padrão do movimento, favorecendo a melhoria da consistência e precisão. A faixa ampla de CP auxiliou a aprendizagem de habilidades motoras complexas, e que a faixa estreita, apesar de auxiliar na mudança do padrão de execução, não foi suficiente para resultar em mudanças no desempenho. Em suma, o estudo concluiu que a faixa de amplitude de CP ampla foi mais adequada para a aprendizagem esportiva. Em conjunto esses achados mostram que a combinação de uma a menor frequência de fornecimento de CP, o efeito da informação qualitativa no desempenho, juntamente com um intervalo ótimo intertentativa, foram a chave para os efeitos da faixa de amplitude de CP na aquisição de uma tarefa complexa com demandas especificas como o golpe de Judô: O Soto Gari
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Trinta e seis voluntários foram aleatoriamente distribuídos em três grupos experimentais: grupo controle que recebeu conhecimento de performance em todas as tentativas; grupo GFA que recebeu conhecimento de performance em uma faixa de amplitude ampla; grupo GFE que recebeu conhecimento de performance em uma faixa de amplitude estreita. O experimento consistiu em um teste de entrada, fase de aquisição, pós-teste e teste de retenção. Os resultados do experimento mostraram que o grupo controle apresentou piores resultados quando comparado aos demais grupos de faixa de amplitude. Ainda, a faixa ampla auxiliou nas mudanças de desempenho e de padrão do movimento, favorecendo a melhoria da consistência e precisão. A faixa ampla de CP auxiliou a aprendizagem de habilidades motoras complexas, e que a faixa estreita, apesar de auxiliar na mudança do padrão de execução, não foi suficiente para resultar em mudanças no desempenho. Em suma, o estudo concluiu que a faixa de amplitude de CP ampla foi mais adequada para a aprendizagem esportiva. Em conjunto esses achados mostram que a combinação de uma a menor frequência de fornecimento de CP, o efeito da informação qualitativa no desempenho, juntamente com um intervalo ótimo intertentativa, foram a chave para os efeitos da faixa de amplitude de CP na aquisição de uma tarefa complexa com demandas especificas como o golpe de Judô: O Soto GariThe bandwidth knowledge of performance knowledge is an arrangement where feedback is directly related to the attempts that do not reach a performance range in relation to the goal. Considering that the effect of different bandwidths directly affect the consolidation of a sporting ability, one group received feedback in a bandwidth of smaller error range, called the narrow bandwidth, and a group that received feedback in a bandwidth of greater error range, denominated wide bandwidth. The objective of the present study was to verify the effects of the bandwidth in the acquisition of a Judo motor skill. The task used in this experiment was the O Soto Gari throw. Thirty-six volunteers were randomly assigned to three experimental groups: control group that received performance knowledge in all trials; WBG group that received knowledge of performance in a wide bandwidth; NBG group that received performance knowledge in a narrow bandwidth. The experiment consisted of an entrance test, acquisition phase, post test and retention test. The results of the experiment showed that the control group presented worse results when compared to the other bandwidths groups. Also, the wide bandwidth helped in the changes of performance and pattern of the movement, favoring the improvement of the consistency and precision. The wide KP bandwidth aided in learning complex motor skills, and that the narrow bandwidth, while helping to change the pattern of execution, was not enough to result in changes in performance. In summary, the study concluded that the wide KP bandwidth was more adequate for sports learning. Taken together these findings show that the combination of a lower KP supply frequency, the effect of qualitative information on performance, coupled with an optimal intertrial interval, was the key to the effects of the KP bandwidth on the acquisition of a complex task with specific demands like the Judo throw: O Soto GariUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraJudoCapacidade motora nos atletasAprendizagem motoraFeedbackFaixa deaAmplitude de conhecimento de performanceEfeitos da faixa de amplitude de conhecimento de performance na faixa de aquisição de uma habilidade motora do judôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlopes__c._s..pdfapplication/pdf2587379https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9PHY/1/lopes__c._s..pdf176d371ce8868edde6d08c338d8209edMD51TEXTlopes__c._s..pdf.txtlopes__c._s..pdf.txtExtracted texttext/plain187854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9PHY/2/lopes__c._s..pdf.txt72fed463620099a33d6ed1451acb6381MD521843/EEFF-BB9PHY2019-11-14 15:57:07.995oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB9PHYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:57:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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